Tanganica - Shell dwelers


ngc

Recommended Posts

Finalmente acho que encontrei os habitantes idieis para o meu aqua e para o meu tipode de agua (muito muito dura) :):wink: :D

 

Tenho algumas perguntas em relação a estes bichos:

 

Lamprologus multifasciatus

Lamprologus brevis

Lamprologus similis

 

Algumas destas especies pode viver em comunidade num aqua de 72L?

Posso te-los todos misturados no mesmo aqua? Quis são compativeis entre si?

Para cada uma delas qual a proporção entre machos e femias devo ter?

Onde posso encontrar conchas para eles morarem?

 

Obrigado,

 

Nuno Gonçalo Correia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretando surgiu-me outra duvida.

 

Já escolhi a especie a ter, os multies.

 

Para o meu aqua que tamanho de ter a comunidade e como deve ser formada (Machos vs femeas)?

 

Devo coloca-los todos ao mesmo tempo? ou se for adicionando membros progressivamente à comunidade eles integram-se bem?

 

Um abraço,

 

Nuno Gonçalo Correia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para o meu aqua que tamanho de ter a comunidade e como deve ser formada (Machos vs femeas)?

 

Isto aqui é que é um pouco tramado. Porque não é fácil distinguir o sexo dos Multi. O critério mais fiável é o tamanho, os machos são maiores que as femeas em 2/3cm.

 

Eu compraria uns 4/5 Multies e depois logo via o que dava, mas o ideal seria ter 2 machos e o resto de fêmeas, ou até mesmo 1 macho e 4 fêmeas.

 

Quanto a mais peixes, talvez pusesse 1 Gyrinocheilus aymonieri, indo um pouco ao encontro do teu "peixe de fundo", sempre ia limpando as algas dos vidros :lol:.

 

Multies + brevis em 72L, não é fácil mas é possível. Tudo depende da fachada do teu aquário. Quanto mede a frente?

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo,

 

Quanto a mais peixes, talvez pusesse 1 Gyrinocheilus aymonieri, indo um pouco ao encontro do teu "peixe de fundo", sempre ia limpando as algas dos vidros :shock:.

E juntamente com as algas tambem não come uns ovinhos e alvins?

 

Multies + brevis em 72L, não é fácil mas é possível. Tudo depende da fachada do teu aquário. Quanto mede a frente?

Pois, já sabia que iria ser dificil pois o meu aqua só tem 60cm de frente :lol:

 

Quanto ao resto obrigado pelo esclarecimento.

Um Abraço,

 

Nuno Gonçalo Correia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

E juntamente com as algas tambem não come uns ovinhos e alvins?

 

Não...

Se vais optar por multies, o mais provável é o "limpa-vidros" (não digas a ninguém que tratei o peixe por este nome :shock: ) ficar bem "sujo" das dentadas que leva dos multis.

Há um documentário sobre o tanganyika ("Jewel of the rift" - National Geographic), no qual se vê um conchicula, que deverá ter perto de 5cm, a atacar a cauda de um crocodilo enorme :lol:..que foge em seguida com menos um pedaço da cauda! :shock:

 

De resto, e se vais optar por multis, aconselho-te a comprar TODOS os peixes ao mesmo tempo...e não juntes mais nenhuma espécie de conchiculas. Em principio irá formar-se uma comunidade a um canto, constituida por 1 macho e uma ou várias fêmeas (depende da aceitação das fêmeas umas das outras). Os restantes peixes podes deixar ficar, mas separa MUITO bem as colónias (uma em cada canto).

Poderás ter o azar/sorte do macho dominante morrer ou, caso um dos outros peixes ser macho atinja a maturidade sexual, e substitua o dominante...

Se os peixes fora da comunidade principal forem fêmeas, o macho irá fertilizar os ovos e ficas assim com 2 comunidades lideradas por um único macho (é o que acontece no meu aquário -> 3 fêmeas num canto e 2 fêmeas no outro, o único macho fertiliza os ovos das duas comunidades)

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto a mais peixes, talvez pusesse 1 Gyrinocheilus aymonieri, indo um pouco ao encontro do teu "peixe de fundo", sempre ia limpando as algas dos vidros :shock:.

E juntamente com as algas tambem não come uns ovinhos e alvins?

 

 

Só como exemplo, mantive durante algum tempo um casal de ocellatus mais um aymonieri num aquário de 40L. Tive várias posturas e o desporto favorito do ocellatus era dar porrada no "limpa-vidros", o que vale é que o gajo não é burro nenhum e é rápido para caraças, conseguindo assim esquivar-se a todo e qualquer ataque do ocellatus "rottweiller" :wink: !

 

 

60cm de fachada :shock: .... Mete só multies para evitares teres dissabores. Mas não fiques triste que só com os multies já vais ter diversão que chegue.

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos, acho que já me sinto preparado para iniciar o meu aquario.

 

Prometo ir dando noticias com a evolução dos trabalhos.

 

Um Abraço,

 

Nuno Gonçalo Correia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... mas não sem antes fazer mais uma pergunta :D

 

Qual o tipo de conchas mais indicado para estes pequenos? E onde posso encontra-las?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com relação aos conchiniculas...

 

De uma comunidade inicial de 5 (a loja só tinha 5 na altura) sobram 3 :( . Por isso se não moras perto de lojas que os tenham aconselho-te uma comunidade maior (para mim a loja mais perto fica apenas a uns 130km... mais ou menos :? ).

 

Limpezas... eu uso uma ampulária :)

Está lá porreirinha da silva, passeia pelo aqua todo e os conchiniculas deixam-na em paz e curiosamente aguenta muito bem o ph mais elevado.

Os gyrinocheilus ao crescerem ficam um bocado agressivos demais e podem simplesmente dar-te cabo de um ou dois peixitos. É preciso lembrar que os gyrinocheilus chegam na boa aos 15cm, o que perto dos 5cm dos multies por exemplo é um monstro :lol:

 

Conchas:

Depois de ter corrido mundos e fundos à procura de conchas acabei por comprar as minhas nas lojas orientais.

Havia uns saquitos a 75 centimos com umas 2 a 4 conchas viáveis (o resto é para decoração mesmo). O unico problema é que estão impregnadas de perfume mas não é nada que uma boa lavagem e uma estadia no tanque do autoculismo por uma semana não cure :lol:

 

Os meus conchiculas morreram por ataque de outros peixes... não por envenenamento. É por isso que os 3 restantes têm agora um aqua só para eles.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

De uma comunidade inicial de 5 (a loja só tinha 5 na altura) sobram 3 Sad . Por isso se não moras perto de lojas que os tenham aconselho-te uma comunidade maior
Os meus conchiculas morreram por ataque de outros peixes... não por envenenamento. É por isso que os 3 restantes têm agora um aqua só para eles.

 

Uma comunidade de 5 exemplares parece-me bastante boa, aliás tratando-se de peixes bastante caros...não me parece que valha a pena investir em mais que 5 multis.

O "ngc" irá mantê-los isolados, sem mais nenhuma espécie, portanto em principio irão sobreviver todos.

 

Os gyrinocheilus ao crescerem ficam um bocado agressivos demais e podem simplesmente dar-te cabo de um ou dois peixitos. É preciso lembrar que os gyrinocheilus chegam na boa aos 15cm, o que perto dos 5cm dos multies por exemplo é um monstro

 

O meu pleco tem 20 e tal cm e não se aproxima dos multis. Também o meu gyrinocheilus (7cm) não se aproxima. Da única vez que vi ambos aproximarem.se de uma das comunidades de multis (constituida por 3 fêmeas e alguns alevins)...saíram ambos de lá com um pedacinho de cauda a menos. :lol:

Já para não falar do casal de Variabilichromis (9cm) que não PENSAM sequer em aproximar-se deste grupo de fêmeas...apesar de serem peixes muito agressivos e territoriais...e terem uma das cavernas onde costumam estar a 10cm das conchas dos multis.

 

Assim...5 exemplares de multis e 1 Gyrinocheilus aymoneri são boas compras. Se notares agressividade do aymoneri, e passividade dos multis...retira o aymoneri e "contrata" um pleco.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Encontrei conchas :):):)

 

São do formato das dos caracois mas quase todas brancas e em media com o dobro do tamanho de uma caracoleta. Pelo que me deu a perceber não tem qualquer tipo de tratamento (1 delas até tinha bocados do antigo habitante já recequidos).

 

Na mesma loja havia montes de caixas de conhas destas e de outros tipos, estas foram as que eu achei mais indicadas para os Multies.

 

Para quem estiver entreçado a loja que estou a falar é uma daquelas de decoração que existem nos centros comerciais e começa por V acaba em A e tem IV no meio cheers:):wink:

 

Um Abraço,

 

Nuno Gonçalo Correia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais