Nepthea ajuda ( com foto )


goncaloproenca

Recommended Posts

Carissimos,

 

Adquiri numa loja da nossa praça ( nada contra a dita cuja, mas não vou dizer o nome e que é em pros lados onde ha uma praça de touros porque senão começam a dizer que tou a fazer pub e mais o camandro :wink: ) uma Nepthea.

 

Sabendo que ha especifes fotosinteticas e outras não fotosinteticas, várias perguntas ao fim de duas semanas de a ter me assolam o espirito ( já de si irrequieto :shock: )

 

- ela passa 99% do tempo de luz "aberta" ( nada de comentarios á-lá-canal-18 , estamos a falar da estensão dos polipos ) mas o estranho é que passa digamos 50% do tempo em que não ha luz tambem "aberta" : se tivesse aberta tanto à noite como ao dia, ou melhor, se estivesse fechada de dia, seria de presumir que fosse não fotosintetica, certo ? assim sendo, como ficamos ? 50/50% ?

 

- no caso de não ser, ja andei a por umas mistelas no aquario para ver se ela apanha com os polipos mas nada feito. cyclopeeze só resulta em q ela se irita ( comida talvez demasiado grande ?! aquilo é POÓ!! ) e fecha-se . Que aconselham para tentar dar de alimento ?

 

- Ha subespecies de Nepthea ? tudo encontro como Nepthea spp. , nada de subspécies.

 

Aqui fica uma foto do coral ( para ajudar na identificação e outras perguntas ) :

 

44904307.nepta.jpg

 

Se alguem encontrar um site com informações ( de preferencia um de jeito, tou farto de googlar e só encontro sites americanos a dizer que isto é um coral facil ( é ?! quem diria ) ou alemães a dizer para fugir disto como o diabo da cruz que isto é impossivel de manter.

 

Agradecido desde já e esperançado que alguem por ai tenha uma nepthea à anos e venha cheio de informção pessoal,

Gonçalo Proença

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gonçalo

 

As nephtheas normalmente são Fotossintéticas, mas tem que ser complementadas com alimentação frequentemente, pois só por si a fotossintese não é suficiente para a sua sobrevivência e bem estar. Aconselho-te a alimenta-la com Phytoplancton, zooplanckton e microplankton. Podes colocar-lhe a comida e um copo por cima durante alguns minutos.

 

Tudo o que seja sclereonephtheas, Stereonephtheas ou dendronephtheas desanconselho completamente, já que são organismos quase impossiveis de manter em cativeiro a Medio / longo prazo!

São animais filtradores unicamente e com necessidades que nao podemos satisfazer nos nossos aquários.

 

Espero ter ajudado Gonçalo :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom, só a titulo de curiosidade este aquario foi finalmente, correctamente identificado :)

 

Não é nepthea, não é litophython, não é dendronepthea com esteroides... é sim.. Lemnalia spp. ( identificação foi feita pelo Borneman por fotos enviadas ao sr q prontamente ajudou e confirmada com um googlada : lemnalia sim, é este coral )

Gonçalo Proença

Link to comment
Partilhar nas redes sociais