AJUDA URGENTE - PH altissimo


Jpbp

Recommended Posts

Tenho um medidor electronico.

O normal durante o dia era ph=8,15 a 8,20

Agora não desce abaixo dos 8,45

Neste momento até está a 8,58

Será do calor...o tempo aqueceu um pouco estes ultimos dias...

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vivas,

 

Talvez devesses por começar por verificar se o mesmo esta a funcionar bem ( suponho que ja tenhas feito isso, limpeza e verificar se esta bem calibrado, etc).

Por acaso não estas a usar kalk? Se sim há noite? Ou durante o dia?

Mais ideias não me ocorrem :| .

 

Abraço

Jadso

" Uma opinião tem o peso da mesma"

Setup em http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...21&start=25

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algumas verificações que fiz com o medidor deu os seguintes resultados:

 

Água da torneira : 8,98

 

àgua engarrafada 7 fontes (diz no rótulo que o PH é 4,80) : 6,31

 

àgua do mar : 8,37

 

água do aquário (depois das luzes desligadas) : 8,52

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

Antes de mais tens de calibrar esse medidor.

Estes medidores deverão ser calibrados uma vez por mês pois facilmente começam a dar leituras erradas após algum tempo e, geralmente, dão valores mais altos do que a realidade.

Aconselho-te as soluções de calibragem da Hanna (o pH 7,01 e o pH 10,01).

Quanto ao facto de nas últimas semanas o pH dos aquários estar mais alto que o normal não é de estranhar... deve-se, de uma forma indirecta, às temperaturas mais altas. Não devido à temperatura em si mas porque agora as pessoas têm as janelas das casas mais tempo abertas, entrando mais O2 e saindo mais CO2.

Pelo sim, pelo não, é melhor parares de pôr kalk para já...

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estes medidores deverão ser calibrados uma vez por mês pois facilmente começam a dar leituras erradas após algum tempo e, geralmente, dão valores mais altos do que a realidade.

Aconselho-te as soluções de calibragem da Hanna (o pH 7,01 e o pH 10,01)...

 

 

Uma vez por mês pode ser pouco, dependendo da quantidade de leituras que ele faça...

 

Quanto as soluções... ele deve comprar as soluçoes da marca do aparelho, pois há diferenças boas entre elas...

 

:lol: podia-te dar uns bons exemplos em que isso já me aconteceu... ( a nivel profissional ) :o

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Descobri que afinal o Ph não estava alto, as leituras é que não estavam correctas.

Depois de rectificar um pequeno pormenor no medidor electrónico passei a obter as seguintes leituras agora bem mais crediveis:

 

Água da torneira : 8,83

 

àgua do mar : 8,18

 

água do aquário (depois das luzes desligadas) : 8,20

 

àgua engarrafada 7 fontes (diz no rótulo que o PH é 4,80) : 5,77

 

àgua engarrafada Evian (diz no rótulo que o PH é 7,20) : 7,64

 

àgua engarrafada Luso (diz no rótulo que o PH é 5,40) : 6,27

 

 

Conclusões:

- a água da torneira está, definitivamente, com o ph anormalmente alto (o que pode contribuir para, de facto, vir a aumentar o ainda mais o ph da mistura de kalk, já que uso água da torneira na sua confecção)

- a água do mar apresenta um ph normal (julgo que esta se encontra normalmente entre os 8,00 e os 8,30)

- os valores de ph indicados nos rótulos das marcas de água engarrafada não correspondem à realidade (vocês poderão verificar se obtêm os mesmos valores que eu obtive)

 

 

P.S. Já me esquecia de referir que o pormenor que estava a interferir com os resultados era a "battery low".

Com pilhas gastas o ph do aquário era de 8,55. Com pilhas novas já apresentava o valor habitual de 8,20.

 

 

Não precisei por isso de calibrar o medidor electrónico... Vou continuar a depositar confiança nas leituras pois já obtenho novamente o valor esperado de 8,18 para a água do mar.

 

Em todo o caso gostaria de ter aqueles liquidos de calibração à mão para qualquer eventualidade. Alguem sabe aonde posso adquiri-los (só os liquidos)? Em que doses são vendidos?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João Cotter:

Quanto ao facto de nas últimas semanas o pH dos aquários estar mais alto que o normal não é de estranhar... deve-se, de uma forma indirecta, às temperaturas mais altas. Não devido à temperatura em si mas porque agora as pessoas têm as janelas das casas mais tempo abertas, entrando mais O2 e saindo mais CO2.  

Pelo sim, pelo não, é melhor parares de pôr kalk para já...

 

Há um outro factor muito mais "poderoso" diria eu. Se no inverno o meu mini tinha uma evaporação de 1 litro dia, agora está a 2 litros dia, não só por força da temperatura exterior e humidade reduzida potenciarem mais a evaporação, mas principalmente pelas ventoinhas.

 

Por outras palavras: se mantiver a concentração de kalk inalterda, entra o dobro de iões OH- no aqua pelo que é de esperar que o pH fique "upa upa"... :evil:

 

Penso que outro dia as minhas Xenia castanhas derreteram porque fiz a kalk um pouco puxadota e o pH foi para onde não devia ir. :wink:

 

Sou mesmo burro. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais