A minha segunda casa


Recommended Posts

Olá a todos os membros desta comunidade, hoje deu-me para a melancolia e cá vai disto, isto vai ser um texto longo aviso desde já. 

A minha historia neste hobby começou há  muitos muitos anos atrás, ainda adolescente com um pequeno kit aquapor com filtro interno, bomba de ar a mandar bolhinhas de ar (para os peixes respirarem dentro de água 🙃) o termostato para manter a agua morna, calha t8 encastrada na tampa de plástico para iluminar os guppies, mollies e uns limpafundos e limpavidros sobrevoando um areão de rio e as famosas peças de decoração! Eventualmente uma ou outra planta de plástico pois manter plantas verdadeiras era coisa quase impossível! Para ganhar conhecimentos havia 2 ou 3 livros de bolso com descrição dos tipos de fauna existentes e possível reprodução colmatados com brochuras das marcas trazidos das petshops! A Internet já existia mas ainda era pouco acessível à maior parte dos hobbistas! 

Após matar muitos peixes e frustrado por não ter meios para comprar um bom filtro externo decidi arrumar os 2 aquários e foram mudando de arrecadação conforme mudava de casa sempre com a ideia de um dia voltar a montar! 

E calhou que um dia um colega de trabalho tenha decidido levar um aquário para a empresa! Foi um click que me fez ir procurar mais informação sobre os aquários e fiquei logo apaixonado pelos aquários plantados! Tornei-me uma esponja cibernauta absorvendo todo um novo mundo pejado de plantas belíssimas que para crescer saudavelmente precisavam de solos férteis próprios para plantados aquáticos, adição de dióxido de carbono, uns químicos fertilizantes e uma carrada de novos equipamentos e sobretudo conhecimentos disponíveis para todos não da parte de profissionais mas sim de malta que partilhava as suas montagens e dúvidas! Foi assim que aterrei de paraquedas naquele que seria a partir daí a minha segunda casa - o maior fórum de aquariofilia português- este nosso www.aquariofilia.net !  Foi aqui que fui tirando dúvidas e acompanhando avidamente as montagens de um tal FAAO, do Pedro, do Vasco, do Miguel, do Nuno e da Claire, do Tiago e de muitos muitos outros que peço desde já desculpa por não mencionar! Absorvi conhecimentos do Luís, do João, do Fernando, passei a visitar todas as lojas existentes dedicadas em exclusivo a este tipo de fauna e flora, combinava com amigos idas  à Malveira para assistir aos workshops do Rui e não perdia nenhum domingo na saudosa Aquahobby! Ao mesmo tempo ia adicionando material em segunda mão vendido nos classificados do fórum onde também despachava as minhas podas, mas o mais importante foi as amizades criadas! Ter o privilégio de entrar em casa de muitos que acompanhava e comentava online foi a maior conquista retirada desta comunidade! Mais tarde foi me pedido pelo pai do fórum,  o João Branquinho que muito estimo, para dar uma ajudinha na moderação! Eu obviamente que aceitei embora receoso de não  estar à altura dos muitos que anteriormente tinham ajudado a colocar no topo o fórum! Foi assim que passei para o outro lado e percebi quão fantástico é esta casa com princípios que ainda hoje são regra e me permitiram participar activamente também nos eventos criados pelo fórum! 

Ano após ano juntei-me a muitos malucos que após um dia de trabalho iam carregar carrinhas com material e montar tudo até os seguranças da Fil correrem connosco, tudo para naqueles 3 dias de petfestival podermos representar o nosso hobby! Mais tarde tocou-me a mim a responsabilidade maior de dar a cara ( e o corpo !) roubando dias de férias em família para poder junto com malucos como o Rui, a Vera, o Vasco, o Pedro,  o Paulo,  o Tiago e tantos outros carregar paletes e centenas de litros de água para um pavilhão gelado em pleno inverno! Pedir apoio a quem podia ajudar fosse em equipamentos quer levando os seus aquários,  convencer a malta a sair de trás de um teclado para frente a um publico indeferenciado partilhar conhecimentos enquanto lutavam com os nervos de estar em palco, tantos foram os desafios lançados! 

E eis que o cansaço se sobrepõe ao prazer e decidi comunicar, meses antes da petfestival de 2019, à nossa equipa que esse seria a minha ultima vez que iria estar disponível para estes eventos! Enquanto isto, um tal vírus andava nas bocas dos noticiários numa longínqua China e fomos como sempre para uma petfestival em incios de Fevereiro de 2020 desconhecendo ser este evento o último até hoje na Fil! Foi com supresa total que evento após evento,  cá como no mundo inteiro, foi caindo por terra e a malta toda aos poucos obrigada a permanecer isolada! 

Como sempre o fórum manteve as portas abertas à partilha de conhecimentos, ao convívio online tal como as outras plataformas sociais! Não podendo estar cara a cara com os nossos amigos podíamos e podemos manter o contato através desta nossa casa que não descrimina ninguém, desde o premiado internacionalmente àquele que procura saber mais sobre este hobby! 

Se gostas disto tanto quanto eu, se há muito que não passas por cá, porque não dar uma espreitadela? Ainda é e será sempre algo completamente grátis! Todos somos necessários para manter o fórum aberto! 

P.s. Fiz obras em casa e refiz a cozinha! Mas faltava algo para me sentir mais confortável,  algo que me identifica 😉

PSX_20210529_223725.jpg

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tozé Nunes

Um grande bem haja ao Tozé que muito bom trabalho tem feito neste grande fórum,que me desculpem os outros todos que ajudaram a que este Fórum seija o que é hoje,mas o Tozé tem sido um grande impulsionador para este fórum chegar mais longe.

Um bem haja

Abraços

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Aquapor deu cabo de muitas famílias... :D

Foi graças a ti e a muitos outros membros "viciados" que a comunidade chegou até aqui. Outros tempos, outros desafios, mas sim, o vício continua tão ou mais forte. No meu caso em concreto não tenho possível de manter aquários agora devido às constantes viagens, mas já estou de olho no cantinho onde irei montar o salgado um dia destes ;)

Abraço e muito obrigado por tudo o que tens feito pela comunidade!

JB

  • Gosto 2

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais