Recommended Posts

Publicado

Ontem à tarde reparei que a fêmea que há uns dias tinha estado grávida estava morta e de um dia para o outro (porque no dia anterior tinha-a visto) estava toda castanha e podre. Hoje de manhã mais um peixe estava morto e também num estado um pouco avançado. À tarde morreu mais uma fêmea juvenil que tinha raquitismo (não sei se terá sido disso) e ao principio da noite morreu um macho juvenil que apresentava os seguintes sintomas:

De vez em quando parecia estar morto, andando ao sabor da corrente pelo aquario sem se mexer e de repente começava a mexer-se normalmente. A seguir voltava ao mesmo estado em que aparentava estar morto.

Agora fui ao aquário e outro peixe tem os mesmos sintomas deste ultimo...

Resta dizer que os peixes que morreram foram todos guppys e que o aquario tem apenas guppys (machos e femeas adultos e juvenis), 4 corys e 2 ottos.

Entretanto antes do ultimo peixe morrer a agua do aquario foi mudada e apresentava niveis normais.

Publicado:

Olá Dolphins_girl

O que são "niveis normais" em concreto?

O que mediste?

Quais os sintomas dos peixes que morreram além dos que mencionaste?

bj

frame.jpg

Publicado:

Niveis normais é PH: 7.2/7.4, Nitritos 0, dureza da água 14, NH4 0.

Os outros peixes não sei quais os sintomas pois morreram de um dia para o outro sem eu ter notado qualquer anomalidade.

Publicado:

Tens feito trocas de água regulares? Tens os filtros limpos?

Talvez o melhor fosse fazeres trocas de água (diárias mas em pouca quantidade). Sem sabermos os sintomas que os peixes apresentam não podemos chegar a uma conclusão concreta.

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Os sintomas já foram descritos. Tal como disse os peixes parecem estar apaticos, sem se mexer como se tivessem mortos e de repente voltam a mexer-se e depois voltam ao mesmo estado, acabando mesmo por morrer.

Já morreram mais 3, sendo que 2 não deixaram vestigios (não sei se os outros os comeram se quê, mas acho estranho porque não se ve rasto). Um deles horas antes andava normal, foi comer e andava todo esperto. 1/2h depois estava morto. Tinha uma mancha castanha na parte de baixo do corpo abaixo da boca, não sei se terá tido alguma coisa...

Agradecia ajuda porque eles continuam a morrer e eu não sei o que fazer visto que já fiz troca de agua e a situação manteve-se. Ao todo, em 3 dias morreram 7 guppys...

Publicado:

Olá,

não sei o que fazer visto que já fiz troca de agua e a situação manteve-se.

Os resultados podem não ser imediatos.

Se fosse intoxicação deverias notar melhoras.

Aponto para um problema bacteriano.

Arranja um antibiótico. Se conseguires arranjar Sera Bactopur Direct melhor.

O tratamento devia ser feito num aquário hospital. Se não tiveres tens de fazer no comunitário. Mede com regularidade os valores de amônia e nitritos. Se ficarem atingirem valores muito altos faz trocas de água para baixar e repõe medicamento outra vez.

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Olá Hugo,

De qualquer forma se fosse comigo, eu oxigenava mais a água e punha um pouco de Cycle.

Será suficiente?? :wink:

Não me parece que seja falta de oxigénio ou problemas com falta de bactérias no filtro (não tem NO2 nem NH4).

Continuo a achar que são bactérias pelo facto dos peixes se encontrarem apáticos. :wink:

Se fosse intoxicação os sintomas seriam diferentes...

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Já coloquei um triangulo difusor, pois antes tinha apenas uma pedra difusora desde que o antigo triangulo se partiu.

Tenho backtopur mas não é o direct, é o outro. Mas que peixes escolho para o aquario hospital se eles não apresentam sintomas senão já numa fase muito avançada? Não faz mal meter no comunitario visto ter corys e ottos? Não fará mal caso alguns não estejam afectados?

Obrigado pelas respostas

Publicado:
Não faz mal meter no comunitario visto ter corys e ottos? Não fará mal caso alguns não estejam afectados?

Podes usar esse (embora o outro actue de maneira diferente e mais rapidamente). Não faz mal aos peixes.

Vai é matar as bactérias do filtro. Por isso é que deves ter atenção aos niveis de amônia e nitritos.

O ideal mesmo era montares o aquário hospital, colocares metade de água do comunitário, a outra metade água limpa, colocar um filtro (nem que seja "novo"), passares para lá os peixes e fazeres um tratamento aí.

As trocas de água podem ser diárias e renovas com mais medicamento (mediante a água que tiras).

Partindo do princípio que a água está livre de amônia/nitritos/nitratos/cloro etc, pode ser um ataque bacteriano fulminante... não estou a ver mais nada... :wink::wink:

As mortes começaram depois de alguma troca de água? Limpeza do aquário?

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Antes da limpeza do aquario morreram 3, sendo que 2 pareciam mesmo podres e so tinham passado umas horas apos a sua morte. Um que morreu depois da limpeza ja estava doente antes e os outros 3 morreram apos a limpeza sendo que 2 deles desapareceram (nao consegui encontrar o cadaver). Um deles morreu durante a noite e o outro durante a tarde, logo não passaram muitas horas... A unica coisa que noto é que quase todos os peixes apresentam a zona da testa ao nariz um pouco esbranquiçada mas de resto nao noto mais anomalias. O problema do aquario hospital é que é pequeno para os cerca de 20 peixes...

Publicado:

Qual limpeza?

Estás a desmontar o aquário e a limpar tudo?

Que tamano tem esse aquário? Que filtro tens? Quantos peixes e de que espécie?

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Após a morte de 3 peixes fiz uma limpeza mais profunda ao aquario, mudando água, revolvendo o areao (que neste caso tem terra por baixo - floradepot da Sera), etc. E após essa limpeza os valores eram os já referidos. Tenho 2 filtros: 1 Tetratec 300-600 l/h e um Aquapor AQ-300. O aquario tem pouco menos de 54 litros. Nele tenho 4 cory's. 2 otto's e cerca de 20 guppys alem das plantas.

Publicado:
Após a morte de 3 peixes fiz uma limpeza mais profunda ao aquario, mudando água, revolvendo o areao (que neste caso tem terra por baixo - floradepot da Sera), etc. E após essa limpeza os valores eram os já referidos. Tenho 2 filtros: 1 Tetratec 300-600 l/h e um Aquapor AQ-300. O aquario tem pouco menos de 54 litros. Nele tenho 4 cory's. 2 otto's e cerca de 20 guppys alem das plantas.

Atenção a estas limpezas. :oops: Assim acabas por destabilizar o aquário todo...

Tens floradepot à "vista"? É que pode estar a soltar algo para a água...

Estás a trocar a água toda ou só parte?

Acho que tens peixes a mais no aquário. Apesar de teres filtros relativamente potentes podem não estar a "tratar" bem essa água. O problema pode até estar aí (excesso de peixes + má filtragem/má manutenção dos filtros = boom de bactérias).

Se retirares a água toda, remexeres areão, limpares filtros etc, tens de começar a ciclar tudo de novo. É provável que ao fim de 2/3 dias ainda não tenhas amônia/nitritos.

- Não deves ter floradepot "á vista" (não é muito aconselhado);

- trocas de água apenas parciais;

- limpar o filtros regularmente;

- tens de despachar alguns peixes (a meu ver);

- a "testa" e o "nariz" esbranquiçados parecem mesmo problemas bacterianos ( Flexibacter columnaris... muitas são fulminantes);

Um conselho: mete bactopur (o Direct era melhor... mas na ausência do mesmo usa esse). Faz muitas trocas de água e renova sempre com medicamento. Não coloques a temperatura muito alta pois faz com que as bactéria de desenvolva mais rapidamente.

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Tive a pesquisar sobre essa doença e tenho quase a certeza que é essa. O baktopur é o medicamento mais aconselhado para ela ou há melhores?

Publicado:

oi

Antes da limpeza do aquario morreram 3, sendo que 2 pareciam mesmo podres e so tinham passado umas horas apos a sua morte
Um que morreu depois da limpeza ja estava doente antes e os outros 3 morreram apos a limpeza

Após a morte de 3 peixes fiz uma limpeza mais profunda ao aquario, mudando água, revolvendo o areao (que neste caso tem terra por baixo - floradepot da Sera), etc.

Quando realmente não se tem informação para trabalhar, um bom conselho é manter o nivel de O2, reforçar o filtro biológico e TPA´s.

Foi só por isso Nuno :wink:

Boa sorte com os peixitos e segue os conselhos do Nuno.

bj e abraço

frame.jpg