Aquario da nossa costa 2


pedro g

Recommended Posts

boas.

 

Resposta para a anapms:

 

Sim e um aquario normal de agua salgada, com execpçao das resistencias claro.

Eu tenho um escumador a trabalhar no sump.

Mas ja tive um aquario da nossa costa montado com apenas um filtro exterior, e bomba de ar, durante um ano, claro que tive que enfrentar muitos problemas.

Em relaçao as algas e habitantes deste aqua, sim sao todos eles recolhidos na nossa costa.

 

Brevemente, vou postar mais fotos, com as actualizaçoes do aqua.

 

Um abraço

 

 

Pedro g

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 meses depois...
  • Replies 113
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Se colocares a Sump acima do aqua, podes ter uma fábrica de comida viva, tornando determinados tipos de aqua quase auto-suficientes.  

 

Então se a sump for colocada abaixo do aquario principal não se pode fazer o mesmo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

André,

 

se o refugio for colocado por baixo necessitas de uma bomba para develver a água ao aquário principal, isto obriga a que os organismos passem por uma bomba, provocando a morte a grande parte deles! Se o refugio for por cima, a água corre para o aquário principal por acção da gravidade, não prejudicando a vida nessa viagem.

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso tinha-me ocorrido isso mas não tinha a certeza se seria essa a razão visto que compartimentando ou usando uma esponja daquelas dos filtros nos aquarios de alevins se resolveria esse problema (pensei eu....)

 

De qualquer modo ao rever este tópico esclarecí mais umas duvidas mas fiquei com uma nova:

 

 

Ao ver algumas das fotos fiquei na dúvida sobre que tipo de rocha foi usada no aquario. Será rocha também colhida na nossa costa? Uma hipótese que eu também pus a mim mesmo acerca de montar algo deste tipo seria comprar rocha morta (custa apenas 6€/kg) e deixá-la cultivar (lentamente) no aquario visto não ser (penso eu) viável nem tecnicamente (devido ás temperaturas) nem economicamente comprar rocha viva pra um aquario da "nossa costa".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Posso fazer uma divisão adjacente ao quário para funcionar como SUMP?...

 

Tipo assim:

 

__________________________________

|........|........................................................|

|........|........................................................|

|____|........................................................|

.........|........................................................|

.........|........................................................|

.........|........................................................|

.........|____________________________|

 

Sendo o rectângulo esquerdo a SUMP e o direito o aquário. Ou então punha a SUMP de lado, em vez de estar na parte de tras. Como é que monto a sump?... Que é que ponho lá dentro?...

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

 

|==|================ ================|==|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Pessoal,

Ando a companhar este tópico já há algum tempo. Parece-me que está tudo no bom caminho. Já estou nos Reef`s há cerca de 10 anos. mas, também já tive aquas da nossa costa. De facto, temos matéria-prima para fazer aquas de grande sucesso. No meu caso, continuo a ir ao Cabo Raso buscar rocha para depurar. Eu explico: Trago a rocha, coloco-a dentro de um contentor plástico e ao fim de uma semana, tenho montes de bicharada para coloar nos Reef`s. Ofiúros, estrelas pequenas, quitons, etc. De seguida, devolvo as rochas ao sítio donde provenieram. O problema temperatura, é de facto, o maior entrave. No meu caso, e mesmo falando de Reef`s, tenho uma sala só para os aquas climatizada com ar condicionado. Sei que nem toda a gente pode ter, mas, entre refrigerador, que só serve para a àgua do aquário, e um AC, penso que a segunda opção é uma vantagem. Não só não permite que a temperatura da àgua não suba muito, como deixa o ambiente envolvente bastante agradável. Eu não me estou a imaginar parado no trânsito a destilar de vidros abertos. Prefiro os vidros fechados e o respectivo AC do carro a funcionar. Os nossos peixes não podem abrir os vidros :shock: . Por isso, acho que apesar de não ser muito barato, um AC continua a ser um bom investimento.

Ana - Vivendo em Setúbal, tens no Portinho da Arrábida um manancial enorme de coisas para montares um aqua da nossa costa dos mais bonitos que se pode imaginar. Pega num bote, e perde algum tempo a dar uma volta na Pedra da Anixa. 3 m de profundidade e bicharada de sonho.

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas , em relaçao ao problema da refrigeraçao da agua, desisti da ideia depois de muitas engenhocas, e cheguei a conclusao, que nao á qualquer problema, pois estes especimes estao habituados a diferenças de temperaturas brutais entre mares.

 

Ja agora aqui fica algumas actualizaçoes do aqua:

 

Anémona

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_5247_26.jp

 

Sargos, ja estao tao grandes, que tenho tido problemas em mante-los, pois devoram tudo o que encontram.

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_5247_28.jpg

 

Tainha

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_5247_29.jpg

 

Um Abraço

 

 

Pedro g

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso fazer uma divisão adjacente ao quário para funcionar como SUMP?...

 

Tipo assim:

 

__________________________________

|........|........................................................|

|........|........................................................|

|____|........................................................|

.........|........................................................|

.........|........................................................|

.........|........................................................|

.........|____________________________|

 

Sendo o rectângulo esquerdo a SUMP e o direito o aquário. Ou então punha a SUMP de lado, em vez de estar na parte de tras. Como é que monto a sump?... Que é que ponho lá dentro?...

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

 

|==|================ ================|==|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opiniao, acho que um sump mais funcional e por baixo do aquario, entrando a agua por gravidade e saindo mecanicamente.

 

Em relaçao ao que podes meter dentro, no meu está como vez, no inicio do Sump tenho Escumador, no compartimento seguinte tenho uns rolos de cabelo (Biobals dos pobres, ehehe) ,a seguir tenho uma esponja, depois algodao, material ceramico para colinizaçao de bacterias aos montes, no abrigo tenho areia da praia e algas .Parte final Bomba de retorno.

 

Nota: isto funciona como um filtro exterior gigante, e de facil acesso .

 

Por exp. a agua esta c problemas, abres o sum carvao la pa dentro , precisas de repor ou tirar agua e tudo feito no Sump, pelo menos e assim que eu faço.

 

 

Um abraço

 

Pedro g

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Segunda feira, vou apanhar , coisas á praia de S.Pedro, se quizeres combinar, alguma coisa diz.

 

Epa, 2º tenho o dia TODO ocupado. Cheguei agora de férias e as aulas estão quase a começar, tenho milhares de coisas para fazer... Obrigado, mas 2º não posso mesmo.

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

 

|==|================ ================|==|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Finalmente :D , um Bodiao

Pic_9699_5.jpg

 

Canto esquerdo do aqua:

Pic_9699_2.jpg

 

Centro:

Pic_9699_3.jpg

 

Canto direito:

Pic_9699_4.jpg

 

Agora so tenho Cabozes, e o Bodiao, tive que me livrar dos sargos e da Tainha, pois estavam a comer-me tudo.

 

Tenho que voltar a praia, para trazer um batalhao de camaroes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.