agua natural ou osmose


rui monteiro

Recommended Posts

ola

tenho um reef e sempre fiz agua de osmose,ultimanente tenho verificado que muitos de vós utilizam agua natural. gostaria uns conselhos se é melhor do que a osmose e como é que posso fazer a colheita da e de que maneira a posso logo utilizar ou talvez nao?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

tenho um reef e sempre fiz agua de osmose,ultimanente tenho verificado que muitos de vós utilizam agua natural.
Se sempre fizeste água de osmose + sal, e te deste sempre bem, terás de ponderar qual o sistema que melhor se adapta ás tuas necessidades.

 

gostaria uns conselhos se é melhor do que a osmose e como é que posso fazer a colheita da e de que maneira a posso logo utilizar ou talvez não?

 

Em relação a ser melhor...é muito discutivel. Como sabes, existem alguns riscos na "captura" de água natural, como sejam a introdução de seres nocivos (incluindo algas) ou mesmo a introdução de poluentes e excesso de matéria orgânica. No entanto, usar água de osmose também tem algumas desvantagens...

 

Água natural

Vantagens:

- Fácil preparação -> basta carregar alguns bidons com água do mar e já está.

- Adição de alguns microorganismos planctónicos.

- Se vives perto do mar, torna-se mais barata que osmose + sal.

Desvantagens:

- Necessitas de carregar os bidons...o que nem sempre é fácil.

- Dependes das condições climatéricas (chuva...marés).

- A qualidade da água poderá não ser adequada (baixo pH/kH, densidade não certa, níveis de cálcio baixos, matéria orgânica em excesso).

- Poderás introduzir seres indesejados.

- Caso vivas longe do mar...será impossível utilizar água natural.

 

Água de osmose + sal

Vantagens:

- Qualidade da água "assegurada".

- Podes preparar em qualquer altura.

- Facilidade em adaptar as condições da água ás condições ideias para o teu aquário (densidade, pH/kH, etc)

- Em aquários grandes, torna-se mais fácil de usar.

Desvantagens:

- Dependência da qualidade do sal que usas (alguns poderão conter substâncias "menos boas", alteração de pH ao fim de algumas horas, etc)

- Muito trabalho, e tempo, a preparar...

- Nulidade em termos de vida microscópica

- Preço do sal

 

O armazenamento da água natural poderá trazer alguns problemas devido á decomposição da matéria orgânica presenta na mesma (excesso de nitritos, por exemplo). No entanto, é raro isso acontecer caso a água seja de qualidade e esteja correctamente armazenada..

Pessoalmente costumava usar água com algumas semanas de descanso...mas descubri valores excessivos de nitritos e agora passei a usar a água algumas horas após a recolha

.

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tive água natural guardada durante 2 meses e quando a utilizei estava com 0 nitritos 0 nitratos.

 

Até hoje nunca tive qualquer problema com a água natural, antes pelo contrário.

 

Há aquarios aqui no forum que são mantidos com água natural à muitos anos sempre sem qualquer problema.

 

Se testares os parâmetros da água dificilmente terás problemas.

 

Como já deves ter lido até o Aquário Vasco da Gama recolhe àgua natural onde nós recolhemos.

 

A minha opinião é que o artificial nunca pode ser igual ao natural, achas qua a água do mar é só água doce mais sal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha opinião é que o artificial nunca pode ser igual ao natural, achas qua a água do mar é só água doce mais sal?

 

nao e so agua mais sal, mas a agua de osmose + sal sintetico nao e agua com NaCl, tens tambem uma grande variedade de outros elementos que encontrariamos na agua natural... as vantagens da agua natural serao o preço (mas acho que quem mantem um reef podera muito bem pagar o sal e a agua) e a diversidade de seres vivos (considerando apenas os nao nocivos) que ela transporta (mas esses tambem poderemos encontrar no nosso aquario provenientes da rocha viva, apesar de serem em menor quantidade/variedade).

 

Abraço,

Miguel Mendes

100 PIXEL DE ALTURA MÁXIMA...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uso água natural e nunca tive problemas. Recolho no Cabo Raso como a maior parte dos membros do Fórum da região de Lisboa.

 

Esse facto tem a vantagem acrescida de, caso a água esteja poluída, alguém toca logo o sinal de alarme.

 

Se houver uma pobre alma deste forum que leve com uma mortandade após uma muda com água de lá, no dia seguinte toda a gente sabe.

 

Isso representa mais um serviço prestado pelo Fórum à comunidade.

 

Obrigado mais uma vez João Branquinho! :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais