Regresso ao hobby


HugoHeisenberg

Recommended Posts

Ao fim de alguns anos desligado decidi voltar a pegar num aquário desmontado aqui por casa. Deixo a ressalva de que este setup é temporário enquanto estou a tratar do móvel para a montagem definitiva.

 

Setup:

 

- aquário 40L

- filtro interno fluval (não me recordo o modelo)

- aquecedor/termostato (temperatura 25°)

- luz leds normais (lâmpada led amarela 10h/dia e lâmpada led branca 8h/dia)

- areia de rio

 

- musgo

- 2 fetos de Java

- 2 cryptos em muito mau estado

 

- 8 tetra neons

- 11 rasboras espei

- casal apistogramma trifasciata

 

38da97dc2c7af5dc821c4bcd763491f8.jpg

 

 

A minha ideia (na altura tinha apenas os Neons) era criar um ambiente o mais natural possível. Cobri a camada ligeira de gravilha que tinha com areia de rio lavada (vejo agora que devia ter colocado algum solo mais rico debaixo da areia para garantir a nutrição das plantas), coloquei um ramo apanhado junto a um rio (na altura até pus algumas plantas do mesmo rio mas morreram todas). Chegou a estar assim:

 

84491a6efe7f9cbdb4c86ca95e96c422.jpg

 

 

Infelizmente, como podem ver, a larga maioria das plantas acabou por definhar e morrer. Provavelmente falta de nutrientes aliada a uma iluminação deficiente (nesta altura tinha apenas a luz amarela).

 

O musgo infelizmente ganha muitos detritos (primeira foto) mas acabo por não mexer, poderá servir de alimento para peixes ou camarões.

 

Houve uma tentativa de criar alguma vida, acrescentando alguma lama e água mas os neons rapidamente dizimaram tudo.

 

Mais recentemente, meio que impulsivamente devo admitir, tive oportunidade de adquirir o cardume de rasboras e casal e apistos e não pude ignorar. Dessa forma obrigo-me também a finalizar mais depressa o projeto do cubo 60x60x60 que pretendo montar assim que terminar o móvel.

 

Todo o tipo de opiniões e críticas construtivas são aceites e bem vindas!

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Hugo Heisenberg

Seijas bem vindo novamente ao Fórum.

O Hugo esse novo aquário de 60x60x60 dá 216 litros,deves saber que vais de ter que comprar um filtro externo novo que pelo menos te faça 100 litos por hora.

Não te esqueças de fazer o ciclo do azoto com calma sem saltares etapas.

Boa sorte ao fazeres o móvel,coloca aqui fotos do andamento do móvel,que a malta gosta de ver fotos dos trabalhos.

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens aí um aquário engraçado. Parece quase um Biotopo. Mas se estás a pensar construir um novo, este será só um tanque de transição, certo? No teu lugar não perdia muito mais tempo com ele, e concentrava-me no novo. Vai colocando imagens... mesmo da construção do móvel. O pessoal gosta de ver esses projectos e mandar opiniões 🙂 . Bem-vindo de volta. Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.