Problemas nas minhas planta low tech


Joel Nunes

Recommended Posts

Boa tarde, 

Tenho um aquário de 60*30*30 a funcionar há mês e meio. 

Filtro JBL e720 caudal de 700l/h

Termóstato eheim 100w

Luzes HL-3050F LED RGB SeaBillion 55-70cm

Fauna

10 neocaridinas blue dream

Flora

Feto java

Musgo de java

Christmas moss

heteranthera zosterifolia

Ludwigia Palustris

limnophila sessiliflora

 

Os parâmetro são :

Ph: 7.2

Kh:2-3

Gh:6

Amonia:0

Nitritos:0

Nitratos:30-40

Fosfatos:0,17

 

Utilizo CO2 líquido e fertilizante de micros

 

Tenho tido problemas com a minha limnophila sessiliflora que começa a apodrecer nas folhas e caule. Já começo também a notar que a minha Ludwigia palustris tem as folhas comidas. Alguém me pode dar uma opinião do que será 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

large.IMG_20211213_191333.jpglarge.IMG_20211213_191526.jpglarge.IMG_20211213_191433.jpglarge.IMG_20211213_191535.jpglarge.IMG_20211213_191437.jpg 

Como se pode ver nas fotos o musgo de java está a crescer mas está castanho. A limnophila sessiflora começa a apodrecer no caule e algumas folhas ficam castanha. Reparei que a minha palustris tem umas folha rasgadas e amarelas. Não sei se está tudo interligado.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Nunca tive bons resultados com CO2 líquido, mas já usei há muitos anos quando isso apareceu (em PT), por isso não quero afirmar que é esse o problema, já que entretanto podem ter aparecido umas formulações mais evoluídas.

De qualquer forma, creio que esse tipo de 'fertilizante' tem sempre por base um composto orgânico que tem propriedades algicidas e pode também afectar algumas plantas aquáticas. Penso que é isso que te está a afectar o musgo.

As minha sugestão seria abandonar o CO2 líquido e seguir 1 de 2 caminhos:

- verdadeiro Low-tech, em que retiravas as plantas de caule (heteranthera, Ludwigia, limnophila) e as substituías por plantas que não requerem adição de CO2: anubias, vallisnerias, elodea, cladophora (bola de algas) etc. Isto implicaria controlares melhor a fertilização, já que essas plantas são, por norma, de crescimento lento e estás com um nível muito alto de nitratos.

- manter plantas mais exigentes, mas experimentar CO2 gasoso. Podes começar com o tradicional método do fermento e ver se tem melhorias nas plantas, e a longo prazo decidir se vale a pena investir em alternativas.

Ab

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Joaoavo obrigado pela resposta. Estou a contar investir num sistema de CO2 lá para finais de Janeiro por isso queria tentar manter estas plantas até lá.

Nunca pensei que o musgo pudesse estar assim devido ao CO2 líquido uma vez que vi pessoas a utilizarem este produto com este musgo e não houve problemas nenhuns. No entanto nem todas as plantas reagem da mesma maneira.  Tenho estado a associar os meus problemas à falta de Potássio e fosfatos no aquário. O fosfato está baixo pq ainda não tenho peixe, só camarões. O Potássio é inserido em conjunto com os micros mas penso não ser suficiente pq o meu feto de java está a ficar com manchas pretas.... 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que não estás com nada fundamentalmente errado no aquário..

Essa calha provavelmente não é grande coisa, parece-me literalmente do "chinês", nota-se das fotos.

O que faria:

- parece-me teres tampas em vidro, de sim, tira. E o nível da água pode subir mais um ou dois cm. Visualmente fica logo outra coisa

- faz um poda invertida. Cortas as plantas de caule junto ao substrato e do que cortaste aproveitas os 5-7cm do topo e voltas a replantar. É normal nessas plantas que as zonas com menos luz comecem a ficar feitas e a desfazerem-se, ainda para mais com deficiências de iluminação.

- vai fazendo TPAs regulares para teres uns valores de  nitratos mais em linha com os restantes valores

- podes continuar a usar CO2 liquido

- Pensava pedir ao pai natal uma calha. 

- Ter Paciência que com o tempo e dedicação isso vai ao sitio.

🙂

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Vasco FerreiraComprei esta calha recentemente mas não sei se é grande coisa pensei que para plantas low tech fosse suficiente segue o link da calha https://www.proaquarium.net/product-page/hl-3050f-led-rgb-seabillion-50-60-1

Também gostava de tirar a tampa mas a minha casa é muito fria e o meu termostato da eheim de 100w so consegue manter a água a 22º. Como eu preciso que esteja a 26 pq vou colocar neons tenho de ter tampa durante o inverno. Para não falar que diminui o gasto de energia. 

 

Neste momento estava a pensar em investir num sistema de CO2 uma vez que preciso de colocar o ph entre os 6.8 - 7.0 e ao mesmo tempo as plantas cresciam melhor. Que acha deste kits?

https://www.proaquarium.net/product-page/kit-co2-silverline-ii

https://www.ecoarium.pt/kits-co2/1099-eco-kit-co2.html

Apesar de ter colocado pinhas de amieiro o Ph mantém se no 7.2-7.4 sendo que o meu Kh é de 3.

 

Penso também em colocar lily pipes uma vez que fica mais bonito esteticamente e diminuo a minha corrente que é demasiado forte. Isto deve se ao meu filtro ser demasiado potente para a litragem do aquario. 

Estou também a pensa comprar fertilizantes individuais de Potássio e fosfato... 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Joel, troca de termostato para um de 200w.

O custo é pouco e vais ver que melhora logo tudo, estética, iluminação, facilidade de manutenção.

A calha é fraca e com essa opacidade toda feita pelas tampas, dificulta o crescimento das plantas.

Tanto um como o outro kit servem perfeitamente. 

Os teus valores são ok para crescer plantas. Obviamente com o CO2 vais baixar um pouco....o que também não tem problema nenhum.

Vai dando noticias

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.