Xenias "murchas"


Nuno Prazeres

Recommended Posts

Este fim de semana tive um problema que não consegui ainda explicar no aquário. Estive fora cerca de 30 horas e quando voltei as Xenia sp. (tenho variadades branca e castanha) estavam todas "murchas" como se tivessem sido espremidas. :roll: Aparentemente estarão ainda vivas. :twisted:

 

Já me tinha acontecido algo do género embora menos grave e recuperaram passados uns dias.

 

Já alguém passou por algo semelhante? É algo do género regenerativo como o que se passa por exemplo com os Sarcos e Sinularias?

 

Os outros corais estavam mais ou menos embora aparentando menor expansão de pólipos. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi apisto!

 

O teu problema pode ter origem em muitas coisas.

:twisted: Estiveste a fazer algum tratamento à água com algum produto ou remédio?

:roll: A água está com os valores normais?

:) A água de reposição/troca é de boa proveniencia?

:wink: Adicionas periodicamente elementos traço à água?

 

Cumprimentos,

Pedro

 

MEGA ARQUIVO AGORA COM VIDEOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu problema pode ter origem em muitas coisas.

:twisted:  Estiveste a fazer algum tratamento à água com algum produto ou remédio?

:P  A água está com os valores normais?

:arrow:  A água de reposição/troca é de boa proveniencia?

:arrow:  Adicionas periodicamente elementos traço à água?

 

:arrow: não

:arrow: medi temperatura e densidade e estavam mas a maior suspeita está aí - cheira-em a pH excessivamente alto porque aumentei a concentração da kalk e acabou por entrar muita duma vez e logo durante o período de luz ligada porque houve que recuperar um dia de evaporação.

:arrow: Cabo Raso, já tinha feito mudas com esse mesmo lote (mesmo bidon, mesma águas sem problemas)

:arrow: TPAs de 10% semanalmente e kalk

 

Hoje as Xenia brancas já estavam a recuperar (estarão com metade do volume anterior mas já pulsam timidamente). Agora as castanhas, até doi vê-las - estão com um décimo do tamanho - Xenia sp. Bonsai :cry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, parece que foi mesmo a kalk! Acho um erro introduzir água com kalk durante o dia, altura em que normalmente por natureza o ph está mais alto, por isso deverias de fazer a reposição de água com kalk à noite, altura de baixa do ph.

Para mim o problema está resolvido, tens que dar tempo e faz uma medição ao kalk, se estiver alto, nos próximos dias não adiciones kalk.

Depois dá noticias.

Cumprimentos,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho de facto de resolver esse tema que no meu aqua é agravado porque, devido a problemas de espaço, o refúgio com Caulerpa é iluminado com o mesmo ciclo o que agrava a amplitude de pH.

 

Para mim a reposição da evaporação é das coisas mais desgastantes em água salgada, principalmente no verão em que as ventoinhas chegam a multiplicar por 3 a quantidade libertada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais