Iniciante no mundo dos aquários


Recommended Posts

Boa noite, o meu marido e eu decidimos colocar mãos à obra e começar o nosso primeiro aquário. Estamos a planear um aquário comunitário tropical, mas não sabemos bem por onde começar.

Estamos inclinados por um aquário de 105 l (80x35x40), pelo que nos foi dito já quanto maior o aquário mais fácil a manutenção da qualidade da água, mas continuamos a ver. Quantos aos peixes estamos inclinados para bettas, guppies, mollies, neons, ramirezi talvez e platies. Gostávamos de ter um aquário bem colorido.

Gostávamos mesmo de algumas indicações de como começar, nomeadamente que tipo e quantidade de plantas plantar, como escolher o substrato adequado e so on...Quanto mais leio mais confusa fico. 

Se pudessem dar umas dicas 🙂

obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vinda / vindos a este maravilhoso mundo. 

O melhor para começar é mesmo o ciclo do azoto. Leiam sobre isso por cá. Basta usar a busca e terão bastante informação. Depois analisem a qualidade da água, em termos de pH, principalmente e de dureza. Sabendo esses valores de referência já poderão escolher melhor os vivos mais adequados.

Entretanto, se tiverem dúvidas mais específicas, coloquem -nas por cá e serão esclarecidas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Ana. Bem vinda ao Fórum e à Aquariofilia. 

Antes de mais deixe-me dizer-lhe que, apesar deste ser um hobby muito bonito e cheio de momentos estimulantes, ter um aquário saudável e bem cuidado não é uma tarefa fácil... ao contrário do que muita gente pensa, manter peixes em casa é uma coisa que requer bastante tempo e atenção, bem como um gasto considerável. Ainda assim (e basta dar uma volta aqui pelo Fórum para perceber isso) há muitos "tolinhos", como eu, que optam por ter um aquário. Pondere bem todos os requisitos antes de fazer o mesmo, e se decidir avançar para esta aventura faça todas as perguntas que tiver que fazer aqui no Fórum... há sempre alguém pronto a ajudar 🙂 .

Para começar, recomendo a leitura de dois artigos que pode encontrar por cá... o Kit Básico Recomendado pelos Administradores do Site, e os Princípios Básicos da Aquariofilia. Deixo os links em baixo.

https://www.aquariofilia.net/forum/topic/255547-kit-aquário-recomendado-pelo-forum/

https://www.aquariofilia.net/forum/files/file/71-princípios-básicos-da-aquariofilia/#google_vignette

Também recomendo que veja muitas imagens de aquários, e que escolha (de todos os "estilos" existentes) aquele que mais gostava de ter em sua casa. Tendo uma ideia clara, torna-se muito mais fácil recomendar o que deve fazer e comprar. Mas desde já lhe digo que manter um Betta num aquário comunitário não é tarefa fácil. São peixes muito territoriais, que geralmente gostam de ter o tanque só para si. Já os Guppies são os peixes que mais facilmente se reproduzem em cativeiro... o que quer dizer que, colocar machos e fêmeas no mesmo aquário, significa que em muito pouco tempo pode multiplicar consideravelmente a população do mesmo (o que pode não ser muito bom).

Não quero que se assuste com as minhas palavras e pense que estou a tentar dissuadi-la de comprar o tanque. Muito pelo contrário... quanto mais gente no hobby, melhor! Apenas estou a fazer com que tome uma decisão consciente. 

Despeço-me, esperando voltar a ler mais palavras suas em breve.

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.