Recommended Posts

Boas a todos, tenho me andado a debater com a questão dos consumos reais dos equipamentos dos aquários e não tenho encontrado grande informação. Sei que já li algures que quem tem aquários não costuma ligar a isso, mas visto que a minha factura aumentou substancialmente tive de descobrir as causas.

No meio deste estudo acabei por descobrir outros equipamentos de casa que consomem o que não devem.

Para não estar a despejar aqui muitos números vou só mencionar os casos mais flagrantes para perceber se serei o único com estes problemas:

Termostato eheim 300w, consome 400w

Termostato eheim 150w consome 200w

Eheim 3e 2076 deveria ser 15/35w consome 40/60w

Eheim 3e 2078 deveria ser 15/35w consome 40/60w

Eheim 2211 deveria ser 5w consome 27w

Eheim 2226 deveria ser 5w consome 26w

 

Os filtros claro que devem gastar mais um pouco que o anunciado pois os testes deles são feitos sem matérias e sem elevação, mas gastar o triplo parece-me abusado. 

No entanto o maior consumo que tinha era o transformador do eheim 2078 que estava a consumir 200w, troquei o transformador e passou a gastar 50w em média.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos, tenho me andado a debater com a questão dos consumos reais dos equipamentos dos aquários e não tenho encontrado grande informação. Sei que já li algures que quem tem aquários não costuma ligar a isso, mas visto que a minha factura aumentou substancialmente tive de descobrir as causas.
No meio deste estudo acabei por descobrir outros equipamentos de casa que consomem o que não devem.
Para não estar a despejar aqui muitos números vou só mencionar os casos mais flagrantes para perceber se serei o único com estes problemas:
Termostato eheim 300w, consome 400w
Termostato eheim 150w consome 200w
Eheim 3e 2076 deveria ser 15/35w consome 40/60w
Eheim 3e 2078 deveria ser 15/35w consome 40/60w
Eheim 2211 deveria ser 5w consome 27w
Eheim 2226 deveria ser 5w consome 26w
 
Os filtros claro que devem gastar mais um pouco que o anunciado pois os testes deles são feitos sem matérias e sem elevação, mas gastar o triplo parece-me abusado. 
No entanto o maior consumo que tinha era o transformador do eheim 2078 que estava a consumir 200w, troquei o transformador e passou a gastar 50w em média.
 


Interessante... tens aí valores muito díspares. Que método utilizaste para determinar o consumo real?
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

Boas,

Este tópico é de 2018, no entanto, para que não suscitem dúvidas, a melhor forma de contabilizar os custos, é medir através de um aparelho como este os kwh consumidos durante o mês, este aparelho pode ser ligado de forma independente em cada aparelho ou simplesmente na tomada geral onde todos os equipamentos do aquário estão ligados (como eu tenho) no final do mês calcula-se os kwh consumidos consoante o valor do kwh contratado (está na fatura), ou seja preço kwh x nº kwh consumidos = €'s gastos.

(não esquecer as taxas cobradas por cada kwh consumido + IVA)

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais