URGENTE


Recommended Posts

Ontem à tarde reparei que a fêmea que há uns dias tinha estado grávida estava morta e de um dia para o outro (porque no dia anterior tinha-a visto) estava toda castanha e podre. Hoje de manhã mais um peixe estava morto e também num estado um pouco avançado. À tarde morreu mais uma fêmea juvenil que tinha raquitismo (não sei se terá sido disso) e ao principio da noite morreu um macho juvenil que apresentava os seguintes sintomas:

 

De vez em quando parecia estar morto, andando ao sabor da corrente pelo aquario sem se mexer e de repente começava a mexer-se normalmente. A seguir voltava ao mesmo estado em que aparentava estar morto.

 

Agora fui ao aquário e outro peixe tem os mesmos sintomas deste ultimo...

 

Resta dizer que os peixes que morreram foram todos guppys e que o aquario tem apenas guppys (machos e femeas adultos e juvenis), 4 corys e 2 ottos.

 

Entretanto antes do ultimo peixe morrer a agua do aquario foi mudada e apresentava niveis normais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens feito trocas de água regulares? Tens os filtros limpos?

 

Talvez o melhor fosse fazeres trocas de água (diárias mas em pouca quantidade). Sem sabermos os sintomas que os peixes apresentam não podemos chegar a uma conclusão concreta.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os sintomas já foram descritos. Tal como disse os peixes parecem estar apaticos, sem se mexer como se tivessem mortos e de repente voltam a mexer-se e depois voltam ao mesmo estado, acabando mesmo por morrer.

Já morreram mais 3, sendo que 2 não deixaram vestigios (não sei se os outros os comeram se quê, mas acho estranho porque não se ve rasto). Um deles horas antes andava normal, foi comer e andava todo esperto. 1/2h depois estava morto. Tinha uma mancha castanha na parte de baixo do corpo abaixo da boca, não sei se terá tido alguma coisa...

 

Agradecia ajuda porque eles continuam a morrer e eu não sei o que fazer visto que já fiz troca de agua e a situação manteve-se. Ao todo, em 3 dias morreram 7 guppys...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

não sei o que fazer visto que já fiz troca de agua e a situação manteve-se.

Os resultados podem não ser imediatos.

Se fosse intoxicação deverias notar melhoras.

 

Aponto para um problema bacteriano.

Arranja um antibiótico. Se conseguires arranjar Sera Bactopur Direct melhor.

O tratamento devia ser feito num aquário hospital. Se não tiveres tens de fazer no comunitário. Mede com regularidade os valores de amônia e nitritos. Se ficarem atingirem valores muito altos faz trocas de água para baixar e repõe medicamento outra vez.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo,

 

De qualquer forma se fosse comigo, eu oxigenava mais a água e punha um pouco de Cycle.

Será suficiente?? :wink:

Não me parece que seja falta de oxigénio ou problemas com falta de bactérias no filtro (não tem NO2 nem NH4).

 

Continuo a achar que são bactérias pelo facto dos peixes se encontrarem apáticos. :wink:

Se fosse intoxicação os sintomas seriam diferentes...

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já coloquei um triangulo difusor, pois antes tinha apenas uma pedra difusora desde que o antigo triangulo se partiu.

Tenho backtopur mas não é o direct, é o outro. Mas que peixes escolho para o aquario hospital se eles não apresentam sintomas senão já numa fase muito avançada? Não faz mal meter no comunitario visto ter corys e ottos? Não fará mal caso alguns não estejam afectados?

 

Obrigado pelas respostas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não faz mal meter no comunitario visto ter corys e ottos? Não fará mal caso alguns não estejam afectados?

Podes usar esse (embora o outro actue de maneira diferente e mais rapidamente). Não faz mal aos peixes.

 

Vai é matar as bactérias do filtro. Por isso é que deves ter atenção aos niveis de amônia e nitritos.

 

O ideal mesmo era montares o aquário hospital, colocares metade de água do comunitário, a outra metade água limpa, colocar um filtro (nem que seja "novo"), passares para lá os peixes e fazeres um tratamento aí.

 

As trocas de água podem ser diárias e renovas com mais medicamento (mediante a água que tiras).

 

Partindo do princípio que a água está livre de amônia/nitritos/nitratos/cloro etc, pode ser um ataque bacteriano fulminante... não estou a ver mais nada... :wink::wink:

 

As mortes começaram depois de alguma troca de água? Limpeza do aquário?

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes da limpeza do aquario morreram 3, sendo que 2 pareciam mesmo podres e so tinham passado umas horas apos a sua morte. Um que morreu depois da limpeza ja estava doente antes e os outros 3 morreram apos a limpeza sendo que 2 deles desapareceram (nao consegui encontrar o cadaver). Um deles morreu durante a noite e o outro durante a tarde, logo não passaram muitas horas... A unica coisa que noto é que quase todos os peixes apresentam a zona da testa ao nariz um pouco esbranquiçada mas de resto nao noto mais anomalias. O problema do aquario hospital é que é pequeno para os cerca de 20 peixes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após a morte de 3 peixes fiz uma limpeza mais profunda ao aquario, mudando água, revolvendo o areao (que neste caso tem terra por baixo - floradepot da Sera), etc. E após essa limpeza os valores eram os já referidos. Tenho 2 filtros: 1 Tetratec 300-600 l/h e um Aquapor AQ-300. O aquario tem pouco menos de 54 litros. Nele tenho 4 cory's. 2 otto's e cerca de 20 guppys alem das plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após a morte de 3 peixes fiz uma limpeza mais profunda ao aquario, mudando água, revolvendo o areao (que neste caso tem terra por baixo - floradepot da Sera), etc. E após essa limpeza os valores eram os já referidos. Tenho 2 filtros: 1 Tetratec 300-600 l/h e um Aquapor AQ-300. O aquario tem pouco menos de 54 litros. Nele tenho 4 cory's. 2 otto's e cerca de 20 guppys alem das plantas.

 

Atenção a estas limpezas. :oops: Assim acabas por destabilizar o aquário todo...

Tens floradepot à "vista"? É que pode estar a soltar algo para a água...

Estás a trocar a água toda ou só parte?

 

Acho que tens peixes a mais no aquário. Apesar de teres filtros relativamente potentes podem não estar a "tratar" bem essa água. O problema pode até estar aí (excesso de peixes + má filtragem/má manutenção dos filtros = boom de bactérias).

 

Se retirares a água toda, remexeres areão, limpares filtros etc, tens de começar a ciclar tudo de novo. É provável que ao fim de 2/3 dias ainda não tenhas amônia/nitritos.

 

- Não deves ter floradepot "á vista" (não é muito aconselhado);

- trocas de água apenas parciais;

- limpar o filtros regularmente;

- tens de despachar alguns peixes (a meu ver);

- a "testa" e o "nariz" esbranquiçados parecem mesmo problemas bacterianos ( Flexibacter columnaris... muitas são fulminantes);

 

Um conselho: mete bactopur (o Direct era melhor... mas na ausência do mesmo usa esse). Faz muitas trocas de água e renova sempre com medicamento. Não coloques a temperatura muito alta pois faz com que as bactéria de desenvolva mais rapidamente.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi

 

Antes da limpeza do aquario morreram 3, sendo que 2 pareciam mesmo podres e so tinham passado umas horas apos a sua morte
Um que morreu depois da limpeza ja estava doente antes e os outros 3 morreram apos a limpeza

 

Após a morte de 3 peixes fiz uma limpeza mais profunda ao aquario, mudando água, revolvendo o areao (que neste caso tem terra por baixo - floradepot da Sera), etc.

 

Quando realmente não se tem informação para trabalhar, um bom conselho é manter o nivel de O2, reforçar o filtro biológico e TPA´s.

 

Foi só por isso Nuno :wink:

 

Boa sorte com os peixitos e segue os conselhos do Nuno.

 

bj e abraço

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais