Projecto de Futuro Aquário (de volta ao hobby depois de 13 anos)


Vector

Recommended Posts

Olá, tal como já tinha falado num post que fiz sobre uma calha para aquários longos (ex. com 200 cm), já estou fora do mundo da aquariofilia há mais de 13 anos por motivos de até aqui ter estado em constante mudança sem lugar fixo.

Entre 2007 e 2011 tive 2 aquários:

  • 60 L (60x30x30 cm) comunitário plantado de água doce
  • 350 L (140x50x50 cm) comunitário de água salobra (densidade de 1.007)

Agora que me encontro numa situação estável, com vista a comprar casa ano que vem na Bélgica, começo a pensar em voltar a ter um aquário e quero voltar em grande com o tipo de aquário que estava a pensar montar antes de ter que deixar o hobby no final de 2010.

1 - Tipo de Aquário
Comunitário Plantado

2 - Data da montagem
Fim de 2024/2025?

3 - Dimensões do aquário
3.1 - Volumes bruto e útil

150x50x50 (375L) a 200x60x60 (720 L) 
(sim, eu sei que é uma diferença grande de volume mas dificilmente terá menos que 150 cm de comprimento)
Possivelmente destapado - dependerá da localização na casa e do tamanho

4 - Equipamentos Instalados
4.1 - Filtro
Caudal total equivalente a cerca de 3x volume de água do aquário por hora
Exemplos: 
  • 1x Eheim Professional 3 E 450
  • 2x filtros menor JBL ou Eheim com caudal entre 500/h a 1000L/h (opção preferencial)

4.2 - Termostato
Potência equivalente a cerca de 1 W/L, em Portugal não precisava de termoestato excepto no pico do inverno para manter a água dos meus aquários a 25~27 °C mas ainda não sei como será aqui na Bélgica.
Exemplo:
  • 2x Eheim WI-FI ThermoControl+ e 300w

4.3 - Iluminação/Foto-período
Suficiente para crescer sem problemas a maioria das plantas.
Exemplo:
  • 2x Chihiros WRGB II Slim 90 (para um aquário com 200 cm de comprimento)

4.4 - Sistema de CO2
Nunca tive um sistema de CO2 nos meus aquários porém, como é do meu interesse crescer bem as plantas, neste projecto estou disposto a abrir os cordões à bolsa.
Exemplo:
  • 1x CO2Art Pro-Se Series com garrafa de 2 kg de CO2
 
4.5 - Outro equipamentos adicionais

5 - Substratos & decorações
5.1 - Substrato fértil
Nunca tive um aquário com substrato fértil como deve de ser, no meu comunitário de 60L tinha um substrato muito fraquinho que na fase final já basicamente não existia.
Neste aquário quero ter pelo menos uns 5 cm de substrato fértil distribuido pelo aquário, como tal planeio usar o seguinte:
  • 72L de Aquario Neo Soil Compact
  • Entre 0 a 30L de um substrato mais fino (ex. areia de quartzo) para algumas zonas sem plantas

5.3 - Decorações (pedras, troncos, etc)
Vários troncos, com possivelmente uma peça central que tenha parte a sair da água
Pedras como:
  • Lava rock
  • Pedra estilo Dragon Stone mas mais escura e acizentada

6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização)
Sim, aberto a sugestões de fertilizantes especificos e como montar plano de fertilização.
 
Mesmo usando substrato fértil tenho intenções de usar root tabs para suplementar.

7 - Fauna
7.1 - Quantidade e espécie
 
O aquário vai ter um grande foco entre espécies sul-americanas e da bacia do Congo e terá um pH ligeiramente ácido (ex. 6.8), água mole e temperatura de apróximadamente 27°C.
 
  • Prefiro ter vários peixes de cardume mais pequenos no aquário que menos peixes de maiores dimensões.
  • Gosto bastante de peixes-gato mas também gosto de peixes que "se mostrem" na coluna de água.
 
      Como tal procuro por peixes que sejam compativeis mas que também façam contraste com os mais pequenos de cardume.
 
A fauna é a seguinte, com a quantidade relativa a um aquário com dimensões maiores (720 L)
 
Peixes - escolhas primárias:
  • 30x Neons Cardinal
  • 15x Tetras do Congo
  • 20x Corydoras (ex. aeneus, sterbii, etc. mas preferencialmente todas da mesma espécie)
  • 2x Synodontis Velifera (ou outra espécie que aguente água ligeiramente ácida) - não tenho a certeza se serão compativeis com neons à medida que crescem mas sempre adorei estes peixes e nunca tive possibilidade de os manter nos meus aquários anteriores.
  • 6x Microgeophagus ramirezii (3 casais)
  • 8x Ancistrus - intenção de procriar
  • 1x Gnanothemus petersii (Peixe nariz-de-elefante) - último peixe a adquirir sendo este claramente o peixe mais sensivel das escolhas primárias e a "jóia da coroa" do aquário

Peixes - escolhas secundárias e quantidades a definir

  • Tetras Bêbados
  • Cascudos (ex. Panaque) - penso que mesmo um cascudo adulto (+40 cm) não coma tetras mas tenho receio que derrube plantas
  • Kribensis
  • Peixes arco-iris
  • Jordanella Floridae
  • Molinesias Pretas (Poecilia latipinna)
  • Kuhlis
  • Botias-palhaço

Crustáceos:

  • 15x Neocaridina Japonica - limpadores de algas 
  • 20x Neritinas (ex. Clithon Diadema) - complicado de se manter com pH abaixo de 7.0..


8 - Plantas
Para já não tenho quantidades definidas mas a ideia é que o substrato tenha relativamente poucas zonas descobertas e que haja bastante vegetação fixada nas pedras/troncos ou ao redor.
Não sou muito fã de plantas vermelhas ou de plantas de crescimento lento e de pequeno porte (ex. cryptocorine).
 
Fundo:
  • Valisneria gigantea - para formar cortina no fundo do aquário
  • Hygrophila angustifolia - para por em plano de fundo em zonas onde não haja pedras/troncos e possa criar volume
 
Meio:
  • Echinodorus amazonicus - em plano central
  • Hygrophila polisperma
 
Pedras e troncos - coladas com supercola pelos rizomas
  • Feto de Java
  • Musgo de Java
  • Anubias barterii e nana?
 
Frente:
  • Echinodorus tenelus - para formar zonas tipo carpete com algum volume e altura
 
Carpete:
  • Eleocharis acicularis - para formar carpete mais compacta e rasa
 
Flutuante:
  • Ceratopteris thalictroides - para fazer alguma sombra em certas zonas e providenciar abrigo para peixes mais pequenos
  • Alface flutuante mini?
 
Agradeço por sugestões e ideias.
A ideia é construir algo que apesar de não ser obrigatoriamente low tech e/ou low maintenance também não exige cuidados constantes e não seja necessáriamente um projecto de aquascaping.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dá para ver que tens tudo muito bem planeado. Até 2024/25, essas dúvidas vão dissipar-se... vais ver. E aposto que vais ficar com um belo aquário na sala 🙂 . Assim que comeces a ter imagens... nem que sejam uns desenhos do que estás a pensar montar, mostra. Cá ficarei à espera, para comentar. Eheh. Um abraço!

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.