Aquário de água doce - tudo o que poderem ajudar!!


Recommended Posts

Eu tenho um aquário de água quente, mas de peixes de água doce!

Estava a pensar num próximo aquário, mas de água salgada!

Por isso recorri ao fórum, para que me pudessem explicar os seguintes pontos:

 

- Principais diferenças entre aquários de água doce e salgada

- Tamanho mínimo de aquário de água salgada

- Tamanho recomendado de aquário de água salgada

- Manutenção de aquário de água salgada; díficil? Principais aspectos da manutenção

- Componentes indispensáveis num aquário de água doce

- Preço de pôr a funcionar um aquário de água doce (tipo preços por aquários de diferente litragens) Antes e depois de ter peixes!

- Peixes indispensáveis para se ter num aqua de água doce

 

Por favor, dêm todos a vossa opinião, mesmo que em alguns aspectos repetida, mas eu gostava de ter a opinião de todos para assim poder saber se vou para a frente com a minha intenção ou não!

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha,

 

eu estou como tu, segundo vi até agora, para fazer um aquário salgado tropical dos pequenos, passando de um aquário de água doce, tens de arranjar rocha viva praí 20% do volume total do aqua, se possivel mais, e aumentar a movimentação da água com powerheads tambem para 20% do volume total.

 

As lampadas serão próprias para água salgada, acho que 2 diferentes, conforme os corais que coloques.

 

O resto serão opções a considerar, a primeira é o escumador!..ele dá jeito, mas...é uma opção.

 

Com este esquema serão trocas parciais de água semanais de 5%(+-)

 

Isto claro, é de um gajo que ainda não montou o aquário, é só pesquisa na net.

 

Gostei muito do www.nano-reef.com com eles é tudo simples e contrariam algumas ideias feitas de grandes equipamentos (acho eu)

 

Se alguem tem uma opinião diferente da minha(com mais experiencia), pois, já agora informe-me também!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a melhor maneira possivel de ficares esclarecido era já teres lido N topicos aqui no forum. Há muita coisa que te é util para planeares o aquário, e tá aqui muito bem explicada em muitos dos topicos aqui no forum e que responde a todas as perguntas que estás a fazer aqui neste tópico.

Assim so perguntas o que realmente nao consegues obter atraves dos topicos ja existentes!

 

Boa SOrte e dispõe sempre.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

A isto se chama um tópico confuso! :):lol:

 

- Principais diferenças entre aquários de água doce e salgada
Nenhuma, podes usar aquários de vidro...acrilico...tanto em doce como salgada. :?

 

- Tamanho mínimo de aquário de água salgada

 

Depende de quanto queiras investir (especialmente em rocha viva), na minha opinião o "mínimo" aceitável são 60 litros - já consegues colocar 2 ou 3 peixes e manter alguns corais durante alguns meses....depois se resultar compras um aquário maior. :P

 

- Tamanho recomendado de aquário de água salgada
Igual a água doce:

Maior = mais caro mas mais estável

Menor = mais barato...menos estável

 

- Manutenção de aquário de água salgada; díficil? Principais aspectos da manutenção

 

Dificuldade -> igual a água doce...

 

- Observar/testar o aquário á procura de falhas, sujidade ou alterações (densidade e testes: pH, kH, nitratos, cálcio, fosfatos...e eventualmente detectar a presença de nitritos e amónia).

- Limpeza dos vidros e escumador

- Mudanças de água (preparar água salgada...ou carregar os bidons para o carro são as tarefas mais chatas)

- Repôr a água que evaporou..

- Alimentação de peixes e invertebrados

- Ter paciência com as algas...um dia desaparecem.

 

 

- Componentes indispensáveis num aquário de água doce

- Preço de pôr a funcionar um aquário de água doce (tipo preços por aquários de diferente litragens) Antes e depois de ter peixes!

- Peixes indispensáveis para se ter num aqua de água doce

 

Agora não percebi... :lol:

 

Cumps,

Nuno Reis

Ps- Sei que sou chato, mas...pesquisa...pesquisa...pesquisa...

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...