O que é essa doença


evellyn cristie

Recommended Posts

Boa noite, alguém poderia me explicar melhor o que seria a doença das bolhas de gás? Já li e vi vídeos sobre mas não consigo entender muito bem porque isso acontece, e como posso prevenir!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se ajuda mas deixo aqui algumas informações que encontrei.
 

Citação

 

Descrição: Gas bubble disease não é uma doença infecciosa. Esta doença ocorre quando a água fica saturada de gás, o que pode saturar também a corrente sanguínea dos peixes que a habitam. As causas podem ser falhas no equipamento como bombas ou sistemas de válvulas, aumentos súbitos da temperatura e/ou pressão da água. Boom’s de algas podem também influenciar, produzindo mais oxigénio. A doença pode resultar da sobressaturação de oxigénio ou nitrogénio, embora o total de gases dissolvidos (total dissolved gas(TDG)) é mais importante que quaisquer valores de gases individuais.

Sintomas: Peixes afectados podem aparentar desorientação, flutuabilidade anormal, e podem até mesmo flutuar à superfície. Podem apresentar também convulsões, libertação de gás da boca excessiva, perda de visão e morte com a boca aberta. A acumulação de bolhas de gás na corrente sanguínea e tecidos danifica o tecido/escamas do peixe, provocando a formação de pequenas bolhas de gás nas guelras, barbatanas e olhos do animal. O dano no tecido/escamas, caso seja extensivo, pode até levar à morte do peixe.

No seu habitat natural, os peixes procuram águas mais profundas, onde a saturação de gás é menor.

Tratamento:

Reparar qualquer equipamento danificado, que posso estar a influenciar a introdução de gás no aquário.

Remoção do gás em excesso.

Caso possível, desligar o escumador, para prevenir mais oxigenação do aquário.

 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais