Ciclo do Azoto - Ajuda


MBBM

Recommended Posts

Boa tarde,

 

Tenho o meu aquário plantado a ciclar há 11 dias. Tenho feito os testes de amónia, nitritos e nitratos (da Sera) regularmente. Desde ontem que tenho a amónia a 0. Os nitritos estão a 5.0 mg/L e, por curiosidade, testei os nitratos agora e dá-me 50 mg/L. Isto é normal? Deverei fazer TPA? É a primeira vez que ciclo um aquário e, pela pesquisa, que fiz não estava à espera de um valor de nitratos tão elevado em tão pouco tempo quando só comecei a ter valores altos de nitritos há dois dias.

 

Obrigada desde já 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, 

O ciclo do azoto por norma é de 28 dias, coisa que eu costumo cumprir antes de adicionar peixes no aquário. 

Importante é a amónia e os nitritos zerarem. Os nitratos vão depender do arranque do aquário com muitas ou picas plantas e a forrma como elas consomem nutrientes. Umas consomem mais outras menos, 50ml/g também não é nada de extraordinário para o momento. Mais tarde podes ou não preocupar-te com isso, ou não, depende de casa aquário, não há fórmulas certas ou erradas. 

A informação que deste é que é escassa para dar mais pormenores. 

Cump. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
On 26/08/2020 at 19:21, MBBM disse:

Boa tarde,

 

Tenho o meu aquário plantado a ciclar há 11 dias. Tenho feito os testes de amónia, nitritos e nitratos (da Sera) regularmente. Desde ontem que tenho a amónia a 0. Os nitritos estão a 5.0 mg/L e, por curiosidade, testei os nitratos agora e dá-me 50 mg/L. Isto é normal? Deverei fazer TPA? É a primeira vez que ciclo um aquário e, pela pesquisa, que fiz não estava à espera de um valor de nitratos tão elevado em tão pouco tempo quando só comecei a ter valores altos de nitritos há dois dias.

 

Obrigada desde já 

Como a Vera disse esses valores de nitratos não são preocupantes. 

No processo do ciclo, o principal é a conversão de amónia em nitritos e destes em nitratos, o que não é incomum teres nitratos. As bactérias vão fazer com que estes dois zerem mas para retirares os nitratos deves ter massa uma boa massa vegetal para te equilibrar a água no teu aquário. Está alimentar-se, para além de outros micro e macro nutrientes, dos nitratos. 

Se em onze dias não fizeste tpa, acho que estás a fazer mal, deves efetuar todas as semanas. Ela vai fazer com que retires nutrientes em excesso e os malfadado nitratos 😂😂😂😂. No entanto, se utilizares água da rede, regra geral ela também contém, entre outros, nitratos. Pelo que, ter plantas num aquário é fundamental. 

Ter um aquário sem plantas é como ter um jardim sem flores. 

Assim como "Amano" dizia que, "um aquário sem peixes não tem alma" 😂😜👌👌

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.