Impermeabilização de troncos


Joaoavo

Recommended Posts

Boas,

Já fiz uma pesquisa aqui no fórum e não encontrei nenhum tópico que tivesse sido conclusivo acerca deste tema. 

Já mantenho aquário há muitos anos e na maioria sempre usei troncos. Como esses troncos eram geralmente usados em aquários biótopo nunca me preocupei demasiado com o lado cosmético e ignorei sempre os detritos que se formavam devido à lenta degradação da madeira. Recentemente decidi montar um aquário na minha sala de estar onde usei troncos como decoração e desta vez a quantidade de detritos está a chatear-me. Poderá ser de estar a ficar mais picuinhas com a idade, por ser um aquário "display" ou pelo simples facto dos troncos serem bastante velhos e estarem literalmente a cair de podre. À parte da solução mais simples que seria usar apenas pedras como hardscape, ocorreu-me a ideia de comprar novos troncos e fazer-lhes um tratamento de impermeabilização. Assim, atrasaria o processo de envelhecimento e não teria problemas com a degradação a longo prazo. 

Julgo que verniz de base de poliuretano poderia ser uma opção para este tipo de tratamento, mas queria primeiro perguntar aqui no fórum se já alguém fez isto a algum tronco. 

Antecipo problemas com a flutuabilidade dos troncos, mas isso poderia ser facilmente resolvido com recurso a pedras.

Se alguém já fez isto ou se usou este tipo de verniz no aquário agradecia a partilha de informação. 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Joaavo uma das vantagens de ter troncos num aqua é a lenta libertação de taminos que são beneficos aos peixes e essenciais no biotipo amazonico só por explo, pelo que acho que não teria vantagens.

Se o desejar fazer é essa a resina mas com uma cura de 15 dias para ficar completamente inerte, se tiver duvidas peça resina para fibra de vidro que é a mesma e terá de cobrir todos os recantos do tronco. Peça resina/vernis mate devido ao brilho dentro de agua e de refletir a luz das calhas.

Espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Joao

Em geral os Vernizes são tóxicos,terás que procurar um verniz que

contém uma combinação de cera de abelha e óleo natural,pode ser

outra alternativa,ou escolhe um verniz de resina natural que contém

ingredientes como óleo de linhaça em bruto,óleo  de tungue,ou cera

de abelha,com uma etiqueta indicando que não é tóxico,á base de

água,e não á base de petróleo,ou óleos,e vernizes de origem de

petróleo.

Cump: Álvaro Silva 

 

   

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Honestamente, para teres um tronco "artificial" mais vale comprares um. Podes é tentar encontrar madeira mais resistente e melhor que não liberte resíduos, mas é normal que escureça um pouca a água o que em alguns casos pode também não acontecer. O apodrecimento do tronco significa que este não é o melhor para o aquário, e atenção que troncos comprados em lojas de animais não significa que sejam os melhores, muitas lojas só querem vender e tanto vender troncos usados nos repteis para peixes.

Sinceramente não vejo vantagem em o impermeabilizares, e certamente nao ficará muito barato, a menos que seja um troco que tenhas uma certa afinidade por já o teres à bastantes anos, nesse caso pode compensar-te. Mas com a resina de fibra de vidro não sei até que ponto não irá estalar, até porque ele teria que estar totalmente seco por causa das humidades antes da"modificação", o que secar um tronco não é fácil, pode ir ao forno e assim mas pode sempre queimar partes....

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais