Cálcio a 1000 ppm!


JR

Recommended Posts

Olá pessoal,

 

Apesar de não dizer qual o equipamento que utilizo, gostaria que comentassem os parâmetros da água do meu aquário sff, mas principalmente o valor de Cálcio:

 

Salinidade: 1027,5

Dureza: 6 KH

PH: 7,8

Cálcio: 1000 ppm

Nitritos: 0

Nitratos: 0

Amónia: 0

Temperatura: 26 graus

 

O que acham?

 

JR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho impossivel... esse teste deve estar Marado, ainda mais agora com o calor.

 

Todos os testes devem ser conservados no frigorifico ( referenciando os que apresentam resultados por cores.

 

Compra outro teste ou examina outra agua com esse teste que te deu 1000, mas quase de certeza que o teste está estragado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso o teste de Ca da JBL e dá-me leituras meias maradas.

 

Por isso, como depreendo que a concentração de Ca na água do Cabo Raso é mais ou menos constante por volta dos 360/380 (que é a concentração "oficial" nas nossas águas) limito-me a garantir que na titulação deito mais umas 4 gotas o que significa que tenho a kalk a repor bem o consumo do aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola',

 

Dureza: 6 KH

 

Este valor de kH foi suficiente para me matar todas as xenias que tinha no aquario, julgo que obtive este valor de Kh apos adicionar, sem fazer testes calcio liquido ao aquario durante uns dias.

O meu conselho, fazeres umas mudancas de agua com agua de osmose e sal e testares essa mistura antes de adicionares ao aquario.

 

Antonio Paes

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Antonio, desculpa mas discordo de ti :wink:

Se as tuas xenias morreram de certeza que nao foi pelo kh=6

 

Tenho o meu kh desde o inicio sempre com esse valor, sempre 6 ou 7 e viste bem o crescimento das minhas xenias brancas.

 

O kh=6 ao contrário do que muitos dizem nao é um mau resultado, apesar de se encontrar no limite inferior do mais ou menos aceitável, é o kh existente nas aguas que banham os recifes por todo o mundo.

O que mais interessa é que os valores sejam constantes, agora se é 6 ou 11... Nao sei se isso é sequer importante.

 

So a titulo de exemplo, este mes tive uma semana sem limpar o vidro da frente e ta cheio de centenas de pontos de coralina pelo vidro todo, e com kh=6.

O aquario ta montado e com estes valor de kh a ja 8 meses

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi,

 

penso que tenha sido do kh, aliada a uma pequena descida do Ph ( 8.0 )apos uma leitura das faqs sobre xenias na

 

http://www.wetwebmedia.com/xeniiddisfaqs.htm

 

Logo na primeira resposta do Anthony Calfo ( um dos Gurus dos reefs )

 

Ainda bem que as tuas nao foram afectadas pelo Kh.

As mudas dos corais que te comprei e todos os outros que tenho estao de perfeita saude, so' mesmo as Xenias e' que desapareceram em uma semana.... tanto as brancas como as castanhas.

 

Antonio Paes

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

POis nao és a primeira Pessoa que tem esse problema... ha pessoas com aquarios estabilizados a mto tempo e excelentes condiçoes e simplesmente nao conseguem manter xenias mesmo mantendo corais 10 vezes mais dificeis :wink: é ainda uma incognita pq nuns se tornam praga e outros simplesmente nao se dao.

mas continuo a acreditar que nao seja o Kh.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou com o Miguel. Tenho o KH por volta de 6/7 e as Xenia estão bem e são cada vez mais e mais volumosas.

 

Não tarda muito vou ter de começar a despachar umas mudas.

 

Já tive uma situação em que elas estiveram em choque (fechadas e como que desinfladas) um dia e meio mas isso deveu-se a uma avaria no maldito pinga pinga no fim de semana.

 

A gravidade específica saltou de 1025 para 1028.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá a todos,

 

Concordo em absoluto com o Miguel Pereira, tenho tantas xenias que deito fora alguns pés todos os meses e nunca na vida fiz um teste do que quer que seja no meu aqua, limito-me às habituais mudas de água +/- semanais (5 ou 10% conforme me dá na telha) kalk nocturno alternado com bio-calcium +/- diário e de vez em quando, talvez uma vez por mês adiciono a olhómetro um pouco de iôdo e de estrôncio, deve ser 1 ou 2 ml de cada depende da vitalidade das xenias (que nunca ficaram murchas), este sistema está a funcionar há dois anos e meio com alguns corais duros uma quantidade de moles, uma hecteractis magnifica uma tridacna, 6 peixes, etc, etc...

 

Para concluir, o meu exemplo é algo exagerado (20 anos de aquarismo e os ultimos 15 nunca fiz um único teste em aquário meu) as pessoas com quem mais aprendemos são de facto aquelas que fazem imensos testes nos seus áquas, só assim se pode compreender e corrigir quando algo dá para o torto e como todos bem sabemos é graças a esses excelentes aquariófilos que hoje podemos ter os nossos aquas povoados com espécies que há alguns anos eram impossíveis de ter. Por outro lado acho que alguns de nós mexem demasiado na quimica da água à procura das condições ideais e isso torna os aquas demasiado instáveis.

 

Enfim não me vou alongar mais.

 

Um abraço

José António

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola',

 

Da proxima vez que fores deitar xenias para o lixo diz-me que eu vou ai' buscar :D . O lixo de uns pode ser um tesouro para outros.

 

Antonio Paes

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Xenias:

Já tive uma situação em que elas estiveram em choque (fechadas e como que desinfladas) um dia e meio mas isso deveu-se a uma avaria no maldito pinga pinga no fim de semana.  

 

Pois é... :P a coisa repetiu-se e as castanhas morreram praticamente todas. As brancas já recuperaram.

 

Penso que a coisa se terá devido a uma subida excessiva do pH.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais