Deslocar aquário para outro local


Recommended Posts

Olá.

 

Quero mudar o meu aquário de sitio, pois ele não está encostado á parede, está sob o comprido e penso que perde um pouco com isso...Sendo uma coisa que tem de ser feita com muito cuidado venho por aqui dizer-vos os passos que penso tomar e pedir-vos que me emendem se estiver a fazer algo mal ou se me estiver a esquecer de algo. :roll:

 

1- Encher um balde novo com água do aquário e colocar lá todos os meus peixes e corais.

 

2-Encher o meu bidom até meio e colocar lá a minha rocha viva retirando depois toda a áqua possivel (aqua 240l).

 

3- Retirar toda a água que não consiga guardar...Com a maquinaria já desligada claro!!!

 

Por fim mudar o aquário... Vai ficar no mesmo sitio é só encostá-lo...

Depois por de novo a água a rv e por fim todos os meus seres...

 

Falta-me algum pormenor? Se só conseguir guardar 50% da água faz mal repor os outros 50% como se fosse fazer uma tpa de 50%???

 

Desculpem o testamento...um bjnho obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que isso esteja correcto. Se pensares, a água salgada tem sal. :roll: logo o sal nao evapora... logo as reposições são feitas com água de osmose para não aumentar a salinidade. Até aqui tudo correcto.

 

Agora se tirares 50% da água do aquário vais ficar com a salinidade reduzida a metade pois retiraste água, logo a reposição vai ser feita com água salgada, para não deixar descer muito os níveis de sal.

 

 

Acho que é isto.

P.S-> Comi ali o não! :lol:

 

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

a água salgada tem sal.  logo o sal evapora... logo as reposições são feitas com água de osmose para não aumentar a salinidade. Até aqui tudo correcto.
Até aqui...50/50! :twisted:

 

Querias dizer "o sal NÃO evapora" (comeste o "não"...andas cheio de fome :twisted: )

Está correcto que as reposições são feitas com água de osmose (água doce)...mas...o sal não evapora. :twisted:

O que evapora é a água (H2O puro), portanto o que fica no aquário é água "muito" salgada. Por isso adicionas água doce, para diluir o sal que ficou no aquário.

 

Agora se tirares 50% da água do aquário vais ficar com a salinidade reduzida a metade pois retiraste água, logo a reposição vai ser feita com água salgada, para não deixar descer muito os níveis de sal.

 

Outra vez 50/50...

 

Se foram retirados 120 litros de água salgada (metade da capacidade do aquário), significa que terão de ser adicionados outros 120litros de água igual á que saiu (água salgada).

No entanto, a salinidade (e a densidade) manteve-se sempre igual, sem alteração nenhuma...a não ser que tenha evaporado alguma quantidade de água no tempo que demoraste a fazer as mudanças.

 

Densidade de 120litros de água doce + 4Kg de sal(+/-) = densidade de 240litros de água doce + 8Kg de sal (+/-)

 

Se queres a minha opinião:

1- Encher um balde novo com água do aquário e colocar lá todos os meus peixes e corais.
E cabe tudo?? :roll:

Aconselho-te a falar com alguém de uma loja, ou um amigo, para que te guardem os corais e peixes...

 

2-Encher o meu bidom até meio e colocar lá a minha rocha viva retirando depois toda a áqua possivel (aqua 240l).

 

Mais uma vez, pede a alguém (amigo ou loja) para te guardarem a rocha-viva. Se não fôr possível, pede emprestado um aquário...

 

3- Retirar toda a água que não consiga guardar...Com a maquinaria já desligada claro!!!
Pede bidons emprestados ao pessoal do fórum (ou amigos), para conseguires guardar toda a água possível. Utiliza esta água no local onde guardes os peixes, corais e rocha-viva.

 

Falta-me algum pormenor? Se só conseguir guardar 50% da água faz mal repor os outros 50% como se fosse fazer uma tpa de 50%???

 

Enche o aquário com os tais 50% e adiciona mais um pouco (talvez 10-20%) de água nova, como se fosse uma TPA.

Adiciona os restantes 30-40% ao longo de alguns dias, para não haver um choque muito grande...

 

Por último:

Se usas areia no fundo...muito cuidado com a "porcaria" que se solta quando mudares o aquário de sitio!!! :lol:

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais