Alimentação P. hepatus


Nuno Prazeres

Recommended Posts

Um colega de trabalho desactivou o seu salgado e vendeu-me dois peixes que estavam um bocado para o "abananados" dado que a água em que vinha estava a uns incríveis 1034 de gravidade específica (não é gralha!)

:evil:

 

Um deles é um hepatus que, para grande surpresa minha, não só ainda não ficou com a típica doença dos pontinhos (se calhar estou a pedir azares com este comentário) como começou a comer logo no primeiro dia. :wink:

 

Comeu artemia congelada, viva, granulado e "bica" em tudo o que é alga.

 

Alguém sabe se estes bicharocos comem Caulerpa? Tenho lá uma rv com uma excelente colónia de Palythoas mas está infestada com duas espécies de Caulerpa e gostaria muito que o hepatus lhe tratasse da saúde. Uma é tipo taxifolia mas mais fininha (penso que é a sertulariodes) e a outra é a peltata.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que é optimo para ele ja que é vegetariano é folhas de nori,que são algas secas para fazer sushi que se vendem em qualquer bom hipermercado preso a uma mola com ventosa propria para aquarios.

Tambem é bom é um produto feito a base de alho que se mistura na comida que é bom para desparasitar os peixes,incluindo limpar os pontos brancos. Eu utilizo um da Kent e é muito bom

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se os hepatus gostam comem essa especie de caulerpa mas experimenta porque mal não deve fazer..

Os hepatus são peixes expectaculares e extremamente fáceis de alimentar. O ideal para qualquer peixe é uma dieta variada e nos cirurgiões deve ser reforçada com algas, como nori, caulerpa, mas também podes dar alface, espinafres, spirulina, etc..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado!

 

Entretanto o bicho já me respondeu a parte da pergunta :cry:

 

As poucas filamentosas que tinha foram-se.

 

Quanto a Caulerpa já comeu praticamente toda a sertulariodes escolhendo-a "cirurgicamente" (não resisti ao trocadilho) por entre a peltata.

 

Está-se a encher à grande!

 

Só espero é que se interesse pela peltata também porque gostava mesmo muito de a ver desaparecer definitivamente da rocha com a vantagem de se ir transformar em parte em tecido animal. :oops:

 

Já experimentei dar nori e tudo bem, come na boa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

FALARAM NA NORI MAS ATENÇÃO QUE A NORI SOFRE VARIOS TRATAMENTOS Á BASE DE VAPOR PREDENDO POR ISSO MUITAS VITAMINAS E MINERAIS .

 

A ALFACE E ESPINAFRE E ESPINAFRE TAMBÉM NÃO É GRANDE COISA POIS AS CÉLULAS SÃO REVESTIDAS DE CELULOSE E OS PEIXES DE ÁGUA SALGADA NÃO CONSEGUEM DIGERILAS .

 

O MELHOR É AS ALGAS SECAS DO TWO LITTLE FISHES POIS SÓ SÃO SACAS SEM TRATAMENTOS OU MISTURAS DE OUTRAS ALGAS COMO A NORI .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, pessoal,

Samuel, já noutro tópico foste advertido para não escrever em letra grande, ( caps ). Quanto ao tratamento da nory, ( ao vapor ), esse mesmo tratamento serve para destruir componentes desnecessários, tal como se faz na alface, etc. Eu também sou consumidor de alga nory, ao ser um grande apreciador de sushi-nory. Se quiseres discutir questões técnicas, estás à vontade. Sou formado em análises clínicas e saúde pública. Se queres um exemplo, porque é que a nossa comida cozida ao vapor é mais saudável que a cozida em àgua ? Pensa.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu penso que, com a diversidade de alimento que este bicho demonstra, o tema da suficiência vitamínica fica assegurado.

 

Passadas duas semanas desde que o tenho posso dizer que come (por ordem de gosto):

 

Artemia viva

Artemia congelada (San Francisco Bay enriquecida)

Nori

Cyclopeeze

Bloodworm vivo

Sea vegies (Julian Sprunch)

Granulado JBL

Algas filamentosas

Macroalgas (Caulepra sp.)

 

Ou seja, o raio do bicho é uma trituradeira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou seja, o raio do bicho é uma trituradeira

 

O que não quer dizer que estejas a dar uma boa alimentação a ele...

Ele, como a maioria dos cirurgioes, devem ter uma alimentacao quase exclusiva de algas, coisa complicada de conseguir quando temos um reef em que temos outros peixes cujas necessidades nao se baseiam apenas em algas.

Eu para o meu flavescens tento dar o maximo de verduras, se bem que as algas Sea Vegies que ele mais adora nao sejam as nori mas sim as roxas ( nao me recordo agora o nome ) e flocos de spirulina.

 

Antonio Paes

 

PS: Algo parecido acontece aos ciclideos africanos do lago malawy, o ppl da´-lhes uma alimentacao bastante variada e eles comem tudo mas o que os mbunas realmente precisam é de algas.

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ele, como a maioria dos cirurgioes, devem ter uma alimentacao quase exclusiva de algas, coisa complicada de conseguir quando temos um reef em que temos outros peixes cujas necessidades não (palavra corrigida) se baseiam apenas em algas.

 

Aqui discordo um pouco porque, segundo a informação que recolhi de diversas fontes, o P. hepatus é precisamente o cirurgião mais omnívoro que existe pelo que a regra dos 80% vegetais não se lhe aplica como por exemplo a um Yellow Tang ou Xanturus.

 

De qualquer modo com a nori que ele come por dia, pode-se dizer que ele chega no mínimo aos 50%.

 

Quanto ao granulado da JBL uso-o como complemento e não como base.

 

Quem costuma comer mais disso são as Palythoas e respondem normalmente na semana seguinte com um irmaãozinmho mais novo :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Só para acrescentar...

 

O bicho não toca em alface-do-mar (desculpem mas não sei o nome científico) nem em Caulerpa taxifolia...

 

Era bom é que comesse cyano vermelha porque, embora tenha pouca, basta ver um pontinho disso para ficar logo nervoso... :arrow:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais