Recommended Posts

boas pessoal

 

venho com este topico expor o meu futuro projecto na area dos salgados!

tenho como interese manter alguns corais moles nada d mais! anemonas e alguns peixes de tamanho consideravel como 1 anjo! nada de corais duros nem nada de muito complicado!!

 

para tal vou passar a expor o seguinte setup do meu futuro reef se assim o posso chamar!?

 

aquario: 110c x 60L x 73A = 500l

sump: 80c x 30L x 40A = 96l

escumador: red sea berlim HO (aquarios ate 1000l)

bomba de recalque: resun king 4 (4800 L/h)

bombas de circulaçao: aquaclear 802 (1500L/h) + aquabee up 3000 (3000L/h)

25 kg de areao coral

cerca de 20kg de rocha viva + 30 kg de rocha morta

luz: calha jebo com 2 HQI 150w (14000k) + 2 actinicas

termostatos: 2x 300w

 

agua tratada por osmose e com sal instant ocean

 

acho que nao falta mais nada para dar asas ao meu projecto!

ao expor este topico tenho como objectivo que me ajudem a corrigir eventuais erros na montagem deste reef!

 

aceito todo o tipo de criticas espero que a maior parte delas seja dada no ambito de tentar melhar o meu aquario!!

 

aproveito tambem para agradexer a malta deste forum que me ajudou com muitas duvidas que tinha no ambito deste hobby fantastico! agradeço tambem aos organizadores deste magnifico site pois sem ele nunca tinha conseguido obter alguns equipamentos senao todos mesmo e as dicas que me deram!!

 

o meu futuro reef é dedicado a este site

 

cumprimentos

 

miguel F.

cumprimentos

 

Miguel Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gostava que a malta do forum me disse-se se estou correcto naquilo que tou a pensar fazer!!

 

pois nao quero que isto de buraco!!

poderiao-me dar algumas dicas para melhorar pois sou 1 beca inexperiente!! na area dos corais e invertebrados este sera o meu 1º aquario de recife!!

 

comentem

 

cumprimentos

 

miguel F.

cumprimentos

 

Miguel Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi!

 

Eu recomendaria mais bombas de movimentação de água e menos potentes... tipo umas 8 de 1000 l/h, espalhadas pelo aqua

 

cumps

DIY or die trying

 

SUMP é bom! Fazem-se projectos ao desafio para quem diz que não pode ter SUMP :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel,

 

Pareces ter a lição bem estudada! Concordo que necessitas de mais circulação no aqua.

 

Quanto ao escumador e como pretendes ter uma carga orgânica algo elevada, penso que não será o mais indicado.

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agradeço as voxas dicas diogo e allphor

 

é algo que irei corrigir!!

 

em relaçao as bombas irei adquirir 2 aquaclear de 1000l/h cada para aumentar a circulaçao

 

em relaçao ao escumador vou ter mesmo de esperar pois falta os euritos!!

 

havera problema nos 1s tempos na utilizaçao daquele que indiquei??

 

cumprimentos

 

miguel F.

cumprimentos

 

Miguel Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel,

 

Claro que podes utilizar esse escumador - estava apenas a falar de uma situação ideal. Até pode ser que nem precises de comprar um novo!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois nos 1s tempos vai ter mesmo de ser

 

 

mas isto da aquariofilia é 1 coisa engraçada ainda nao se começou a montar 1 aquario e ja se quer montar 1 maior!!

 

e eu penso assim ja penso num maior!!

por isso vou ter mesmo de optar por comprar 1 escumador maior

 

obrigado pelas voxas dicas espero contar com mais afim de vir a melhorar cada vez mais!!

 

cumprimentos

 

miguel F.

cumprimentos

 

Miguel Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola',

 

 

Os 73 cm de altura do aquario julgo que te poderao trazer problemas quando quiseres mexer no aquario, mas pelos 3 cm julgo que os 73 tem a ver com alguma disposicao do movel, espaco para ele.

 

 

Esses 25 Kg de areao de coral sao de qual, grosso, medio, fino ? Pretendes fazer uma DSB ? Se sim entao os 73 cm poderao ate' nem ser uma grande altura e ai' podera' ficar tudo mais " 'a mao ".

 

Relativamente 'as bombas ja' sabes que precisas de mais, mas tb tens de ter atencao a uma coisa, alem da distribuicao das correntes, onde ter mais bombas de menor caudal seria optimo, tens de ter em atencao que quanto mais bombas internas tiveres tambem mais calor estaras a transmitir para a agua. Eu se fosse a ti comprava 2 Tunze de 6000 L/h ( economicas ) e complementava com uma de 1000 L/h para varrer a zona trazeira do aquario com uma spray bar ( genero da que o Diogo tem/teve ).

 

Relativamenta 'a iluminacao, caso nao vas para uma DSB de uns 12, 13 cm entao acho que 150 W pouco para essa coluna de agua.

 

Antonio Paes

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas erazor

 

desde ja agradexo as tuas dicas é mesmo isso que procuro!

 

realmente so mesmo 73 cm disponiveis so pa agua

pois o aquario tem 75 cm de altura! filo assim pelo simples facto de gostar de aquarios altos e tar a pensar fazer uma gande parede de rocha viva em altura e nao em largura!

 

relativamente ao areao é areao de coral grosso/medio tamanho que ja possu-o de um aquario so de peixes com cerca de 3 anos de funcionamento! irei de futuro construir um refugio onde irei em prencipiofazer um DSB! mas tou a pensar em aumentar a quantidade de areao com areao coral sugar size! ate atingir uma altura de 7 a 10 cm !

 

em relaçao as bombas é algo que vou mesmo aumentar o litragem para 1 maior circulaçao!

as tunze por agora tao fora de questao devido a disponibilidade financeira!

mas tou a pensar em fazer como o diogo tinha no seu aquario com um tubo perfurado para espalhar a agua que vem do recalque

depois por 1 bomba de 1000L/h como tavas a sugerir por detras da rocha tambem com um tubo em pvc para disperxar a agua! depois no lado oposto a bomba de 3000l/h no lado contraio as das bombas de 1000L/h e da de 1500l/h!!!!

 

quanto a potencia das HQI da para alterar? para uns 250?

 

cumprimentos

 

miguel F.

cumprimentos

 

Miguel Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esquecime de mencionar um aspecto importante do meu futuro reef!!

 

pois neste forum ainda nao vi igual neste forum!

o meu reef vai ter uma caracteristica pouco usual vai ter 3 vistas ao invez da tradicional! so de frente!

 

vai ser tipo este aquario destes colegas brasileiros!

 

http://www.oaquario.com.br/1.html

http://www.oaquario.com.br/1.html

cumprimentos

 

Miguel Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para complementar o que já foi escrito, julgo que se apenas queres manter corais moles e anémonas HQI de 150 chega e sobra.

 

É claro que o aquário é alto mas penso que com os 250 só beneficiavas se quisesses meter SPS.

 

Cumps

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal

 

Para complementar o que já foi escrito, julgo que se apenas queres manter corais moles e anémonas HQI de 150 chega e sobra.

 

realmente so pretendo manter alguns corais moles e algumas anemonas!

 

depois de ter lido algumas das dicas que o pessoal mandou! as quais agradeço desde ja!

 

resolvi mudificar um pouco o sistema!

começando com a bomba de recalque que passara a ser a aquabee de 3000L/h

depois em relaçao a circulaçao troquie a resun de 4800l/h por uma tenze stream 6060 de 6000L/h!

pois realmente é muito mais economica gasta cerca de 11w! compardos com os 90 da resun king 4! muito melhor

 

o mais espetacular foi isto so me ter custdo 1 telefonema para o vendedor ( o qual agradeço aqui hugo pois mostro-se duma inteira desponibilidae) e mais 15 euros !! :oops: hehehe

na proxima semana conto ja recebelas!! :wink: :D :twisted::cry:

 

é claro que a acirculaçao nao vai ficar na inteira responsabilidade da tunze vais ser acompanhada por uma por 2 aquaclear de 1500 e de 1000 l/h! na qual a de 1000L/h vai estar a fazer a circulaçao por detras da rocha viva como ja tinha mencionado!

mais tarde penso entao trocar a aquaclear de 1500l/h por outra tunze stream 6060!

 

cumprimentos a todos os colegas que se desponibilizaram a optimizar o meu reef pois tem sido fulcrais para a sua contruçao!! espero que me possam ajudar em mais coisas! como o fizeram ate aqui!

 

cumprimentos

 

miguel F.

cumprimentos

 

Miguel Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal

 

 

realmente so pretendo manter alguns corais moles e algumas anemonas! entao assim nao nessesito de alterar a calha! aind bem pois nao estou com muita disponibilidade financeira!

 

depois de ter lido algumas das dicas que o pessoal mandou! as quais agradeço desde ja!

 

resolvi mudificar um pouco o sistema!

começando com a bomba de recalque que passara a ser a aquabee de 3000L/h

depois em relaçao a circulaçao troquie a resun de 4800l/h por uma tenze stream 6060 de 6000L/h!

pois realmente é muito mais economica gasta cerca de 11w! compardos com os 90 da resun king 4! muito melhor

 

o mais espetacular foi isto so me ter custdo 1 telefonema para o vendedor ( o qual agradeço aqui hugo pois mostro-se duma inteira desponibilidae) e mais 15 euros !! :oops: hehehe

na proxima semana conto ja recebelas!! :wink: :D :twisted::cry:

 

é claro que a acirculaçao nao vai ficar na inteira responsabilidade da tunze vais ser acompanhada por uma por 2 aquaclear de 1500 e de 1000 l/h! na qual a de 1000L/h vai estar a fazer a circulaçao por detras da rocha viva como ja tinha mencionado!

mais tarde penso entao trocar a aquaclear de 1500l/h por outra tunze stream 6060!

 

cumprimentos a todos os colegas que se desponibilizaram a optimizar o meu reef pois tem sido fulcrais para a sua contruçao!! espero que me possam ajudar em mais coisas! como o fizeram ate aqui!

 

cumprimentos

 

miguel F.

    cumprimentos

     

    Miguel Fernandes

    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    boas pessoal

     

     

    realmente so pretendo manter alguns corais moles e algumas anemonas! entao assim nao nessesito de alterar a calha! aind bem pois nao estou com muita disponibilidade financeira!

     

    depois de ter lido algumas das dicas que o pessoal mandou! as quais agradeço desde ja!

     

    resolvi mudificar um pouco o sistema!

    começando com a bomba de recalque que passara a ser a aquabee de 3000L/h

    depois em relaçao a circulaçao troquie a resun de 4800l/h por uma tenze stream 6060 de 6000L/h!

    pois realmente é muito mais economica gasta cerca de 11w! compardos com os 90 da resun king 4! muito melhor

     

    o mais espetacular foi isto so me ter custdo 1 telefonema para o vendedor ( o qual agradeço aqui hugo pois mostro-se duma inteira desponibilidae) e mais 15 euros !! :oops: hehehe

    na proxima semana conto ja recebelas!! :wink: :D :twisted::cry:

     

    é claro que a acirculaçao nao vai ficar na inteira responsabilidade da tunze vais ser acompanhada por uma por 2 aquaclear de 1500 e de 1000 l/h! na qual a de 1000L/h vai estar a fazer a circulaçao por detras da rocha viva como ja tinha mencionado!

    mais tarde penso entao trocar a aquaclear de 1500l/h por outra tunze stream 6060!

     

    cumprimentos a todos os colegas que se desponibilizaram a optimizar o meu reef pois tem sido fulcrais para a sua contruçao!! espero que me possam ajudar em mais coisas! como o fizeram ate aqui!

     

    cumprimentos

     

    miguel F.

    cumprimentos

     

    Miguel Fernandes

    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    bem pessoal aqui vai uma actualizaçao do que penso fazer!! depois de ter ouvido algumas critacas construtivas! :D

    deixa la os voxox comentarios!!

     

     

    bem vou contruir o seguinte aquario de raiz:

     

    aquario: 110c x 60L x 75A cm = 500L brutos

    sump: 80c x 30L x 40A cm= 80L brutos

    refugio: 40c x 30L x 40A cm = 40L brutos

     

    bomba de recalque: aquabee 3000L/h na saida com tuboprefurado para dispersar melhor a agua no aquario

     

    circulaçao: tunze 6060 (6000L/h) + powerhead 802 (1500L/h) + maxi jet (1000L/h) ligada a um tubo perfurado por detras da parede de rocha para evitar deposiçoes de detritos!

     

    iluminaçao: calha jebo com 2x HQI 150w (14000k) + 2 pc actinicas

     

    escumador: red sea berin HO ( para aquarios ate 1000L)

     

    substrato: 25kg de areao coral so pa fazer um fina camada para compro o aqurio

     

    25kg de rv + 30 kg de rocha morta( fazer de base)

     

    agua: agua de osmose e depois com sal instant ocean

     

    na coluna seca vai levar alguns litros de biobols para amenizar o ruido e tambem para fazer alguma filtragem visto querer manter animais grandes tais como anjos e afins! tendo uma grande subrecarga biologica

     

    no refugio vou colocar uns 15 a 17 cm de areao sugar size de forma a a fazer 1 dsb e vou colocar macro algas ! a iluminaçao do refugio sera feita por 2 flurescentes T8 1 daylight e 1 actinica

     

    para arrefimento irei colocar 4 ventuinhas para retirar o ar quente vindo da iluminaçao com o aquario tem uma altura elevada o aquecimento nao deve constituir problema!

     

    mais tarde irei aumentar potencia das HQI para 250w; trocar a powerhead por outra tunze 6060, e comprar um skimer da deltec mais poderoso para aguentar a subrecarga biologica! mas isto muito mais tarde se se verificar de facto necessario!

     

    neste momento ja possuo todos os equipamentos! so me falta mesmo acabar de colar o dito aquario o qual começo dentro de poucos dias ! a rocha viva tambem ja se encontra encomendad! ta kuase tudo pronto para enxer o bixo!

     

    deixem as voxax criticas :wink:

     

    cumprimentos

     

    miguel f.

    cumprimentos

     

    Miguel Fernandes

    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    • 2 semanas depois...

    bem pessoal aqui vai umas fotos dos acontecimentos e dos equipamentos!

     

    95oadx.jpg

     

    o aquario colado ainda falta a aramdura me madeira e os travamentos!! mas ja faltou mais

     

    95ocxj.jpg

     

    95od3c.jpg

     

    rv em maturaçao cerca de 30kg ainda falta adquirir alguma mais uns 15kg e depois rocha morta pa base

     

    95odbp.jpg

     

    95odvs.jpg

    escumador que vai tomar conta do sistema a funcionar no meu aqurio mais onde moram um hepatus e 1 donzela!

    diogo tou a espera que te fartes do teu shorty! :lol::lol:

     

    95oefp.jpg

    as 2 bomas que comprei agora a tunze 6060 para a circulaçao e aquabee para o retorno! a circulaçoa ainda ta a cabo de 1 powerhead 802 de 1500l/h e d 1 maxi jet de 1000l/H por de tras da parede de rv!

     

    95og2g.jpg

     

    a osmose da aqulight 190l dia e 25kg de sal instante ocean! para fazer agua sintetica! nao ha possibilidades por agora de ir ao cabo raso! :(

     

    em relaçao a iluminçao tambem ja tenho mas ta guardada e nao consegui tirar fotos :roll:

    bem por agora é tudo !!! so falta mms montar a sump e a coluna seca!!

    mas bem acabando de colar o aqurio vou começalo a enxer!!

     

    continuem a mandar dicas!! :wink::roll:

     

    cumprimentos

     

    miguel f.

    cumprimentos

     

    Miguel Fernandes

    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    obrigado vitor!!

     

    falta pouco muito pouco!!

    tou a pensar começar a por agua neste sabado!! o teste de agua doce! dp se tudo correr bem na 2ª ja começo a encher!!hehehehe

    se tudo correr bem! :(

    atao e quando começas a postar fotos do teu??

     

    amanha vou começar a montar a sump!!

     

    cumprimentos

     

    miguel f.

    cumprimentos

     

    Miguel Fernandes

    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    boas apisto

     

    se soubesses quanto tempo esperei para o começar a montar!!

    este projecto ja tem cerca de 3 anos!! :) tanto tempo quanto o aquario que possu-o neste momento! esse aquario foi montado so como provisorio e tal!!

    na altura nao havia dinheiro pa tudo entao fui juntando!! ate aos dias de hoje que ja possu-o quase tudo!! hehehehe :lol:

     

    agora nao me venham dizer que nao tenho tido paciencia!! mais que esta é impossive!! mas vai tudo com muita calma! :)

     

    cumprimentos

     

    miguel f.l

    cumprimentos

     

    Miguel Fernandes

    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais