SOCORRO as CIANOBACTÉRIAS estam a ATACAR EM FORÇA!!!!!!!


tropheus

Recommended Posts

Ola a todos

 

O meu aquario esta infestado de cianobactérias estive apesquisar e vi um artigo que normalmente uma bomba de ar resolve o problema,mas estou com uma bombar de ar no maximo + o ar que sai dos filtros e continua a propagar-se.o que e que faço?

Abraço,

Duarte de Seabra Cancela Fonseca Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A maldita peste!

Sou um cristo nesta matéria, as minhas ultimas montagens não tiveram sucesso devido a estas pestes que arruinam todo o layout e deixam um cheiro que é do pior...

 

Bomba de ar pode diminuir o seu avanço mas garanto.te que não as impede de alastrar e muito menos acaba com elas.

 

Eu não sei o que estou a fazer mal para que elas apareçam e cresçam mas estou a tentar de tudo. Se por acaso eu descobrir como mandar as ditas pó c#$%@ eu aviso-te.

 

P.S. podes sempre usar antibioticos que acavbam com elas de certeza mas é agressivo e n garante que elas n voltem.

 

Abraço

Nuno

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ò tropheus, não te invejo a sorte. Dá uma vista de olhos nestes links, pode ser que ajude.

 

http://www.aquahobby.com/articles/b_ciano.php

http://www.aquallun.com.br/CYANOBACTERIAS.HTM

http://faq.thekrib.com/pt/algae.html#cyano

 

Boa sorte, fica bem ;)

Quase reformada!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mete água oxigenada direto!!

 

Ola paulo isso n faz mal aos peixes, eu tenho uns peixes muito senciveis(tropheus duboisi)

 

Em que quantidade ponho?

Abraço,

Duarte de Seabra Cancela Fonseca Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ou utilizas um antibiotico para aquariofilia ou agua oxigenada aplicando com uma seringa em pontos do tapete e nao colocando mais 1ml-2ml por cada 50l de agua por dia.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito cuidado com o manejo da agua oxigenada nos aqua!!!

 

Já li aqui casos de 20 e 30 peixes mortos á pala da agua oxigenda!!

 

Eu quando usava, era uma seringa de 8 ml a cada 24 horas!

 

Mas aconselho-te a que apontes os teus esforços para resolver o problema e não remenda-lo!!!

 

Eu usava a agua por causa das algas mas acabei por desisitir porque apesar de dar resultado não eliminava o problema, só o adiava!!!

 

Boa sorte

O meu menino!!

jjl17000.jpg

Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A agua oxigenada é um oxidante...e desde que as aplicações sejam cuidadosas e nao se use erradamente em doses elevadas...é um bom anti-bacteriano que é o caso das cianobacterias...que nao sao algas...

 

a eliminação de ciano bacterias apenas com mudas de agua ou fertilização é como aplicar mezinhas quando existem medicamentos.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos

 

O problema é que cada peixe que eu tenho custa por volta de 20euros

6x20=120 euros

 

Eu nao quero ter 6 peixes a boiar no aquario

 

Estive a pesquisar e vi este tratamento o que acham:

 

:shock: Aplica-se, diariamente, uma dose de 250 mg de Eritromicina para cada 100 litros de água, por um período de três dias. Antes e durante o tratamento é necessário executar sifonagens diárias para retirada de parte das colônias e também para manter sob controle os níveis de amônia. No quarto dia, um dia após o término do tratamento é indispensável a realização de sifonagem e troca de no mínimo 50% da água do aquário, o que recolocará os níveis de amônia em um patamar aceitável.

Abraço,

Duarte de Seabra Cancela Fonseca Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o "problema" é que a eritromicina é um farmaco muito potente, mesmo para uso humano e é o mesmo que usar um tanque para abrir uma noz! quando tiverem uma infecção bacteriana com bacterias resistentes no aquario...sobram poucos antibioticos que possam usar!

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coloca uns Siamensis... é remédio santo :)

 

Olá a todos eu ate não me importava por um mas como tenho o pH a 9 devido ao meu aquario ser um biotopo do lago tanganyika,ele n aguentava um dia no meu aquario :cry:

Abraço,

Duarte de Seabra Cancela Fonseca Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não conheço nenhum animal que coma as malditas cyano. As próprias Ampularia passam por cima e não tocam.

 

Eu usei o antibiótico uma vez em saquetas para consumo humano. O Aqua ficou com sabor a laranja :cry:

 

Desapareceram numa semana mas voltaram passadas 3 mas aí já tinha mais plantas de crescimento rápido e as cyano acabaram por se extinguir.

 

Atenção à poluição causada pela morte maciça delas. Mudas e eventualmente carvão activado recomendam-se.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos

 

Aconselharam-me a não por nenhum produto ,so fazer mudas de agua de 2 em 2 dias+ a oxigenaçao que o aquario tem agora. o que acham?

Abraço,

Duarte de Seabra Cancela Fonseca Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que acho é que se há cyanos em grandes quantidades é porque há condições para que existam logo há que atacar o problema na fonte.

 

Parece que altas concentrações de fosfatos com medias ou baixas concentrações de nitratos e/ou amonia são as condições ideais para essa praga.

 

Em água salgada usam-se recentemente absorventes de fosfatos de origem férria. Só conheço um (ROWAPHOS). É caro mas limpa garantidamente o sebo aos fosfatos e se não afecta os corais duros (as prima-donas da aquariofilia salgada) admito que não faça mal aos tropheus. Atenção que há outros produtos que usam moléculas contendo alumínio que podem provocar grandes mortandades pelo menos nos invertebrados. Esses têm cor esbranquiçada.

 

Pelo que sei, 250gr desse produto custa o equivalente a dois tropheus e meio por isso pode valer a pena investir :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais