Anubias com manchas pretas


Recommended Posts

large.20180401_184502.jpglarge.20180401_184509.jpglarge.20180401_191808.jpgboa tarde

Sou um inexperiente na aquariofilia porem gosto bastante desde mundo. 

tenho um aquario de "escritório" de 15litros com casal de platys. a decoracao passava por areia de de construção e ums plantas arrificiais, o normal para iniciantes. Acontece que ontem um amigo meu trouxe me uma dose de musgo de java e 3 pés de anubias. segundo ele e pelo que entretanto li aqui no fórum o musgo de java nao é muito rigoroso no que toca a substrato fértil e e co2 e portanto nao haveria problema em o colocar no meu aquario. para as anubias li que a areia nao seria o melhor substrato mas que segundo o meu amigo elas davam se bem. 

assim atei os pes de anubias as pedras, nao muito apertadas, e coloquei no aquario por volta das 19h. hoje de manha reparei que elas estao com as folhas amareladas e com uma mancha preta tipo algodão. as manhas nao saem facilmente. 

nao sei o que será. pelo que li poderá ser algas ou falta de nutrientes na agua.

Sendo domingo de pascoa nao cheguei a comprar nenhum tipo de fertelizante. como passo resolver 

quanto ao aquario alem dos 15 litros possui un termostato de 50w visto que a ninha casa é bastante fria regulado para os 24 C. o filtro é um TC 200. a iluminação ja incluida no aquario é led com 1.3w. 

 

 

Editado por Relvas Sousa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não acredito que as folhas fiquem amarelas e com BBA de um dia para o outro, isso já vinha assim do teu amigo de certeza. 

O que podes fazer é retirar as folhas amarelas e as que tem BBA e esperar que as novas cresçam.

Basta que faças trocas parciais de água regularmente para que não haja problemas, isto para as plantas, claro. 

Já os 15 litros para um casal de platys...

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim sei que é pequeno para os platys e em principio vou da los ao meu amigo e comprar um betta. 

mas em relação as plantas, as bba podem passar para o musgo? uma poda das folhas e com um bom fertilizante líquido será  que consigo melhorar uma situação

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

há 3 horas, Relvas Sousa disse:

sim sei que é pequeno para os platys e em principio vou da los ao meu amigo e comprar um betta.

 

As BBA aparecem com as flutuações de CO2. Provavelmente o teu amigo tem isso no seu aquário. Ora o teu sistema é outro, não havendo adição de CO2 em princípio não vais ter um incremento delas. O ideal como já te tinha dito é retirar as folhas afectadas. Em vez de colocar já o betta porque não optas antes por colocar umas caridinas japonicas e/ou umas neritinas primeiro? Ou então retiras essas anubias e compras um ou dois vasos de anubias novinhas sem algas! :)

 

há 3 horas, Relvas Sousa disse:

relação as plantas, as bba podem passar para o musgo?

Sim! E fica ainda mais difícil a sua remoção!

 

há 3 horas, Relvas Sousa disse:

um bom fertilizante líquido será  que consigo melhorar uma situação

Um bom fertilizante líquido é sempre aconselhado mas também o é uma boa iluminação, adição de CO2 e sobretudo uma água limpa e fresca seja com uma boa filtragem quer com trocas parciais de água regularmente.  :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sendo assim nao será para ja necessario a utilizacao de tratamento quimico? Excel da seachem ou liquid carbon da Aquabotanique?

 

entretanto aconcelharam me este fertelizante - STANDARD da Aquabotanique. o que acha?

 

Editado por Relvas Sousa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 31 minutos, Relvas Sousa disse:

 

há 33 minutos, Relvas Sousa disse:

musgo que ele me deu tambem vem do mesmo aquario podera ele tambem desenvolver algas?

Há imensas algas, todas prosperam graças aos desiquilíbrios dentro de um aquário! Saber quais e quando vão aparecer são previsões só possíveis por quem tem bolas de cristal  ;) 

 

há 31 minutos, Relvas Sousa disse:

sendo assim nao será para ja necessario a utilizacao de tratamento quimico? Excel da seachem ou liquid carbon da Aquabotanique?

 

entretanto aconcelharam me este fertelizante - STANDARD da Aquabotanique. o que acha?

 

Não compliques, a aquariofilia é para apreciar e não para te chateares. Em vez de começares a colocar químicos dentro do aquário que vão destabilizar o sistema segue a via mais fácil. Gasta antes o dinheiro em plantas saudáveis e sem algas e que não necessitam de grandes condições para se manter tipo as anubias, fetos, criptos, bucephalandras, musgos, etc etc e vais ver que não te arrependes.

Não conheço nenhum dos produtos da  aquabotanique. Quanto ao Excel não te aconselho pelas razões atrás ditas! 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.