Apistogramma Agassizi


Recommended Posts

Apistogramma Agassizi

 
 

Machos
http://laquacavederemou.free.fr/RMG/B/wallpaper_cichlidpress/amerique_sud_centrale/apistogramma_agassizi_01b.jpg

http://www.aquaticquotient.com/gallery/files/7/6/9/0/2903129255045.jpg

Fémea em primeiro plano
http://www.dwarfcichlid.com/photos/agrmpwf2.JPG

O apistogramma agassizi vive nas águas da Amazônia Central ( no médio e baixo Amazonas). Alguns dizem que são fáceis de reproduzir outros dizem que a sua reprodução é difícil em cativeiro, em aquário. É considerado o mais rebelde dos apistos.

A sua característica mais visivel é a sua coloração, daí ser dos apistogrammas mais procurados pelos aquriófilistas para além de serem peixes de pequena dimensão em relação a outros ciclideos. Este é um ciclídeo delicado, mas uma ótima escolha para um entusiasta mais experiente que tem espaço limitado e não pode ter um grande aquário. Um peixe muito sensível à acumulação de compostos tóxicos e medicamentos. Diferentes variações de cores, incluindo vermelho, dourado e azul estão disponíveis. selvagens capturados modelo é ainda mais delicada, mas mais colorido do tanque de raça peixe. Esta espécie exige frequentes mudanças parciais de água para prosperar. Requer água ácida, as necessidades dos níveis de nitratos com um valor baixo ou nulo, eo nível de pH deve ser mantido dentro dos parâmetros correctos. Se a qualidade daágua é menosprezada pode acontecer term algumas baixas ou mortes

Descrição física :

Ele é comprido e alongado. Nos machos, a nadadeira caudal é muito alongadas. Nas fêmeas, a barbatana caudal é arredondada. Diversas variações de cores diferentes existem na maior parte, dependendo se o peixe foi capturado ou é selvagem. Para variar os machos são mais coloridos que as fêmeas. A parte superior das costas é vermelha, enquanto que a testa é amarela. Abaixo dessas áreas, a volta é verde. Apresenta uma faixa horizontal preta que se estende da ponta do focinho, dá volta através o olho, e até a ponta da nadadeira caudal. As partes inferiores, logo abaixo desta faixa, podem variar na cor de ouro verde e azul. A barriga é geralmente amarela. A face é geralmente marcada com marcas ou ouro verde. A nadadeira dorsal é de um avermelhado com tonalidade laranja cor de fogo. As barbatanas são frequentemente azuis para verde. Na extremidade da nadadeira caudal apresenta uma linha branca e outra azulada. As suas congéneres femininas não têm as barbatanas alongadas ou as cores chamativas dos machos, mas também as acho muito bonitas na minha opinião pessoal. Elas são geralmente de cor amarela com manchas semelhantes. Possui uma linha lateral bem visível, que segue até a nadadeira caudal e é próxima da base da barbatana dorsal. A fêmea tem a nadadeira caudal regular e arredondada enquanto o macho possui os raios medianos bem mais alongados.
Possui uma linha lateral bem visível, que segue até a nadadeira caudal e é próxima da base da barbatana dorsal. A fêmea tem a nadadeira caudal regular e arredondada enquanto o macho possui os raios medianos bem mais alongados.

Tamanho :

Machos podem medir até 9 cm, as fêmeas só atingem 6 cm.

Habitat :

Habita áreas rasas de pouca profundidade de lagoas de águas negras e águas com pouca correnteza, com um substrato derivado da decomposição de folhas e pedaços de arvores, portanto habituados a zonas lamacentas. América do Sul; encontrados nos afluentes do Amazonas na Bolívia e Brasil .

Aquário :

Mínimo de 60 cm de frente com capacidade de 75 L é suficiente para um pequeno grupo. Preferencialmente o aquário deveria ter 80 cm com um volume de 110 l. Em ambos os casos, o layout do aquário deve ser organizado com cascalho de fundo escuro, bem plantado com o objectivo das áreas plantadas servirem de abrigo. As plantas flutuantes ajudam a criar espaços no aquário mais escuros eles nã gostam de muita luz. Também se pode optar por formar esconderijos com pedras, raízes e pedaços de madeira. O filtro deve ser eficiente, esta espécie requer que o aquário esteja bem limpo, sem nitratos. A água deve ser um pouco ácida, para isso utilizo um bom filtro externo de preferência onde para além das matérais biológicas filtrantes adiciono turfa própria para filtros. Forneça uma boa fonte de oxigênio.

Química da água :

ph 5-7 (6.4), 2-10 dH (6), 23-27 ° C


Comportamento social :

É uma espécie pacífica, mas territorial mas que nos aquas plantados não irá prejudicar as plantas.
Devem ser mantidos em grupos de três no minimo embora eu aconselhe quatro, um macho para cada três ou quatro fêmeas.
O macho defende um grande território em que coabitam as várias fêmeas, e pode inclusive guardar os seus filhotes.

Companheiros sugerido :

Corydoras, tetras, peixe lápis, Loricarideoss e outros.

Alimentos :

Vivos de preferência alguns podem rejeitar rações secas, crustáceos, insectos, larvas de insectos , flocos, granulados, comprimidos à base de carne picada;.

As técnicas de reprodução :

A água deve ter um pH 6,0-6,5, a dureza da água 5-8 dH, e uma temperatura de 26-29 ° C. frequentes mudanças parciais de água devem ser feitas. Ele persegue cada fêmea e acasal-la com elas. A fêmea pode colocar até 150 ovos numa caverna previamente limpa por elas. Os ovos são depositados entre rochas, num lugar escolhido criteriosamente pelos pais, que tomam conta dos filhotes por um longo período.

Os ovos serão cuidadosamente guardados pela fêmea. Os alevinos eclodem em três ou quatro dias. Após a desova começão a nadar livremente pelo aquário. Os jovems podem ser alimentados com alimentos líquidos, e depois com náuplios de A fêmea atrai os alevinos com os seus movimentos muito próprios. A desova é difícil de vingar e os ovos são sensíveis ao fungos.

Um pormenor que é muito importante para as desovas seguirem com normalidade é a retirada do macho do aquário temporáreamente, o que não significa que a não retirada do pai vai finalizar com a morte dos alevinos.

O video:

 



Referências:

Fish Base; DCG; Apisto.sites.no

Escrito por Vera Basílio dos Santos © Copyright 2010 ©

 

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DE TODO O CONTEÚDO AQUI PUBLICADO NOUTROS CONTEXTOS, SOB PENA DE ACÇÃO JUDICIAL.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visitante
This topic is now closed to further replies.