Tratamento da Água e Condições Ideias para Bettas


Recommended Posts

Boa Noite,

Estou agora a começar neste mundo da Aquariofilia, e apesar de já ter lido imensos tópicos nesta área, não encontrei respostas/esclarecimentos sobre as condições de água e tratamento ideias para um Peixe Betta. Tenho estado a pesquisar sobre Acondicionadores de Água e outros produtos para colocar no aquário, mas como é a minha primeira vez a pesquisar e, futuramente, a usar tenho medo de fazer algo errado que prejudique saúde e bem estar do peixe.

O Betta só vem depois de ter todas as condições asseguradas para o seu bem estar e saude. Em princípio, o aquário será de 20 litros e terá Filtro, Termostato, Luz LED e estou a pensar em colocar plantas vivas. Falta-me escolher os produtos para o tratamento da água, e pensei expor aqui as minhas dúvidas na esperança de que alguém me pudesse ajudar...!

Paço a colocar as minhas dúvidas:

Acondicionadores de Água como o Aquasafe da Tetra ou o Seachem Prime são bons? 

No Caso da Tetra (se o produto for seguro para o Betta), pode-se juntar mais do que um produto da mesma marca (Aquasafe + CrystalWater)?

Com a utilização do Acondicionador, Filtro e Plantas Vivas, é necessário/recomendado colocar um suplemento da bactérias nitrificantes para reduzir os níveis de amónia e nitritos?

E no caso do Acondicionador da Seachem (também) ser de qualidade, é aconselhável juntar com outros produtos da mesma marca (AmGuard, Paraguard, Pristrine, StressGuard (no caso de o Betta chegar stressado da viagem) e Stability)?

No caso de existir outros produtos de qualidade com um preço acessível e que sejam melhores do que estes, quais recomendam?

A outra dúvida que tenho, é:

 Qual o pH ideal para um aquário de Betta?

Aproveito também este tópico para abordar a questão do Ciclo de Nitrogénio... quando e como dever ser realizado?

Agradeço desde já pela atenção, e peço desculpa pela minha ignorância, mas só comecei a pesquisar sobre tudo há cerca de 3 dias...!

Cumprimentos

 

Editado por Eduarda Sofia Livramento
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Eduarda Sofia

Bem vinda ao Fórum.

Eduarda mudei o teu poste para Primeiros Passos,a sim terás muito mais ajuda.

Sobre o ph do Betta eles se dão bem em ph 7,0,mas também se for 6,0,ou 6,6. eles em geral se dão bem,sobre o ciclo do azoto,em geral leva 30 dias,isto é muito importante que seija feito ate ao fim,os acondicionadores que tu citastes qualquer deles são bons,para um aquário de 20 litros se poderes compra um filtro de cascata ou mochila são dois nomes mas o filtro e o mesmo,compra para colocares no filtro cerâmicas para alojar as bactérias que irão ajudar a manter o aquário bem,durante o ciclo dia sim dia não colocas umas escamas de comer no aquário,muito poucas,para ajudar a criar Amónia que é muito tóxica para os peixes,mas que para as bactérias elas se alimentam,e depois vai criar Nitrítos que também e tóxico para os peixes,mas que vai criar outras bactérias que vão se alimentar do mesmo,e por sua vez irão criar novas bactérias que irão consumir os Nitratos este menos perigosos ate 25ppm,isto se houver plantas irão consumir os nitratos,ora o fim do ciclo do azoto é quando a Amónia e os Nitrítos estiverem todos a zero,e o Nitratos entre 5ppm ate 20 ppm.

Sobre plantas podes ir para plantas de baixa manutenção vê aqui,https://tropica.com/da/planter/ todas as plantas que tiverem a folha há frente verde clara são de manutenção baixa, Eu esqueci-me de te dizer que montas o aquário todo,com plantas pedras ou troncos,filtro a trabalhar,termostato também,e luz,e deixas tudo a trabalhar como se já tivesses o peixe,mas sem o peixe,durante 30 dias.

Sobre o suplemento de bactérias se quiseres colocar coloca,na minha opinião fazia o ciclo naturalmente,mas isso sou eu.

 

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 40 minutos, Alvaro Silva disse:

Boas Eduarda Sofia

Bem vinda ao Fórum.

Eduarda mudei o teu poste para Primeiros Passos,a sim terás muito mais ajuda.

Sobre o ph do Betta eles se dão bem em ph 7,0,mas também se for 6,0,ou 6,6. eles em geral se dão bem,sobre o ciclo do azoto,em geral leva 30 dias,isto é muito importante que seija feito ate ao fim,os acondicionadores que tu citastes qualquer deles são bons,para um aquário de 20 litros se poderes compra um filtro de cascata ou mochila são dois nomes mas o filtro e o mesmo,compra para colocares no filtro cerâmicas para alojar as bactérias que irão ajudar a manter o aquário bem,durante o ciclo dia sim dia não colocas umas escamas de comer no aquário,muito poucas,para ajudar a criar Amónia que é muito tóxica para os peixes,mas que para as bactérias elas se alimentam,e depois vai criar Nitrítos que também e tóxico para os peixes,mas que vai criar outras bactérias que vão se alimentar do mesmo,e por sua vez irão criar novas bactérias que irão consumir os Nitratos este menos perigosos ate 25ppm,isto se houver plantas irão consumir os nitratos,ora o fim do ciclo do azoto é quando a Amónia e os Nitrítos estiverem todos a zero,e o Nitratos entre 5ppm ate 20 ppm.

Sobre plantas podes ir para plantas de baixa manutenção vê aqui,https://tropica.com/da/planter/ todas as plantas que tiverem a folha há frente verde clara são de manutenção baixa, Eu esqueci-me de te dizer que montas o aquário todo,com plantas pedras ou troncos,filtro a trabalhar,termostato também,e luz,e deixas tudo a trabalhar como se já tivesses o peixe,mas sem o peixe,durante 30 dias.

Sobre o suplemento de bactérias se quiseres colocar coloca,na minha opinião fazia o ciclo naturalmente,mas isso sou eu.

 

Saudações

Boa Noite Sr. Alvaro,

Muito obrigada pela sua gentileza e ajuda.

Em relação ao Filtro, eu penso que o que venha incluído no aquário é um filtro de esponja... será que também pode ser esse filtro ou terei mesmo que comprar um de cascata?

Então, pelo que eu percebi, o suplemento de bactérias é uma alternativa química do Ciclo de Nitrogénio, certo?

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Eduarda

Deixa o Sr para lá,sobre o filtro esse e bom e para aquários de camarões,sim devias comprar um filtro de cascata eles ate há para varias bolsas,escolhe um que possa levar bastantes cerâmicas,se não sabes é isto PET4YOU_BIO_RING_4cc9e19477a5d_250x200.jpgque se coloca dentro do filtro para alojar as bactérias.

Não, as bactérias que tu colocas não implica que tenhas que fazer o ciclo,o que pode acontecer e o ciclo ficar um pouco mais curto,caso não faças ideia o que e um filtro de cascata,pois é isto que esta nesta figura download.jpg

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Tarde, 

Muito obrigada pela sua explicação. Realmente não conhecia este tipo de filtro...

Aproveito também para colocar as minhas mais recentes dúvidas, que provêm das minhas pesquisas sobre Filtros Cascata e o Ciclo do Nitrogénio.

Em relação aos Filtros Cascata, a única coisa que se tem de substituir com alguma regularidade são as cerâmicas, ou tem mais algum produto que deve ser adicionado e trocado de tempos em tempos?

Já sobre o Ciclo do Nitrogénio, enquanto estava a ver os Acondicionadores e Cristalizadores para tratamento da água encontrei estes produtos, que penso que estejam relacionados com o ciclo... só que eu não consegui perceber o que são, para que servem. Os produtos são: Tetra FilterActive Bacteria, Tetra Nitrate Minus e Tetra Safestart Bactéria. De qualquer maneira, realizarei o processo de maneira natural, em princípio... ainda estou a ver produtos, só depois de ter tudo definido é que vou começar a comprar. 

Em relação às plantas, estou em dúvida sobre colocar o substrato Tetra ActiveSubstrate ou o Tetra CompleteSubstrate... e vi também que existe uns produtos para adicionar dióxido de carbono (Tetra CO2 Plus) e  Fertilização Semanal Líquida para Plantas (Tetra Planta Pro), a minha dúvida é se estes produtos podem ser adicionados ao aquário (juntamente com o Acondicionador e o Cristalizador de Água) e se são de alguma maneira prejudiciais à saúde e bem estar do Betta? Se não for prejudicial, estes produtos (juntamente com os sais minerais do substrato e a luz) são suficientes para a alimentação das plantas?

Peço desculpa se estou a ser uma grande chata, mas é a minha primeira vez a ouvir falar sobre todas estas coisas e estou completamente à nora...!

Cumprimentos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Eduarda

Não,não tens que substituir as cerâmicas,o que tens é ao comprares o filtro tirares tudo o que vem lá,isso sim terias que substituir de x em x de tempo.

O Tetra FilterActive Bacteria,é um produto para criar as bactérias no filtro,mas se estas a pensar em fazeres o ciclo do azoto naturalmente,não precisas de comprar este produto,o Tetra Nitrate Minus também na minha opinião não precisas para agora, o Tetra Safestart Bactéria serve para colocares no aquário para começar o ciclo do azoto, acho que se fores fazer o ciclo da maneira natural não precisas de gastar dinheiro nisso.

Sobre Tetra ActiveSubstrate ou Tetra CompleteSubstrate são substratos para as plantas,dependendo das plantas que colocares,se são de baixa manutenção,ou de media ou alta manutenção,há substratos activos que tem alimento para as raízes das plantas,estes substratos em geral tem que serem cobertos com outro substrato não activo,porque o que esta por baixo não pode entrar em contacto directo com a água.

Sim o Acondicionador deves sim comprar,porque sempre que fizeres uma TPA antes de colocares a água no aquário tens que colocares o acondicionador na água.

A minha opinião se queres um Betta,acho que o substrato podias colocares um que não fosse activo,um tronco e umas pedras,depois plantas de baixa manutenção como por exemplo,Anubias,Bucephalandras,Fetos de Java,Musgos,todas estas plantas não são enterradas,são atadas ou coladas a troncos ou pedras,e depois tens muito outras plantas,vê o saite que eu te mandei.

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom Tarde,

Muito obrigada mais uma vez pelos seus esclarecimentos e dicas. Vou começar a arranjar os produtos e equipamentos necessários em breve.

Em relação ao substrato, vou realmente optar por um não ativo... tenho estado a pensar bastante no assunto das plantas vivas e cheguei à conclusão de que se calhar vou colocar umas artificiais próprias para Bettas no fundo do aquário e talvez coloque umas plantas flutuantes mais para a frente. É possível colocar as plantas flutuantes depois de realizar o ciclo do azoto sem que prejudique de maneira alguma o peixe, ou é mesmo recomendado fazer com tudo logo desde início? E só mais uma dúvida, no caso de optar por não colocar plantas vivas no aquário não há problema uma vez que tenho as bactérias boas no filtro que já se alimentam da Amónia e dos Nitritos/Nitratos, certo?

Mais uma vez obrigada e votos de um bom dia.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Eduarda Sofia Livramento disse:

vou colocar umas artificiais próprias para Bettas no fundo do aquário

Não faça isso... há tantas plantas que pode utilizar em vez de plásticos... e nem precisa de substrato, basta atá-las a uma pedra ou tronco pequenos...

 

há 3 horas, Eduarda Sofia Livramento disse:

É possível colocar as plantas flutuantes depois de realizar o ciclo do azoto sem que prejudique de maneira alguma o peixe, ou é mesmo recomendado fazer com tudo logo desde início?

Pode fazer como quiser. O que é desaconselhável é mecher muito no substrato depois de já ter tudo a funcionar.

 

há 3 horas, Eduarda Sofia Livramento disse:

E só mais uma dúvida, no caso de optar por não colocar plantas vivas no aquário não há problema uma vez que tenho as bactérias boas no filtro que já se alimentam da Amónia e dos Nitritos/Nitratos, certo?

As bactérias que temos no filtro não consomem Nitratos (haver há, mas é uma coisa que nem sempre se consegue atingir). Os Nitratos são consumidos pelas plantas, mas ainda assim devem também ser removidos com TPAs.

Editado por João Cardoso (Kadoxu)

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite Sr. João,

Muito obrigada pelos seus esclarecimentos às minhas dúvidas. Vou ter isso em consideração aquando do processo de compra do equipamento.

Cumprimentos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Eduarda

Não vás por plantas de plástico.as plantas vivas são uma grande ajuda ao meio,e ajuda na biologia do aquário,vai-te ficar mais caro as plantas de plástico que a naturais.

 

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

On 19/08/2020 at 21:23, Alvaro Silva disse:

Boas Eduarda

Não vás por plantas de plástico.as plantas vivas são uma grande ajuda ao meio,e ajuda na biologia do aquário,vai-te ficar mais caro as plantas de plástico que a naturais.

 

Saudações  

Boa Noite Álvaro,

Peço desculpa na demora em responder, mas estive a tratar do processo de importação do meu Betta e acabei por ficar um pouco ausente aqui do fórum...

Muito obrigada pelo seu esclarecimento à questão das plantas naturais, a partir de amanhã vou dar uma vista de olhos mais aprofundada ao site que me mandou.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Tarde, 

Peço desculpa por estar a incomodar mais uma vez, mas depois de dias atarefados com o processo de transporte do meu Betta estive a ver o site que me foi recomendado e tomei a decisão de adquirir 2 Anubias para o meu aquário(1 Anubias barteri var. angustifolia (que vou colocar debaixo de uma rocha) e uma outra mais curta e pequena que já vem numa.

Agora a minha dúvida é, como não vou usar nenhum substrato ativo no aquário (apenas uma areia fina) nem um difusor de CO2, que tipo de cuidados preciso de ter com as plantas? Estive a ver dois produtos da gama Tetra: o Tetra Planta Pro e Tetra CO2 Plus, será que satisfazem as necessidades das plantas juntamente com a luz? E são aconselháveis para colocar no aquário do Betta?

Obrigada desde já pela atenção!

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Eduarda Sofia

As Anubias não são plantadas,são atadas ou coladas a rochas ou troncos,as Anubias tem um rizoma que ao ser enterradas acabam por morrer,porque o rizoma apodrece,como são plantas de baixa manutenção,e demoram muito a crescer,podes usar o Treta Planta Pro,mas não é por isso que elas vão crescer mais rápido.

 

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Alvaro Silva disse:

Boas Eduarda Sofia

As Anubias não são plantadas,são atadas ou coladas a rochas ou troncos,as Anubias tem um rizoma que ao ser enterradas acabam por morrer,porque o rizoma apodrece,como são plantas de baixa manutenção,e demoram muito a crescer,podes usar o Treta Planta Pro,mas não é por isso que elas vão crescer mais rápido.

 

Saudações

Boa Noite,

Muito obrigada mais uma vez pelo seu esclarecimento. Vou ter isso em atenção quando colocar as plantas no aquário.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola boa noite!

 

Essa questão das anubias é mesmo para todos os tipos de anubias?? Vim de plantar a 3 horas atrás uma anubias barteri nana.

 

Sendo assim segunda feira (amanha impossivel) tenho que comprar cola adequada e tirar agua até ao sitio onde quero colar a planta, senao nao vai aderir correcto?? (vai ser colada a uma rocha)

 

Obrigado pela ajuda

 

Carlos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Carlos Patricio

Bem vindo ao Fórum.

Todas as Anubias tem que ser atadas ou coladas a rochas ou troncos,para colares não precisas de tirar a água do aquário,basta para isso comprares cola Super 3 que diga na composiçâo que tem cianoacrilato, Compra em gel,e podes colar mesmo dentro de água.

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.