Xlibris Publicado Junho 17, 2005 Publicado Junho 17, 2005 Boas!!! Provavelmente esta é uma pergunta um bocado pó parva mas cá vai!! Quando eu tinha o fotoperiodo do meu aqua regulado entre as 10 e as 20 a minha Limnophila Sessiliflora (por exemplo) "abria" as 10 e "fechava" ás 20!!! Entretanto percebi que tinha mais hipotese de ver os meus meninos em "acção", se regulasse o fotoperiodo entre as 12 e as 22!!! O que aconteceu é que a Limnophila Sessiliflora continuou a "abrir" ás 10 (mesmo sem luz artificial) e continuou a "fechar" ás 20!!! 1 - Será que as plantas tem um "relogio interno" que lhes diz quando devem assimilar a luz, e quando devem parar??? 2 - O facto dela assimilar menos luz (só 8 horas, ou seja entre as 12 quando a luz liga, até ás 20 quando ela "fecha" as folhas) pode trazer algum inconveniente para a planta em si, ou para o correcto funcionamento do aqua??? Espero ter-me feito entender!! Obrigado!!! O meu menino!! Aqui
Esgalha Publicado: Junho 17, 2005 Publicado: Junho 17, 2005 elas se calhar eventualmente adaptam-se algumas das minhas plantas por exemplo começam-se a fichar uns minutos antes das luzes apagarem, e qd apagam ja estam fechadas.
Fausto Vicente Publicado: Junho 18, 2005 Publicado: Junho 18, 2005 o relogio que elas têm, e têm-no mesmo, é um relógio adaptativo. vais ver que daqui a algum tempo, elas já vão estar sarisfeitas no seu no 'fuso horário'. digo-te isto com experiencia de causa, pois a mim aconteceu-me exactamente a mesma coisa, e pelas mesmas razões.... na altura, aconselharam-me a ir mudando as horas gradualmente, tipo, 10/15 minutos por dia, adianto o aceder/apagar da iluminação, e assim, ao final de uns diazitos, já estava tudo na normalidade....espero que a dica se te aproveite "O que não nos mata, torna-nos mais fortes"
Recommended Posts