Filtro Externo Ideal - 450L


Recommended Posts

Boa noite a todos. Tenho o meu aquário com filtro externo Eheim Pro 4+. Pensava que era de 1250L/h mas afinal é 1050L/h.  O aquário é de 150x50x60

O filtro tem 5 litros de capacidade na filtragem e está tudo cheio. Neste momento tenho na base Biohome Ultimate, no seguintes estagio tenho bio cerâmicas (não sei dizer a marca) e no ultimo novamente bio cerâmicas juntamente com um bag de carvão ativado e lã filtrante. No pré filtro só tem aquela esponja que já vem com o filtro. Todo este material já estava no aquário quando o comprei. O antigo dono sempre teve assim, mas com menos fauna do que eu. Tenho escalares(10), Discus (4), neons(14), tetra limão(11), ancistrus sp(4), corydoras(4), plecos(4), Ramirezi(3) e guppies(4). Plantas tenho cerca de 5 plantas.

A minha questão é, qual o filtro adequado para o meu aquário ? Ou bastaria mudar a mídia do filtro ? Para Matrix e manter a Biohome ? Terei que mudar de filtro e qual que não tenha caudal exagerado para os Escalares e os Discus ?

Estou no escuro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boa tarde,

Do que entendo, pela informação que vou recolhendo, a bomba desse tipo de filtros, deve ter entre 4 - 5x a capacidade do aquário, estaríamos a falar de uma bomba de 1600L/h. Um maior fluxo, garante uma melhor filtragem, e geralmente as plantas são mais sensíveis à corrente que os peixes.

Claro que terá outros fatores, posição relativa do filtro em relação ao aquário, diâmetro dos tubos, etc.

Mas porque coloca o problema? Os parâmetros da água não estão satisfatórios, água turva, amónia, etc?

As cerâmicas, tal como a maioria dos produtos que se comercializam, não possuem uma boa eficiência para se obter a amónia a zeros.

https://freeimage.host/i/JXjGxn4

Para manter a água cristalina, o carvão ativado e/ou esponjas mais densas, fazem maravilhas.

As plantas têm um papel importante em manter a qualidade da água, mais é melhor, mas depois há a luz e o CO2.

No seu caso, ia fazendo o que se deve, testar a água regularmente, fazer as TPA de 20% do volume semanalmente, limpar o filtro com a agua sobrante do aquário 1x/mês e adaptar consoante a necessidade, antes de fazer investimentos.

Editado por jmrodrigues78
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.