Benéfico ou antes pelo contrário??


Vitor Melo

Recommended Posts

Olá a Todos!

 

 

Estou a uns 2 ou 3 meses de montar o meu primeiro Reef. Claro que as ideias começam a aparecer, e claro que é para as dissipar que serve o Fórum :cry:

 

 

Entao, no meio de desenhos mentais, e layouts mentais, e estruturação mental, e mais tudo mental yikes surgiu-me uma ideia e gostava da Vossa opinião.

 

 

Fala-se muito das DSB e do Bare Botom, no entano, não é minha intenção fazê-lo. Irei optar por algo intermédio. Mas (porque há sempre um "mas" :D) ocorreu-me o seguinte:

 

- porque não colocar biobolas por baixo da areia? Uma pequena camada de biobolas, fazendo com que existisse espaços, e depois uns 5 cm's de areia...

 

- porque não colocar uma camada de cerâmica (daquelas boas) por baixo da areia, promovendo uma grande área de contacto?

 

 

É destes dois pontos que gostava de ouvir a Vossa opinião: Vantagens, desvantagens, sim, não, tás maluko??, Eh pá gd ideia, é igual ao litro....

 

 

Um abraço,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva,

 

nao sou nenhum expert, mas penso que mesmo da forma que tu dizes as biobolas e a ceramica iam concorrer com a rocha viva, sendo essa a principal (unica?) razao para nao ser aconselhado o seu uso...

 

penso que nao estou enganado, mas pelo sim pelo nao, espera por mais opinioes, que eu tb tou interessado...

 

Abraço,

Miguel Mendes

100 PIXEL DE ALTURA MÁXIMA...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Miguel,

 

 

mas então se vai concorrer coma RV, vai estar a fazer o mesmo trabalho, certo? Se sim, este "processo" é mais barato...

 

 

Vou aguardar mais opiniões e obrigado pela tua ;)

 

 

Um abraço,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

apesar de ser mais barato utilizar as biobolas e as ceramicas, estas sao inesteticas e albergam muito menos seres vivos que a rocha viva, nao so em quantidade mas em qualidade (isto e, diversidade...).

 

(esta resposta e pura especulaçao minha...)

100 PIXEL DE ALTURA MÁXIMA...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Victor,

 

Para simplificar a questão e a resposta, o que posso dizer é que o objectivo numa DSB é criar zonas anaeróbias, ou seja sem Oxigénio - ora com a colocação de Bioballs ou Cerâmicas vais ter tudo menos uma zona anaeróbia.

 

Por esta razão uma boa DSB é composta por um substracto de uma granolemetria muito reduzida e com pelo menos 12 cm de profundidade.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Diogo,

 

obrigado! Só uma dúvida: com as biobolas até consigo imaginar, mas com a cerâmica não se consegue um efeito semelhante? Ou seja, com uma DSB mais pequena, mas com alguma cerâmica de boa qualidade, e visto não haver circulação de água, logo não havendo oxigénio, não se conseguirá ter o mesmo efeito com uns 6 cm's de DSB em vez dos 12cm? É que sonceramente, não gosto de ver os aquários com tanta areia, mas queria ter na areia um bom suporte... ;)

 

 

Um abraço,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou com o Diogo.

 

As bioballs vão fazer aumentar a espessura da zona aeróbica sem particular vantagem. Isso significa que, se numa situação normal terias a DSB a funcionar com digamos 8cm, com bioballs ou cerâmica necessitarias de mais uns quantos o que era o efeito contrário ao desejado.

 

Outra coisa, como vais ter muita vida na areia o movimento que esta terá irá provocara a subida lenta mas permanente das bioballs para a superfície. Nas DSBs que conheço aquela bicharada toda a mexer-se provoca a subida dos calhauzinhos enterrados até à superfície. Como as bioballs até são mais leves, desde que a areia esteja bem colonizada o que se deseja, será uma questão de tempo até ficarem visíveis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vitor... deixa-te de maluquices...

Ou DSB ou bare bottom ou então 3 a 4 cms só para nitrificar....

deixa lá isso das ceramicas e bioballs... pois a areia tem uma área muito melhor para o mesmo efeito !!

Boa sorte para o novo reef !! :wink:

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ehehe

 

pronto, pronto, desculpem lá. Já cá não está quem falou :D:D:D

 

 

Muito obrigado por tudo,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Victor,

 

mas com a cerâmica não se consegue um efeito semelhante? Ou seja, com uma DSB mais pequena, mas com alguma cerâmica de boa qualidade, e visto não haver circulação de água, logo não havendo oxigénio, não se conseguirá ter o mesmo efeito com uns 6 cm's de DSB em vez dos 12cm?

 

 

Estás mesmo apanhado da cabeça!!!

 

Claro que com cerâmicas tens circulação de água - o espaço que fica entre elas é suficiente para a circulação - por isso se usa Aragamax SS para as boas DSB´s.

 

Estou contigo quando dizes que não gostas de ver 12 cm de areia num aqua. De facto também não gosto e por isso vou colocar apenas uns 2 ou 3 de areão de coral e fazer uma DSB bem alta no refúgio e outra na sump!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Diogo,

 

 

Estou contigo quando dizes que não gostas de ver 12 cm de areia num aqua. De facto também não gosto e por isso vou colocar apenas uns 2 ou 3 de areão de coral e fazer uma DSB bem alta no refúgio e outra na sump!

 

 

O meu problema é que não sei se a sump tem altura suficiente para fazer uma boa DSB. Se não tiver, tenho que pensar numa forma de acoplar mais um aqua (destes que tenho por casa desaproveitados) à sump ou ao aquário e entao aí fazer uma DSB como manda a sapatilha :oops:

 

 

Obrigado a todos pelos comentários e pelos atestados de insanidade :lol::D

 

 

Um abraço,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais