Aquario da nossa costa 2


pedro g

Recommended Posts

Boas pessoal:

E so para informar, que acabei de montar o substituto do primeiro, que ja estava um pouco apertado, tudo(diy) feito por mim.

Tenho andado entretido.

 

Agora e:

1004050, sump 803040, isto da 298 litros.

 

Assim que tiver as fotos, vou posta-las

 

 

Um abraço

 

 

Pedro g

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 113
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

  • 2 semanas depois...

Viva,

 

Sou novo no forum e finalmente encontro alguem que tem um aquario da nossa costa! É que eu tambem tenho um! Tenho-o há uns 6-7 anos! :roll:

 

Começou por ter peixes de mar alto, como a sardinha, o carapau, até uma raia bebé chegou a ter! Mas a falta de um refrigerador fez-me mudar para especies da nossa costa, da zona de marés, animais muito habituados a variações de temperatura e salinidade extremas. :twisted:

 

Pedro, pelas tuas imagens parece-me que usas como substrato areia da nossa costa, é verdade? Eu montei o meu na altura com areia de coral e assim continua.

A questão é que estou a montar um novo, pois casei há um ano, e o meu aquério ficou em casa dos meus pais, o meu pai tambem gosta do hobby e por isso ficou a tomar conta do meu aquário.

Que tipo de rochas usas? As da nossa costa? Eu usei. Mas tenho no sump em wet/dry um volume de material para bacterias calculado para a litragem do meu aquario (120x55x45).

 

Esse meu aquário também foi TODO montado por mim, inclusivé o próprio aquário.

 

O teu aquário tem quanto tempo?

 

Um abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

Não, nunca tive refrigerador, falta de $$$$.

E por isso ao longo dos anos acabei por escolher as especies que vivem no meu aquario.

 

Por exemplo, os sargos não tem problemas, o único é serem vorazes e passados dois anos estavam tão grandes que os tive de devolver ao mar, neste momento tenho um cardume de tainhas, que chegaram pequeninas ao aquario (2-3 cm) há uns 2-3 anos e neste momento tem entre 7 e 10 cm, mas como são peixes hiper-calmos e sociaveis (ao contrario dos sargos :roll: ) só quando estiverem mesmo grandes é que as penso devolver ao mar.

 

Entre sargos e tainhas os únicos que morreram foram os que saltaram para fora do aquário. :)

 

De resto tenho anemonas, que desde que alimentadas vivem sem problemas, carangueijos (a mesma coisa), camarões, neste momento tenho uma santola com uns 7 cm de carapaça, mas penso devolve-la ao mar porque mesmo pequena é muito grande, burries...

 

Mexilhões, na minha experiencia, é esquecer, são muito frágeis e depois de morrerem deixam a água num estado deploravel.

 

 

Quanto à areia, neste momento vou montar outro aquario destes e como o actual tem areia de coral, estava na dúvida de que tipo de areia usar, sendo que a opção mais barata é a que mais me apela, isto se não trouxer problemas, mas visto que tu e outros tem usado a nossa areia sem problemas... estou a considerar... :twisted:

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Opss, desculpa, esqueçi-me, as rochas tambem sao da nossa costa.

 

Ja agora, actualizaçao do aquario:

Pic_5247_20.jpg

E mais alguns habitantes:

Pic_5247_17.jpg

Heremita e camaroes.

Pic_5247_18.jpg

Estrela do mar, e Ouriço.

Pic_5247_19.jpg

Caboz

Pic_5247_21.jpg

O danado Sargo, e dificil de se apanhar a jeito para a foto, mas apanhei este, distraido.

 

Um abraço

 

 

Pedro g

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Muitos parabéns meus caros, muitos parabéns....

Eu fiquei encantado com estes aquários...

 

Eu, estou neste hobby há cerca de 2 anos e meio, mas nos aquas de água doce... e sempre que vou à praia, na zona de Albufeira, vou inspecionar as poças de água com o meu puto...

e, "secretamente", tenho andado a alimentar a ideia de montar um pequeno aqua com alguns peixinhos, anémonas, caranguejos, camarões, lapas, burriés, bem como pedras e algas que se encontram nestes redutos..., enfim pelo menos com alguns desses seres...

E a experiência que gostaria de fazer é um aquário pequeno, para ver se me adapto aos salgados...

A idéia que tenho é que será talvez mais complicado (a todos os níveis, inclusivé €€€), mas gostaria de fazer uma pequena experiência, baixissímo custo mesmo...

Falando com um amigo, ele disse que seria necessário um refrigerador, e isto é muito caro para quem quer fazer uma pequena experiência inicial...

e fiquei um pouco confuso, pois a água onde se encontram estas espécies não me pareceu assim tão fria..., são aquelas poças que formam pequenas piscinas na maré baixa...

É possível ter um pequeno aqua, só com um filtro, e mudas de áqua mais frequentes..., manter algumas espécies da nossa costa em condições aceitáveis...

Bem, pelo tamanho do texto, dá para ver que estou entusiasmado... hehehe... queiram desculpar...

Cumprimentos...

João Correia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas para desmistificar um pouco a questão.

 

Obviamente que para conseguir atingir as condições a que os animais da nossa costa estão habituados, nomeadamente temperaturas a rondar os 14 graus é necessário o investimento em termos de refrigeração. No entanto são várias as espécies que aguentam as temperaturas que os nossos aquas apresentam nesta altura do ano. No meu caso por exemplo ontem atingi os 30 graus e ainda assim possuo alguns animais da nossa costa.

Para iniciar nos salgados penso ser uma boa opção iniciar com animais da nossa costa sobretudo pelo baixo custo que acarreta e onde os erros normalmente não saem tão dispendiosos.

 

Como exemplo, já experimentei e consegui manter com sucesso (para além de um ano), polvos, chocos, sargos, salemas, carangeijos, camarões, anemonas, espirógrafos.

Tenho agora e à cerca de seis meses uma holutária.

Os meus insucessos tem sido ao nivel das algas que não consigo manter com estas temperaturas e os turbo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Em 1 lugar a minha força, e inteira disposiçao para qualquer duvida.

Em relaçao a refrigeraçao a temperatura da agua do mar agora Verao ronda os 19 +ou-, como eu ainda nao me safei com o refrigerador continuo a utilizar a tecnica do gelo, congelo 5 litros dentro de um saco, e depois ponho o bloco de gelo a boiar no aqua, ja faço isso a 8 meses+ou-, sem problemas a temperatura desçe ate a temperatura desejada.

Se vais montar um aqua pequeno metes menos gelo claro, começas por 1 litro e vais aumentado ate controlares a temperatura.

Isto nao e necessario estar a fazer todos os dias.

O ideal da temperatura sera 16C19C

 

 

Um abraço

 

 

Pedro g

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há uma alternativa engraçada a estas espécies piscícolas que passa por usar peixes da ilha da Madeira.

 

Além de muito coloridos (ex: Tahlassoma pavo) estão na maior relativamente a temperaturas típicas de aquas não aquecidos nem arrefecidos.

 

Uma viagem à Madeira é mais barata do que alguns SPSs por isso ir lá passar um fim de semana na primavera e voltar com uns quantos sacos de plástico só tem vantagens.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meus caros,

Os meus agradecimentos aos vossos preciosos comentários e dicas..., :lol: bem preciso delas...

Dentro em breve, farei a minha primeira tentativa, humilde como é óbvio...

Os peixes não serão por certo das águas madeirenses :oops:, e será naturalmente com fauna e flora das poças da costa algarvia... :)

veremos no que vai resultar..., pois infelizmente nada favorece outro tipo de evolução... nem o material disponível..., nem os €€€€'s... Enfim...

O que me preocupa mais é a questão da filtragem e da movimentação da água... :)

É que só tenho dois filtros interiores, desses pequenos da aquapor de 200 l/h, com aquele tipo de esponja. Tem um espço reduzidíssimo para carvão activado... Não sei se serve... A minha ideia não era pôr os dois, mas se um não bastar, não terei alternativa..., o aqua já é tão pequeno que com dois filtros interiores ainda se torna mais pequeno... hehehe... Esses filtros também transferem oxigénio a água, desde que a parte superior fique emersa...

Quanto a questão da temperatura, também é preocupante..., a técnica do gelo é interessante. Já tinha tido conhecimento dela, embora algumas pessoas se manifestassem pouco favoráveis, face à inconstância da temperatura, mas não deixa de ser uma alternativa + que provável..., para além das ventoínias...

Ficarei antento ás vossas dicas...

 

Uma vez mais, obrigado!

Cumprimentos,

João Correia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas Joao.

 

Nao te esqueças de postar aqui depois a fotos se poderes.

Em relaçao ao gelo nao te precupes muito pois eles na prai estao nas poças entre as rochas, em que a agua fica super aquecida, e de repente vem uma onda e entra pela poça a dentro com agua fria, e um tremendo choque termico para os habitantes da poça em minamamente os afectar, eles estao habituados a este ciclo de vida.

 

Nota: quando ponho o gelo a boiar no aqua, eu tenho um cardume de sargos que se poe logo todo, de volta do gelo, bem eles adoram, mesmo a agua fria.

 

 

Um abraço

força com esse projecto

 

 

Pedro g

 

Quaquer duvida e so apitares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma Sump é uma vantagem, especialmente num aqua tão pequeno...

 

Uma sump, nem que seja de 8 L já aumenta o volume do teu sistema em 50%.

Podes meter lá todo o equipamento necessário, sem estar a encher ainda mais os 16L que tens disponíveis. É o local idel para ventoinhas e reposições de água

 

Se colocares a Sump acima do aqua, podes ter uma fábrica de comida viva, tornando determinados tipos de aqua quase auto-suficientes.

 

Cumps

DIY or die trying

 

SUMP é bom! Fazem-se projectos ao desafio para quem diz que não pode ter SUMP :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja agora:

Compras uma bomba de reposiçao que anda a roda dos 25 euros, em relaçao a entrada da agua, por gravidade. Compras uma caixa se nao queres gastar muito, na loja dos trezentos, fazes-lhe umas divisorias e ai esta ele a bombar.

Nota: em principio as tuas bombas dos teus filtros interiores devem dar para repor a agua.

Em relaçao a mangueira, em uma loja de materiais de construçao, procuras por mangueira de nivel, (e uma mangueira transparente igual a verde da Eihen carissima) e compras ums 5 metros por 5 euros, em relaçao a expessura da mesma talvez 13mm.

 

 

 

Um abraço

Força nesse projecto

 

Pedro g

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas a todos,

depois de ler estes tópicos fiquei super admirada.

quer fizer q posso mntar um aqua coma areia da praia, água do mar, rochas da praia, peixes, etc...

uma grande duvida como é posivel ter td aquela vegetação no aqua, também se arranja na praia?

é necessário escumador e osmose inversa?

cmpts

Ana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pergunta feita por quem nao tem aqua de agua salgada, mas esta curioso com esta versao mais economica... e se o pegasus-net usasse os dois motores dos filtros como powerheads, rocha viva nao faltara e peixes nunca poderiam ser muitos , mesmo pelas dimensoes. qual seria o resultado'

paulofornelos@portugalmail.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá viva, meus caros...

 

Tenho estado muito atento aos vossos generosos comentários...., que muito agradeço.

Ainda não iniciei esta nova etapa, em virtude de brevemente entrar de férias e para iniciar um aqua nestes termos, julgo ser conveniente estar diariamente atento à sua evolução.

Quando iniciar então esta nova aventura, dar-vos-ei noticias e espero poder continuar a contar com os vossos conselhos/sugestões tanto incentivo me têm dado.

Um bem haja a todos, especialemente a pedro g que tem sido muito solícito.

 

Muito obrigado e até breve.

 

Abraço.

João Correia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.