[DÚVIDA] Filtragem e sistema CO2 Vs capacidade do aquário


Recommended Posts

Boa noite,

 

 

Finalmente decidi-me pelas dimensões do aquário a montar (60x30x30).

Será tipo holandês (fortemente plantado e com alguns peixes), e com equipamentos no seu interior reduzidos ao mínimo.

Como vou necessitar de filtragem, estou inclinado para o filtro da Eheim 2322 (com aquecimento incorporado).

Agora a minha dúvida é a seguinte: será um filtro com demasiada capacidade para a litragem do aquário?

Não andarão depois as plantas e os peixes metidos no meio de um tornado num aquário de 54 litros brutos?

Como não conheço esta gama de filtros não sei até que ponto o caudal tem regulação ou pode ser regulado.

Mas também do que já li por esses foruns afora, uma ciclagem por hora entre 7 e 10 vezes o volume do aquário, para um aquário tropical de água doce, é perfeitamente normal.

Valores esses que são os fornecidos pelo fabricante, em relação a litragem do meu aquário.

 

 

Aqui ficam as características:

 

for tank size up to 150l

Pump output 500l/h

Filter circulation 350l/h

Delivery head 1,30 m Ws

Filter volume 2,3l

Power consumption 8 + 150 W

Dimentions approx. mm 290 x 178 x 178

 

 

Outra questão é a potência do termostato que são 150W num aquário que tera menos de 50 litros úteis. A temperatura não subirá em demasia?

Isto é, se colocar a temperatura para 25º C, o que acontece é que a água vai aquecer em menos tempo, do que se usasse um termostato de 50W (o + indicado), mas será este de 150W, preciso o suficiente para não elevar a temperatura em demasiado?

 

Com respeito ao CO2, se adquirir o sistema JBL Flora Profi2, também não será demasiada potência para este aquário?

É de fácil regulação?

E quanto a recarregamentos de CO2, poderei usar as receitas DIY que por aqui abundam, com a botija de pressão da JBL?

 

 

 

Sei que são muitas dúvidas, mas apelo à vossa paciência e se me puderem esclarecer com a vossa experiência, agradecia.

 

 

cumps

 

Travancas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Travancas

 

vamos por partes:

 

A filtragem de um plantado concerteza que não terá de ser ser tão exigente quanto um aquário a abarrotar de peixes! tu pretendes um aqua plantado, logo um filtro que faça 5 vezes o volume de água por hora é suficiente!

 

quanto ao aquecimento eu já disse noutro tópico que em caso de avaria do filtro ficas tambem sem aquecimento e vice-versa. :)

 

a história do termostato é interessante tambem! eu tenho um aquário de 120 litro e tenho lá dentro um termo de 300w e quando a temperatura atinge os 29º ele desliga (hehehehehehehe). a diferença que noto em relação aos termostatos de 150w é que o meu demora sensivelmente metade do tempo a aquecer o mesmo volume de água...

 

quanto ao co2 nada te posso dizer... eu uso o método DIY e tou contente...

 

abraços

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto ao aquecimento eu já disse noutro tópico que em caso de avaria do filtro ficas tambem sem aquecimento e vice-versa.  ;)

 

Quanto ao filtro, vou arriscar. O fabricante é de confiança (Eheim), e como o objectivo é ter o mínimo de técnica no interior do aquário, o conjunto, filtro + termostato incorporado, satisfaz-me. Vou arricar no televisor com vídeo incorporado... :lol: :D

 

 

No que respeita ao sistema de CO2, também estou a ver uns do fabricante Dennerle, e pelo que vi, são equivalentes em qualidade aos da JBL, conseguindo arranjar o equivalente ao JBL, bem mais barato (na Alemanha), embora para as questões de manutenção, a Dennerle não parece ter representante em Portugal.

 

Só tenho uma dúvida: posso recarregar a botija com CO2 caseiro?

Não sei se os recarregamentos são feitos à pressão, ou à pressão atmosférica normal (abrir a tampa e despejar lá para dentro).

É que se puder usar CO2 DIY, carregado à pressão atmosférica normal, já nem olho para trás...

 

Outra coisa, os sistemas de CO2, para além dos recarregamentos de CO2 frequentes, têm alguma manutenção especial, a que tenham de ser periodicamente sujeitos? Tipo mudança de O-Rings (se ou houver), calibragem dos mostradores de pressão, válvulas, etc?

 

 

Alguém sabe alguma coisa sobre estas dúvidas?

 

 

cumps

 

 

Travancas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ás botijas pressurizadas apenas sao recarregaveis em sitios com competencia para o fazer, sendo que algumas cobram ao kilo outras á botija.

 

AS garrafas precisam de uma revisão periodica de alguns em alguns anos, e quanto ao tempo de vida dos reguladores de pressão com manometro nao te sei dizer, mas penso que seja bastante elevado.

 

Cuidados especiais, a botija tem de estar sempre em pé durante o funcionamento para nao teres CO2 liquido a atingir a boca da garrafa.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.