O meu primeiro aquário


Recommended Posts

Olá a todos

 

Ofereceram um aquário de bola com um peixe laranja lá dentro ao meu filho que tem 2 anos e meio.

 

Depois de vermos que o aquário devia ser pequeno decidimos comprar um Aquatlantis start 55, que vinha com um filtro Mini Biobox 2.

 

E assim estamos a dar os primeiros passos, com um peixe apenas.

 

Temos uma questão apenas que filtros temos de mudar e com que frequência.

 

Se necessitarem mais especificações perguntem para a nossa apresentação ficar mais completa.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João,

 

Para te podermos ajudar melhor é necessário colocares o setup do teu aquário,

 

Há quanto tempo tens o aquario montado?

 

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 - Nome do Aquário - Aquatlatis start 55

2 - Data da montagem - 22/03/2017

3 - Dimensões do aquário
3.1 - Volumes bruto e útil - 57 litros e 45 litros

4 - Equipamentos Instalados
4.1 - Filtro - Mini Biobox®2 com bomba de água EasyFlux 200
4.2 - Termostato - EasyKlim 50W ( mas não uso )
4.3 - Iluminação/Foto-período - LED ≈6W
4.4 - Sistema de CO2 - Não sei mas acho que não
4.5 - Outro equipamentos adicionais

5 - Substratos & decorações
5.1 - Substrato fértil - Não
5.2 - Substrato inerte - Areão
5.3 - Decorações (pedras, troncos, etc) - 2 plantas artificiais e um género de vaso partido em plástico

6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização) - Nada disto

7 - Fauna
7.1 - Quantidade e espécie - 2 - Penso que são Kinguio
8 - Plantas - Não

9 – Observações - Não percebo nada disto
9.1 - Parâmetros da água (pH, gH, kH, NO2, NO3, NH3/NH4, temperatura)
9.2 - Frequência das TPA's
...
10 - Fotos - Ainda não tenho mas em breve publico
O que posso fazer para melhorar? Essa é a minha grande questão.
Editado por João Antonio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Que produto juntaste na água do aquário para anular o cloro?

Se não juntaste nada, compra imediatamente Seachem Prime e Seachem Stability.

Pode ser que os peixes não morram.

Coloca umas plantas naturais, por exemplo hygrophila Difformis.

A loja que vendeu o aquário devia de ser fechada; a do aquário redondo, claro.

 

 

Cumprimentos,

 

José

Editado por Bringer
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João

 

Lei aqui isto com atenção, http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=248841

 

Isto e muito importante,deves ler.

 

Comp: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João,

 

Neste mundo ninguém nasce ensinado, o valor das coisas está em descobrir, pesquisar, aprender, executar, errar e repetir, este hobbie necessita de muita pesquisa mas principalmente paciência :)

 

Eu não sei tudo, o que sei hoje faz parte das minhas experiências, das inúmeras ajudas do pessoal 5**** deste fórum, e muitas horas de pesquisa para tentar resolver os meus problemas e ajudar no dos outros.

 

Resumindo, faz as coisas com calma, pesquisa uma coisa de cada vez e não acredites em tudo o que vês na internet, lê o máximo de tópicos de aquários de que gostas e segue os exemplos que te interessam.

 

Para melhorares já tens acima boas indicações, é ler sobre o ciclo do azoto e usares algo para retirar o cloro e metais pesados da água da torneira, umas plantas também são necessárias para consumir os nitratos em demasia no aquário.

 

Vai pesquisando e qualquer dúvida que não consigas esclarecer nas tuas pesquisas estamos cá para te ajudar ;)

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a Todos pelas primeiras palavras.

 

1ª Questão: Não usei água da torneira, usei água mineral do "Continente", passo a publicidade.

 

2ª Questão: Relativamente às plantas naturais, que tipo de substrato têm de ter, ou é só pôr dentro do aquário? E já agora onde as posso comprar? Sou de Torres Novas.

 

3ª Obrigado pelo link.

 

Obrigado a todos mais uma vez

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lendo o Link indicado, fiquei a saber que estou numa fase de construção do aquário.

 

Tenho de comprar os test kits de nitrito pelo que percebi para saber quando é o fim do ciclo do azoto, que é quando não houver nitrito na água?

 

Pelo que li quando completar o ciclo tenho de mudar a água não é? E usar o mesmo filtro que já terá a tal colónia de bactérias importantes na construção de um aquário.

 

Alguém me pode dizer que partes do filtro tenho que mudar e em que periodicidade?

 

Eu tenho outro peixinho da mesma espécie penso eu ( é daqueles laranjas que parecem dourados) que está no aquário que eu não juntei a este com medo de trazer alguma bactéria e estava numa espécie de quarentena. Porque eu aguentei o primeiro peixe 2 meses num aquário de bola a mudar de água de 5 em 5 dias e sempre com água mineral.

 

Se puderem responder a tudo onde pus ponto de interrogação agradecia imenso.

Editado por João Antonio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nunca comprei teste de nitritos.

Comprei de nitratos.

Geralmente passadas 3 semanas já podes adicionar uns 3 ou 4 peixes.

Todavia se puderes, passa numa loja antes com um pouco de água para testarem nitritos e amonia. Devem levar 1 euro. Se fores cliente até pode ser que não levem nada.

Ah, já não me lembrava que já tens peixes que chegue. Talvez possas por mais um.

O Seachem Stability e o Seachem Prime são produtos que vale a pena ter para uma emergência, mesmo que uses água engarrafada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.