Dúvida na ciclagem (Água turva, gordurosa e com micro-organismos no vidro)


Sblama

Recommended Posts

Olá a todos, acompanho o fórum há algum tempo, porém hoje resolvi criar uma conta para tirar umas dúvidas.

 

Comprei um Aquário de 100l no último final de semana. Decorei, montei e comecei o período da ciclagem. Acontece que estão acontecendo algumas coisas que não aconteceram nos meus outros aquários e eu estou com dúvidas.

 

1) A água está bem turva, pois comprei um tronco e não fiz a preparação correta. Apenas lavei umas 8x. A água do Aquário está turva, porém como minha intenção é criar tetras neon eu não dei muita importância, pois li que eles gostam de águas mais turvas. Só gostaria de confirmar com vocês se realmente não tem nada de perigoso.

 

2) A água está um pouco gordurosa no topo. Quando eu olho contra luz eu consigo ver bem. Isso é normal?

 

3) Reparei que existem vários micro-organismos colados no vidro do Aquário. A princípio parecem poeiras. Também reparei que parece existir algumas pequenas larvas que ficam pela água, essas não estão coladas no vidro. Por que que isso aconteceu? Em nenhum momento eu joguei ração de peixe para estimular amônia ou qualquer coisa do tipo.

 

 

Tempo de ciclagem: 6 dias

Amônia: 0

Nitrito: 0

Temperatura: 29 graus

Filtro: Atman Hf600

 

e2d0d32678d6c174ca6e1b22f4bee1c5.jpg479bb0e2a8c0c5fca7facc8a464ba80d.jpg8dd98c9edc1671f40d52ffa3d98b66de.jpg6e8f10a4112e0e7a35dbf70cc15c03e4.jpga453e6e2644d771b169101294430d653.jpga66e1e44846af12d7c09d51683350934.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sblama

Esse filtro e de mochila,e como não faz corrente de água,e não mexe em nada a coluna de água,a parte de cima

da água fica meio parada então faz aparecer esse tipo de gordura sobre a água,tens que colocares uma bomba

que faça mexer a parte de cima da água,a água estar turva,isso durante uns dias vai desaparecer.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque tens a água tão quente? 29° graus é demasiado para que as plantas se desenvolvam. Podes manter a água apenas com 24°. Falta mais informação sobre o aquário, dimensões dos vidros, iluminação usada, substrato colocado e valores da água além da amonia. pH, nitritos e nitratos vão ser necessários muito em breve. E esse filtro parece ser curto para 100 litros. Vais ter que compensar com mais mudas de água para manter a qualidade dela até melhorares a filtragem. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas.

A temperatura está em 29 graus porque havia visto que quanto maior a temperatura na época de ciclagem mais as bactérias se desenvolvem. Isso procede?

O filtro tem vazão de 650l/h, o Aquário tem 96l úteis. Pensei que estava ok, faz uma boa correnteza por dentro do Aquário. O que me recomendariam?

Iluminação: 2 lâmpadas fluorescentes da Osram de 25w e aproximadamente 1300 lumens cada.

Substrato: Basalto na cor preta, na embalagem diz PH neutro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 horas, Sblama disse:

A temperatura está em 29 graus porque havia visto que quanto maior a temperatura na época de ciclagem mais as bactérias se desenvolvem. Isso procede?

É a primeira vez que ouço isso! Não que possa estar errado mas além de um consumo energético maior $$$ está a dificultar o crescimento das plantas... Se depois é para baixar para os 24/25° mais vale começar já! 

há 15 horas, Sblama disse:

O filtro tem vazão de 650l/h, o Aquário tem 96l úteis. Pensei que estava ok, faz uma boa correnteza por dentro do Aquário. O que me recomendariam?

Para um aquário de 100 litros eu recomendo sempre um filtro externo ou de canister como se diz no Brasil. Embora a circulação pareça estar boa falta a capacidade de albergar esponjas e matérias filtrantes biológicas em quantidade necessária. Procura por um filtro que faça os 650 l/h ou mais mas tenha  de capacidade 4 ou mais litros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Galera, muito obrigado pelas respostas!

Logo após esse tópico eu resolvi tirar toda a água, já que estava só a 7 dias com o Aquário ligado. Tirei o tronco, tratei esquentando ele várias vezes, deixei de molho por 2 dias e montei o Aquário de novo.

Também melhorei a filtragem, como infelizmente eu não tenho condições de comprar um canister (o preço aqui no Brasil é vergonhoso) eu comprei outro Atman HF600. Agora tenho 2, um de cada lado do Aquário. E percebi uma melhora muito grande na filtragem e na movimentação da água.

Ontem comprei um purigen e coloquei no filtro, mas gostaria de saber se o que eu fiz está correto:

2386c59a42b549fbe701a70105188137.jpg

Eu retirei todos os refil dele, coloquei perlon na entrada da agua, uma esponja em cima do perlon. Aí na segunda parte embaixo de tudo está o saco com cerâmicas e em cima está o purigen. Eu coloquei o purigen em cima pois a água cai pra esse segundo compartimento por cima, então pensei que teoricamente ela bateria primeiro no purigen e depois iria para baixo passar pelas cerâmicas:

4ff8e9ee069acf304fdd0808f0ec40c0.jpg

Esse meu pensamento tá correto? Ou seria melhor eu inverter?

Estou com essa nova água há 10 dias e nada de amônia ainda. Será que devo jogar ração do meu betta pra estimular ou é melhor deixar naturalmente mesmo que demore? Se sim, quanto é quantas vezes?

Aquário: 80x30x40
Substrato: Comum, preto n2
Iluminação: 2x 32w fluorescente osram
Filtro: 2x Atman HF600
Amônia: 0
Nitrito: 0
Temperatura: 26
PH: 7,2

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sblama 

Na minha opinião no final da saída da água,e antes que esta entre no aquário,devias colocar um bocado de perlon para reter algum lixo que saia do filtro,

sim devias colocar um pouco de comer dos peixes,dia sim,dia não,ou de dois em dois dias, eu era para dizer que de facto esse filtro era curto,mas como

agora já são dois pois vai melhorar um pouco,se bem que um filtro externo canister seria muito melhor,como disse o Tozé.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.