Oxigenação da agua


Recommended Posts

Boa Tarde

 

Esta é a 2ª vez que tento começar a montar um aquário de agua fria em casa para as minhas filhas. Como tal o que tenho é muito básico.

 

Apesar de ter lido com atenção o tópico referente á instalação do aquario, não me lembro de ter encontrado qualquer referência à oxigenação da agua.

 

Quando ofereceram à minha filha um aquario (redondo/bola) ofereceram em conjunto um motor electrico que ligado a um tubo tem como função libertar bolhas de oxigénio para a agua.

 

É mesmo necessário a sua existencia? Como colocar? Qual a frequância de saida de oxigénio para a agua? (reparei que após a sua instalação a agua começou a ficar turva e os 2 peixes mais parados. Decidi diminuir a pressão de saida e a agua e os peixes normalizaram)

 

Com este tipo de aquario, qual frequencia de troca de agua?

 

Por indicação da Loja onde adquiri os peixes, estou a utilizar dois produtos na agua (1 anti cloro e outro de limpeza).

 

Antecipadamente agradecido

 

Paulo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Esta é a 2ª vez que tento começar a montar um aquário de agua fria em casa para as minhas filhas.
Quando ofereceram à minha filha um aquario (redondo/bola)

 

Um aquário de bola (globo) não é o método mais eficaz nem humano de manter peixes.

O seu pequeno tamanho e a curvatura provocam muito stress nos peixes...

Se o teu objectivo era educar as tuas filhas de modo a perceberem a melhor forma de manter um ser-vivo...então creio que um globo não é a melhor forma para fazê-lo.

 

Assim, aconselho-te a investir um pouco mais num pequeno aquário (20 litros, por exemplo) de modo a conseguires um pequenino habitat para os teus peixes, onde se vão sentir mais felizes e, quem sabe, um dia poderão presentear-te com uns "netinhos". :roll:

 

 

ofereceram em conjunto um motor electrico que ligado a um tubo tem como função libertar bolhas de oxigénio para a agua
Esta pequena bomba chama-se bomba de ar e tem como função fornecer oxigénio (por meio de um tubo e pedra porosa) ao aquário.

Caso tenha sido fornecido com o aquário uma pequena placa (geralmente branca), este, associada á bomba de ar, servirá como meio de filtragem.

Tratam-se de dois aparelhos que já não são utilizados hoje em dia na aquariofilia, devido á sua pouca eficácia e pelo facto de já terem sido substituidos por filtros mecânicos internos.

 

É mesmo necessário a sua existencia? Como colocar? Qual a frequância de saida de oxigénio para a agua? (reparei que após a sua instalação a agua começou a ficar turva e os 2 peixes mais parados. Decidi diminuir a pressão de saida e a agua e os peixes normalizaram)

 

Como referi acima, um globo não é a forma mais humana de se manter peixes...

A água depressa fica suja e os peixes não duram muito tempo. Os cuidados de limpeza são muitos e trabalhosos. A água nunca fica estável o suficiente para os peixes se sentirem bem...

Se tivesses optado por um aquário "normal", bastava a instalação de um pequeno filtro interno...e as mudanças de água e manutenção do aquário passariam para 1 vez por semana (mudança de água de 2 em 2 semanas).

 

Com este tipo de aquario, qual frequencia de troca de agua?

 

Por indicação da Loja onde adquiri os peixes, estou a utilizar dois produtos na agua (1 anti cloro e outro de limpeza).

 

Talvez não saibas, mas os peixes sentem-se melhor em água "usada"...isto é, água que teve tempo de estabilizar (a nível químico principalmente) mas que se encontra limpa.

Cada peixe tem preferência por um tipo diferente de água no que diz respeito não só á temperatura, mas também a nível químico (pH, conteúdo de minerais...etc). Assim, a água a utilizar num aquário deverá encontrar-se estável (sem variações na concentração de minerais e no pH).

As mudanças de água deverão ser sempre efectuadas em pequenas quantidades (20-30% da capacidade do aquário), de modo a não provocar stress nos peixes devido á mudança no pH...etc.

Estas pequenas mudanças de água servem apenas para eliminar compostos orgânicos (geralmente fosfatos e nitratos) que foram originados por bactérias (muito BENÉFICAS) que fizeram a decomposição dos restos de comida e fezes, originando compostos menos nocivos que aqueles presentes na urina e fezes dos peixes.

Os globos, devido ao seu pequeno tamanho, NUNCA atingem este equilibrio indespensável na manutenção de peixes, nem sequer a nível de bactérias...daí os peixes raramente durarem muito tempo. Quando duram muito tempo (alguns anos), viveram constantemente em stress e nunca cresceram nem apresentaram as cores típicas da espécie a que pertencem.

 

O anti-cloro que te "obrigaram" a comprar tem o mesmo efeito que deixares a água, que vais utilizar no aquário, a repousar durante algumas horas (o cloro, sendo um gás, evapora ao fim de algum tempo). O produto de limpeza deverá conter bactérias...que pouco efeito fazem num pequeno globo pois não têm tempo de se "instalar" no areão ou filtro, e "trabalharem" da forma que referi acima (decomposição de matéria orgânica).

 

Aconselho.te a leitura deste texto, e a pesquisares o mais que possas sobre o assunto:

http://faq.thekrib.com/pt/begin-cycling.html

 

Espero que tomes a decisão mais acertada...guardes o globo a um canto (faz um belo vaso de flores :lol: ) e compres um aquário mais decente.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo e benvindo ao forum !

 

Acho que o Diesel já disse tudo vou só acrescentar este link dá uma espreitadela:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=24974

 

E vê a diferença entre o aquario que compraste e o que deve ser o aquario de àgua fria. :?

 

Ainda tens este site espanhol muito bom !!!!

 

http://elgoldfish.com/

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

 

Os produtos anti cloro removem de facto o cloro, que por evaporação pode levar até 3 dias, eu por precaução deixo passar 4. Mas removem tambem as Cloraminas, estas não são comuns na nossa agua mas de vez em quando aparecem e com um efeito devastador para os peixes. Por evaporação demoram muitissimo tempo a desaparecer, para as eliminar seguramente é necessario um dos produtos citados.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais