Projecto filtragem 180l


Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Ha pouco tempo abri um tópico com algumas duvidas mais gerais e agora tenho algumas duvidas relativamente a filtragem.

 

Ora antes estava a ponderar comprar um aquário de 146l mas agora surgiu a oportunidade de comprar um de 180l! Sera para ser um aquário plantado... Trata-se então de um kit que trás um filtro interno eheim 2401 e um termostato Eheim 150W! Para ja o que pensam destes componentes? Eu preferia investir apenas no aquário sem kits mas o pior é a cobertura (onde poderia encontrar a cobertura?!) Assim compraria logo um filtro externo em vez de um interno ou um interno a altura...

 

Visto tratar-se de um aquário plantado irei instalar um sistema de co2. Agora a minha duvida recai no resto.. O filtro uv acaba por ser fundamental? E a bomba? Sera que se eu instalar um filtro externo com o interno precisarei do filtro uv? Ou ficarei melhor servido com filtro interno, filtro uv e bomba? Para ja não estou para ter filtro interno e externo mais o uv visto ser muita despesa para ja..

 

Aconselhem-me sff :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

porque fazes tanta questão na cobertura do aquário?

 

tenho vários (muitos) e nenhum coberto, acho muito mais bonito um áqua destapado e a luz vai ser mais eficiente. :smile2:

 

todos os áquas que tenho têm filtros externos, uns de cascata e outros de balde, a filtragem é muito mais eficiente bem como a limpeza dos mesmos, e são sempre menos coisas dentro do aquário. :tongue:

 

nunca usei filtro uv, nem nunca senti necessidade dele :rolleyes:

 

se queres um áqua plantado, investe antes numa boa iluminação, filtragem externa, substratos razoáveis, CO2 e fertilização. :sorry:

 

de qualquer forma existem clips metálicos e em acrilico que permitem tapar os áquas com vidros, exemplo: http://www.ebay.com/sch/sis.html?_nkw=Aquarium+Tank+Glass+Cover+Acrylic+Clip+Strong+Support+Holder+fit+6mm+Thick+Glass&_itemId=391012088189&_trksid=p2047675.m4099

 

abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado Ferreira :) Nao tens filtro interno então certo? Relativamente a iluminação vou estar isso :) não ha perigo de os peixes saltarem do aquário ?

Editado por NicolasDias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

claro que há sempre esse perigo, já tenho tido baixas, é um risco assumido, depende um bocado da fauna porque optares e da convivência entre ela, mas nunca tive baixas por aí além, 2 ou 3 peixes por ano, por outro lado não costumo ter baixas por doenças.

 

claro que podes sempre tapar, usando clip's daquele género ou similares.

 

abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

não uso nada disso!

 

áqua + substratos razoáveis + pedras + troncos + aquecimento + CO2 + luz + filtro externo + fertilização + plantas com fartura + equipa de limpeza e mais fauna (camarões e/ou cardumes de peixes pequenos) e, acima de tudo, muita dedicação e paciência. biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas NicolasDias

 

Desculpa lá,mas deves ter lido o que o A Ferreira

escreveu na digonal,ele frisa que só tem filtros de

cascata,e externos,e tu voltas a perguntar se usa

filtro interno?um filtro externo e sempre melhor,

para tudo.

 

Comp: Álvaro Silva bang

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ferreira muito obrigado :) ja andei a ver sobre iluminação led mas para comprimento 100cm não esta muito fácil mas vou abrir um tópico no sitio adequado :)

 

Alvaro, ele disse "todos os aquas que tenho tem filtros externos".. não descartou os internos. E tu melhor do que eu sabes que é possível de ter internos e externos... Pelos vistos quem leu na diagonal foste tu visto que ele não referiu "so"!! Mas pronto eu desculpo-te visto o português ser um pouco matreiro ;)

 

Cumprimentos e obrigado pelos esclarecimentos

Editado por NicolasDias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

o filtro chega, embora o seguinte (350) seja mais eficiente pois tem um balde maior e por consequência uma filtragem mais eficiente, vale os cerca de 20 paus de diferença.

 

já o termo, para o áqua de 150, chega, para o de 190 é capaz de ser curto, se for a 2.ª hipótese opta antes pelo de 200W.

 

cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo, filtro externo sempre, quando às tampas servem só para reduzir a evaporação e o risco de saltar peixes do aquário, a verdade é que um plantado fica sempre muito mais bonito sem tampas...

 

Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado aos dois!! Vou optar por isso é estudar os leds :) la agora alguma sugestão melhor qualidade/preço para um aquário com 100cm de comprimento e 50 de altura? Não queria arrebentar com o meu budget!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

mera sugestão, senão queres "arrebentar com o budget", porque não optas por um áqua mais pequeno, por ex: o clássico 60.30.35 ou um 80.40.40 (igual ao meu), ou mesmo um 90.45.45? com o mesmo "budget" podias optar por muito melhores materiais e fazer uma coisa em condições :cool2:

 

pondera isso biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também estive a ponderar isso mas se optar por um filtro eheim 350l e um termostato eheim 200w a diferença aqui ao nível de material são 60/70 se tanto.. depois claro mais uma diferença de 40 para a iluminação! Por uma diferença de 100 assim por alto da mais prazer optar por um aquário de 200l! Claro que depois leva mais substrato fértil, mais fertilização.. mas a nível de orçamento inicial a diferença acaba por não ser muita! Não concordas comigo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais