Grande dúvida na escolha da espécie! Por favor ajudem!!!


Pleco

Recommended Posts

Olá a todos os amantes da aquariofilia!

Adquiri recentemente um aquário de 72 litros, onde estou a pensar pôr um e só um casal de cíclideos, mas tenho uma duvida, que espécie pôr no aqua!!

Antes de mais eu queria uma espécie que se reproduzisse, não era preciso reproduzir-se todos os meses, nem sequer em cada dois meses, queria apenas uma espécie que tivesse os seus descendentes!

Foi aí que resolvi através do fórum obter a vossa ajuda, para a minha decisão final!

Então estava na dúvida entre escalares, óscares, Metriaclima Lombardoi, Metriaclima sp. Msobo “Magunga Reef”, Pseudotropheus saulosi e entre Pseudotropheus sp. "elongatus mpanga" !!!

Bem são estas as espécies que mais me fascinam e gostava que vocês me recomendassem uma ou várias e me dissessem a vossa experiência com as espécies, para eu tirar uma ilação e fazer a escolha!!

 

Já agora eu tenho um tronco que estava a pensar pôr no aqua, acham que as espécies que nomeei se dão "bem" com troncos, estava a pensar "dividir" o aquário em 2, numa parte punha somente o tronco, noutra punha pedras dessas redondas que vejo numa grande parte dos aquários onde têm mbunas!!

 

Peço a vossa ajuda por favor!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pleco

 

Das espécies que referiste, a unica que tens condições para manter num aquário de 72 liros é um casal de escalare.

Qualquer dos Mbunas fica muito apertado num aquário desse tamanho e depois o macho acaba por matar a fémea (ou fémeas).

Quanto aos troncos, com Mbunas é de evitar pois tens de manter o ph bem alto. Para os escalares vinha mesmo a calhar pois tens de manter o ph ácido.

Agora a minha sugetão é a seguinte. Se a água daí da tua zona costuma ser alcalina e bastante dura então o ciclideo que te aconselhava e fácil de reproduzeir é o kribensis. Se as águas daí são brandas então opta por um dos apistogramas.

 

Jacinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para ciclideos para um aqua desse tamanho ou apistogramas ou kribensis tanto uns como outros são lindos e reproduzem-se bem...

Os ramirezis protegem melhor as crias mas os kribensis reproduzem-se mais....

e esses já gostam de troncos... :lol:

Porque as outras especies que identificaste como já te tinha dito no msn não é bom ter com tronco como já referiu o jacinto salgueiro..porque o pH estará sempre a descer...

E com esses kribensis ou apistogrammas podes sempre meter como crias...o tronco e as pedras mas a minha sugestão para esses se fossem ramirezis era-....

Punhas um tronco de medio porte...umas folhas secas no fundo e se quisesses umas raizes

E depois metias umas anubias café assim bem escurinhas para não tirar o ar amazonico do aqua...

xauzinho pleco....e força nesse projecto :roll:

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos os amantes da aquariofilia!

Adquiri recentemente um aquário de 72 litros, onde estou a pensar pôr um e só um casal de cíclideos, mas tenho uma duvida, que espécie pôr no aqua!!

Antes de mais eu queria uma espécie que se reproduzisse, não era preciso reproduzir-se todos os meses, nem sequer em cada dois meses, queria apenas uma espécie que tivesse os seus descendentes!

Foi aí que resolvi através do fórum obter a vossa ajuda, para a minha decisão final!

Então estava na dúvida entre escalares, óscares, Metriaclima Lombardoi, Metriaclima sp. Msobo “Magunga Reef”, Pseudotropheus saulosi e entre Pseudotropheus sp. "elongatus mpanga" !!!

Se acrescentares um "0" ao volume do aquário já podes ter, não uma, mas várias espécies das que referiste. :roll:

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola a todos

 

eu acho que a melhore opção ,é os ciclideos anões sul americanos

(apistogramas,ramirezis e etc....)

 

joalmag:

 

ja agora era bem melhor que ele criasse um lago com 10000l

ai é que era :roll::lol::lol:

Abraço,

Duarte de Seabra Cancela Fonseca Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Só para reforçar uma coisa que disse.

72 litros parece um bom aquário para reproduzir escalares. Mas tem de ser mesmo só o casal de escalares.

 

Jacinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu até gostava de ter apenas um casal de escalares, mas já me disseram que é muito dificil sabes distinguir macho/femea! O que dizem?

 

Desses que o Nelson Oliveira enumerou, quais os mais vistosos para aquário e já agora onde os consigo encontrar numa loja em Lisboa? A reprodução neles é fácil?

 

Os óscares estão fora de hipótesse para um aquário tão pequeno?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola a todos

 

Pleco vai ha loja Agua Viva na Rua Domingos Sequeira em Campo de Ourique para mais informaçoes vai ao site www.aguaviva.com.pt ,tem uma grande variedade ,grande qualidade e um grande atendimento

Abraço,

Duarte de Seabra Cancela Fonseca Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

concordo com o tropheus é uma loja muito boa, o atendimento é muito eficiente e sempre com boa vontade :shock: passei la ontem e estavam la 3 ou 4 Labidochromis Caeruleus impecáveis.

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pleco

 

Se comprares 4 escalares ainda jovens quase de certeza que vais ter um casal. Depois desfazes-te dos outros dois porque eles vão agredir os outros depois de formarem o casal.

Continuo a achar completamente errada a ideia de Mbunas em 72 litros. Eu já mantive saulosis (1 macho e 2 fémeas) num aqua de 90 e as fémeas não saiam do canto.

Quanto aos óscares es~tá mesmo fora de questão. Nem pensar.

 

Jacinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Nelson! Mas o membro Pleco afirmou no início que queria colocar "um e um só casal de cíclideos".. Não é bem a mesma coisa que a tua experiência. E 72 litros não são 100 litros.

Já agora Pleco, no meu avatar podes ver um macho Pseudotropheus saulosi. Também podes pesquisar as fichas de alguns peixes que foram feitas por alguns membros do forum.

 

Jacinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é questão de ires preparando o aquario... de vez em quando aparecem por aqui casais de escalares a venda.

 

ja agora desculpa a ignorancia onde fica Casais de Baixo?

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais