Peixe doente e futuro do aquário


Aquainiciante

Recommended Posts

Bom dia,

 

O meu filho ganhou um peixe cometa dourado em Maio num aquário de 15litros. Sei que é um aquário pequeno, mas para já é o que podemos ter. Depois que termos o peixe em casa fomos comprar os acessórios complementares que não vinham: filtro em cascata, bomba de água, iluminação e líquidos para manutenção (Aqua San e Pure Liquid). O peixe esteve sempre bem. Fazíamos uma TPA por semana, mas nunca soubemos nada sobre o ciclo do azoto e sobre o controle dos níveis de nitrato de amónia no aquário. Na segunda-feira o peixe deixou de comer e começou a ficar mais parado no fundo do aquário. Percebemos, também, que apareceu no abdómen uma manchinha escura e parece que tem a barriguinha inchada. Fomos à loja onde ele foi comprado e fomos aconselhados a colocar sal marinho na água e uma vitamina. Fizemos isso, mas o peixe continua a não se alimentar. Não estamos com muitas esperanças que ele consiga se salvar. 

Contudo, desde que ele adoeceu temos lido mais sobre a manutenção do aquário e descobri este fórum que tem sido de grande ajuda para nós que somos iniciantes. 

Aproveito para fazer algumas perguntas já considerando que o peixinho não sobreviva e que queiramos recomeçar o aquário, agora de maneira apropriada.

1. Para um aquário de 15 litros que peixe aconselham para fazer o ciclo do azoto?

2. E até quantos peixes conseguiremos ter nele?

3. Quais acessórios são fundamentais?

4. Que testes químicos devemos, obrigatoriamente, que ter e qual a periodicidade que devemos testar a água?

5. Podemos ter planas num aquário pequeno?

6. Assumindo que o peixinho morre como deve ser feita a limpeza do aquário, filtro e bomba?

 

Agradeço, desde já, pela disponibilidade em nos ajudar.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Aquainiciante 

Em caso de o peixe morrer,aconselho não acabares por colocar mais peixe nenhum sem fazeres o ciclo do azoto,o ciclo demora trinta dias e ás vezes mais uns dias.

Depois se o peixe morrer não deves limpar o aquário,ou melhor aproveita toda a agua e não desligues o filtro para não perderes todas as bactérias benéficas que já tens no aquário e no filtro,agora por falar nisso,porque não aproveitas agora e compras um aquário maior,nem que seija em segunda mão.

Agora para um aquário de 15 litros,podias ir para peixes de água quente,tens é que comprar um termostato para aquecer a água a 24 ou 25 graus,tens peixes muito pequenos em adultos,e se forem peixes de cardume podes colocar seis todos iguais não coloques peixes diferentes ,podes fazer uma busca na net e procura por exemplo Boraras brigittae,ou Rasbora galaxy,ou pesquisa em tretas,vais ver muitos e bonitos.

Podes e deves colocar plantas no aquário,plantas de baixa manutenção https://tropica.com/da/planter/  Anibias fetos musgos e outras que podes ver.

Sobre os teste,se queres que te diga eu sempre e só tive o do PH,o resto e a alhometro,e não faço testes sempre hás vezes faço só para ver como esta o ph,e o que deves comprar é um acondicionador para colocares na água antes das TPA,s para retirar o cloro,e metais pesados.

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então, se o peixe acabar por morrer mantenho o aquário como está com a água e todos os adereços (bomba, enfeites e pedras) e o ciclo do azoto é feito sem peixe? Ainda não entendi muito bem o que devemos colocar no aquário para que esse ciclo do azoto seja feito. Tenho que ler mais sobre isso. 
 

antes de ganharmos o aquário com o peixe cometa a nossa intenção era ter peixinhos mais pequeninos e de água quente (como aqueles peixinhos néon). Como ganhamos aquário e peixe tivemos que abandonar essa ideia. Mas, caso esse venha a morrer a nossa intenção é, realmente, partir para um aquário de água quente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

15L é muito pequeno, não dá para quase nada. Para esse volume, só aconselho 1 Betta ou camarões.

É um pouco contra-intuitivo, mas é mais fácil cuidar de um aquário maior. Com mais volume de água os erros que cometer serão quase sempre menos graves, porque as coisas não pioram tão depressa como com um volume mais pequeno. Como comparação, imagine 1 gota de corante num copo de água e a mesma gota num garrafão, no garrafão vai fazer menos efeito, certo?

Para iniciantes, recomendo sempre pelo menos um aquário de 60L. Para um cometa, pelo menos 100L e um bom filtro.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.