mudança dos cartuchos da osmose


rui monteiro

Recommended Posts

Olás,

 

Segundo informações do fabricante da minha (AquaPro):

 

- Filtro sedimentos: 6000litros ou 6 meses

- Carvão activado: 4000litros ou 6 meses :)

- Membrana: 3-4 anos

 

Desconheço a forma de analisar se o carvão ou o filtro de sedimentos estão gastos, mas em relação á membrana nada melhor que um medidor de TDS (ou TSD...em português :lol: ) para saber se a mesma deixou de "funcionar".

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola',

 

Tambem estou a a mesma duvida, para quem nao tem medidor de TDS julgo que se pode aferir da qualidade da agua de osmose atraves do pH e do Gh ou Kh nao e' ?

Agora a duvida, que valores e' suposto ter antes de ter de mudar de membrana ou de carvao activado ?

 

Antonio Paes

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as instruçoes da minha osmose diz para trocar os cartuchos anualmente e a menbrana de seis em seis anos,mas como eu faço tao pouca agua por semana 15 litros e os cartuchos sao tao caros ,precisava de saber quanto tempo e que os posso aguentar mas sem danificar a menbrana ou perder qualidade na agua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te guies pelas instruções desse fabricante. A duração dos filtros e membranas depende dos cuidados que temos com a osmose e principalmente das condições da água a purificar.

Uma membrana sujeita a água com uma condutividade elevada, dura muito menos tempo que uma sujeita a água muito macia e pouco mineralizada.

 

A membrana troca-se quando a condutividade ou as leituras de TDS começarem a subir rapidamente para valores muito mais altos que o normal.

 

Os prefiltros de sedimentos devem ser trocados quando estão saturados de... sedimentos. Normalmente passam de branco a creme e em casos extremos ficam da cor que o meu ficou (repara na diferença entre o novo e o usado com alguns meses):

 

Pic_195_22.jpg

 

A maioria das osmoses não utiliza vasos de prefiltros transparentes o que não permite visualizar a cor do prefiltro de sedimentos. Nesse caso convém abrir de vez em quando para inspeccionar.

É uma das razões pela qual se deve instalar antes da osmose um vulgar préfiltro de sedimentos de vaso transparente daqueles que se vendem em qualquer casa de ferramentas ou AKI. Qualquer dia tenho que fazer isso :twisted:

 

Para mudar o pré-filtro de carvão pode-se medir a concentração de cloro logo a seguir ao pré-filtro. Quando o teste for positivo é altura de mudar o filtro.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

,e para fazer testes ao cloro como e que se faz?
Os kits para manutenção de piscinas costumam trazer 2 testes: pH e cloro.

É uma questão de comprares um (custa perto de 5 euros acho eu...) e testares.

Em principio, terás de desmontar o tubo que liga o cartucho de carvão activado á membrana e deixar a água correr por aí, sem passar pela membrana. Testas a água que sair por esse tubo para detectar a presença (ou não) de cloro.

Se tiver cloro...tens o carvão gasto!

 

mas como eu faço tao pouca agua por semana 15 litros e os cartuchos sao tao caros ,precisava de saber quanto tempo e que os posso aguentar mas sem danificar a menbrana ou perder qualidade na agua

 

Os cartuchos não são muito caros (comparativamente á membrana), portanto vale mais investires um pouco nos cartuchos...que deixares a membrana estragar-se pela presença de cloro e detritos, que não sejam filtrados pelo carvão ou filtro de sedimentos. :shock:

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Não fazia a mínima ideia que eram tão caros!! :shock::shock::shock:

 

Quando comprei a minha osmose, mandei também vir 1 pré-filtro de sedimentos e 1 de carvão activado...ambos para substituição.

Custaram, os 2, cerca de 10 euros...mas neste momento custam, cada um, 3 euros e pouco. :D

 

http://www.um-um.pl/product_info.php?cPath...roducts_id=2090

 

De 3 euros para 40 euros....ainda vai um bocadinho! :lol:

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto há cartuchos bem mais baratos. Os meus também custaram 3 euros.

 

Há um artigo do Sr. Randy Holmes-Farley algures no Reefcentral sobre RO e DI. Infelizmente não tive tempo de procurar o link.

 

Recomendo a sua leitura atenta.

 

Quanto ao controlo de qualidade da RO, uso um teste de cloro para o pré-filtro (comprei só o frasco de recarga - se 5ml com 5 gotas ficar amarelo é porque tem cloro a mais) e um medidor de conductividade (se sair acima de 12 microS/cm começo a pensar em mudar de membrana).

 

"Faço" cerca de 20 litros por semana e troquei o pré-filtro passado um ano e a membrana aguenta-se bem passados um ano e três meses.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais