Dificuldade formar ciclo


David Alves

Recommended Posts

Boa noite e desde já obrigado pela vossa ajuda,

Comprei um aquário de 60 litros. Tem garrafa de Co2 (menos de uma bolha p/ segundo) e a temperatura atual é de 25ºC

Adicionei produto para criação de bactérias, tratei a água que adicionei e tenho feito testes.

Já passou 1 semana desde que instalei tudo.

Tenho 2 problemas:

1º - Valores muito altos e outros muito baixos:

  • Ph - 6,5 - (acho que deveria estar mais alto)
  • Kh - 6 - (penso que estará normal)
  • No2 - 0,2 (parece um pouco alto)
  • No3 - entre 3 e 5 (acho que está MUITO alto)
  • Nh4 - 3 (acho que está MUITO alto, excesso de amónia?)
  • Co2 - entre 45 e 72 (segundo cruzamento de tabela parece muito alto)

   - Agradecia algum feedback sobre estes valores, não sei se será normal, ou como subir alguns e baixar outros para equilibrar...

 

2º - Uma das plantas apresenta uma camada que parece pó vermelho nas folhas... Será algum problema?

 

Deixo uma foto atual do aquário caso ajude a responder a algo.

 

thumb_show.php?i=xq5gms6a2

Editado por David Alves
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas David Alves

Ainda estas a começar o ciclo,com o decorrer do ciclo todos esses valores se vão modificar,deixa as coisas correrem mais duas semanas,então ai sim vais ver os valores,também te quero dizer que um ph de 6,5 não é mau,tudo depende o que tu queres teres de fauna.

saudações

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Alvaro Silva disse:

Boas David Alves

Ainda estas a começar o ciclo,com o decorrer do ciclo todos esses valores se vão modificar,deixa as coisas correrem mais duas semanas,então ai sim vais ver os valores,também te quero dizer que um ph de 6,5 não é mau,tudo depende o que tu queres teres de fauna.

saudações

Obrigado Álvaro.

Então deixo correr tudo normalmente e vou aguardando. Devo acrescentar mais algumas bactérias? Ou apenas aguardar?


Em relação à planta que tem uma espécie de "pó vermelho" nas folhas (não será pó certamente), poderá ser algo maligno?

 

Mais uma vez obrigado pela sua rápida resposta!

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para ajudar o ciclo,coloque dia sim dia não um pouco de comida dos peixes,mas pouca,para criar alimentos ás bactérias,sobre o que parece pó vermelho,pode ser alguma alga que esteja a aparecer,tenta limpar com a mão,por agora acho que não é nenhum problema,mas é claro que vai aparecer as algas características de um aquário em começo de maturação.

Saudações

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, Alvaro Silva disse:

Para ajudar o ciclo,coloque dia sim dia não um pouco de comida dos peixes,mas pouca,para criar alimentos ás bactérias,sobre o que parece pó vermelho,pode ser alguma alga que esteja a aparecer,tenta limpar com a mão,por agora acho que não é nenhum problema,mas é claro que vai aparecer as algas características de um aquário em começo de maturação.

Saudações

Muito Obrigado!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ciclo termina quando o NH e o NO2 ficarem a zero. O NH alto e o NO2 a 0.2 indica que o ciclo ainda nem está a meio. Já tens bactérias que transformam o NH em NO2, agora faltam as que transformam NO2 em NO3.

Não colocaste as unidades nos resultados dos testes, mas imagino que sejam PPM. NO3 é bom abaixo de 10-20ppm. 3 a 5ppm é bom, mas é um indicador que o ciclo ainda não está completo.

Não sei se é isso que tens, mas para medir a quantidade de CO2, o ideal é ter um dropchecker com uma solução que muda de côr consoante os níveis de CO2, mas parece-me que com as plantas que tens, nem precisavas de injeção de CO2. Se forem esses os valores, estão um pouco elevados, sim. Para a quantidade de plants que tens, não é preciso grande coisa.

Quanto ao pó vermelho, provávelmente são detritos do substrato. Agita um pouco a água perto da planta a ver se o pó sai.

  • Obrigado(a) 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, João Cardoso (Kadoxu) disse:

O ciclo termina quando o NH e o NO2 ficarem a zero. O NH alto e o NO2 a 0.2 indica que o ciclo ainda nem está a meio. Já tens bactérias que transformam o NH em NO2, agora faltam as que transformam NO2 em NO3.

Não colocaste as unidades nos resultados dos testes, mas imagino que sejam PPM. NO3 é bom abaixo de 10-20ppm. 3 a 5ppm é bom, mas é um indicador que o ciclo ainda não está completo.

Não sei se é isso que tens, mas para medir a quantidade de CO2, o ideal é ter um dropchecker com uma solução que muda de côr consoante os níveis de CO2, mas parece-me que com as plantas que tens, nem precisavas de injeção de CO2. Se forem esses os valores, estão um pouco elevados, sim. Para a quantidade de plants que tens, não é preciso grande coisa.

Quanto ao pó vermelho, provávelmente são detritos do substrato. Agita um pouco a água perto da planta a ver se o pó sai.

Obrigado!

Cometi um erro ao início que lavei o filtro com água corrente. O que pode ter matado as colónias de bactérias. Depois tive de adicionar novamente as bactérias. Agora resta-me esperar... Não sei se posso adicionar mais bactérias ou não.

Neste momento a água até está um pouco amarelada, estará normal? Depois vai neutralizando?

Em relação ao Co2, as plantas que tinha começaram a ficar com as folhas estranhas (enrugadas) e foi-me dito que o Co2 ajudava na alimentação das mesmas, por isso comprei. E melhorou as plantas, até crescem mais rapidamente. Mas será que mesmo assim pode ser muito? Vou ver se compro um dropchecker.

 

Obrigado.

Editado por David Alves
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 37 minutos, David Alves disse:

Agora resta-me esperar... Não sei se posso adicionar mais bactérias ou não.

Podes

 

há 37 minutos, David Alves disse:

Neste momento a água até está um pouco amarelada, estará normal? Depois vai neutralizando?

São taninos libertados pelo tronco, é normal e até beneficial para a fauna. Pode demorar algum tempo, mas vai perdendo essa côr.

 

há 38 minutos, David Alves disse:

Em relação ao Co2, as plantas que tinha começaram a ficar com as folhas estranhas (enrugadas) e foi-me dito que o Co2 ajudava na alimentação das mesmas, por isso comprei. E melhorou as plantas, até crescem mais rapidamente. Mas será que mesmo assim pode ser muito? Vou ver se compro um dropchecker.

É muito se tiveres peixes ou outros animais, que com esses níveis podem não conseguir absorver oxigénio suficiente. Só para plantas não é prejudicial, pelo contrário. Maior parte das plantas de aquário são propagadas fora de água, com níveis de CO2 a mais de 400ppm (são os níveis de CO2 normais no ar que respiramos hoje em dia).

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, João Cardoso (Kadoxu) disse:

 

 

É muito se tiveres peixes ou outros animais, que com esses níveis podem não conseguir absorver oxigénio suficiente. Só para plantas não é prejudicial, pelo contrário. Maior parte das plantas de aquário são propagadas fora de água, com níveis de CO2 a mais de 400ppm (são os níveis de CO2 normais no ar que respiramos hoje em dia).

Certo. Então por agora deixo ficar, até o ciclo estar criado. Entretanto compro o dropchecker e vou verificando os niveis.

Obrigado! 

é que sou novo nesta área e vou aprendendo muito aqui pelo fórum.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, como não tens fauna podes esperar pelo dropchecker para ajustar depois. Precisas do dropchecker e da solução própria para colocar lá dentro para medir os níveis de CO2.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Tarde a Todos,

Desde já agradeço toda a disponibilidade que tiveram a responder a estas dúvidas de novatos. Eu estou a fazer a criação do novo aquário em conjunto com o David e queria colocar aqui mais umas questões:

  1.  Já faz cerca de 10 dias que temos o aquário e no 3º dia fizemos uma TPA e tivemos a brilhante ideia de lavar os filtros com água quente muito provavelmente eliminando a colónia de bactérias que lá se encontrava. Agora basta adicionar mais bactérias e esperar que uma nova colónia se instale lá? 
  2. Estamos a utilizar este produto da SERA para as bactérias. É o mais adequado ou haverá outros melhores?

csm_8887-03750_-int-_sera-bio-nitrivec-2

Embora ache que ainda seja cedo para tirar conclusões, hoje voltei a fazer os testes:

  • Ph 6,8 - (subiu)
  • Kh - 7 - (subiu)
  • No2 - 0,2 (manteve)
  • No3 - entre 3 e 5 (manteve)
  • Nh4 - 3 (manteve)
  • Co2 - entre 38 e 48 (baixou devido à subida do ph)

 

Desde já obrigado por todo o vosso suporte!

 

Cumprimentos,

João Neto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O uso desse produto é opcional, as bactérias aparecem naturalmente no aquário com o tempo. Isso só acelera um pouco o processo.

Estão a fazer os testes à água à mesma hora? Com injeção de CO2, o pH varia durante o dia, quanto mais CO2, mais o pH baixa.

Que testes estás a usar? Como estás a medir o CO2?

 

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 minutos, João Cardoso (Kadoxu) disse:

O uso desse produto é opcional, as bactérias aparecem naturalmente no aquário com o tempo. Isso só acelera um pouco o processo.

Estão a fazer os testes à água à mesma hora? Com injeção de CO2, o pH varia durante o dia, quanto mais CO2, mais o pH baixa.

Que testes estás a usar? Como estás a medir o CO2?

 

Boa Tarde João,

 

Estamos a usar um kit de testagem:

jbl-combiset__89350.1589831174.jpg?c=2

O teste fiz numa altura diferente. O anterior tinha sido ao fim do dia (20h sensivelmente) e hoje foi ao inicio da tarde pelas 14h30.

Entretanto fui à loja e disseram várias coisas... o KH está elevado devido à reacção do CO2 com a rocha no aquário, e muito possivelmente estamos com horas de luz a mais (em média 9 horas porque foi o que confirmamos em vários locais na net).

Recomendaram menos horas de luz e uma TPA de 15% do volume ao fim de semana.

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, é normal o pH variar ao longo do dia. O quanto varia dentro de um aquário plantado depende da quantidade de CO2 injetada e do kH (alcalinidade). Deixo aqui um gráfico que mostra a alteração num corpo de água sem injeção de CO2.

ph_daily.jpg

Muito básicamente, à medida que o CO2 é consumido durante o dia, o pH sobe. Ao fim da tarde, com menos luz, as plantas deixam de fazer fotossíntese e os níveis de CO2 começam a subir novamente, o que faz com que o pH desça.

 

9 horas de luz para começar é muito. Deve-se começar com 6 e ir aumentando aos poucos para 8. A injeção de CO2 deve começar pelo menos meia hora antes da luz acender para já haver CO2 quando as plantas começam a "trabalhar" e deve-se desligar meia hora antes da luz apagar, porque o que é injetado na última hora já praticamente não vai ser usado.

As TPAs devem ser de 20 a 30% todas as semanas, mas durante o ciclo é de evitar fazer TPAs. No início depende do substrato, se for um substrato rico em nutrientes devem-se fazer TPAs e até começar com mais de 1 por semana. Se for um substrato neutro, não é preciso fazer TPAs até completar o ciclo.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.