Modificação 2x 24w T5 Para 2x 55w PLL

Recommended Posts

Boas como o tópico indica vim mostrar a modificação que fiz de uma calha 2x 24 t5 para 2x 55w pll, a realização foi efectuada porque o aquário em questão tem uma altura de 60cm logo 2x 24w t5 era insuficiente.

Ficam aqui as imagens da calha como estava originalmente.

2nm2o9v.jpg

dy0vaq.jpg

Material:

2 Lâmpadas Pll 55w 6500k Daylight

Balastro Electronico tridonic

Casquilhos e suportes

Poleias em L ferro, foram galvanizadas depois lacadas a branco depois ainda as pintei com tinta anti ferrugem preta

Parafusos em inox, os que não consegui arranjar em inox foram cobertos por uma camada generosa de silicone

+- 60cm de cabo de 4 condutores

Silicone com fartura

Custo total +- 50€

Imagens do material:

23m8t50.jpg

35ioupd.jpg

2vl87is.jpg

Não tirei fotos ao cabo, poleias e parafusos mas vê-se bem pelas fotos.

Imagens das ligações:

2ppcug5.jpg

35arhms.jpg

25f7k0i.jpg

2mzwpkx.jpg

Imagem do isolamento dos casquilhos:

os8zzp.jpg

Teste de funcionamento:

2hem54i.jpg

2hza0j.jpg

Calha já concluída:

mcgeq1.jpg

2khv04.jpg

rjpr0h.jpg

rjpr0h.jpg

196zrb.jpg

Onde tive mais dificuldades, foi a desmontar a a tampa da calha original, parece que os gajos da juwel tinham aquilo colado com prego liquido, quase que a parti só para a desmontar.

Espero que este Diy possa ser útil a mais pessoal aqui do fórum, afinal foi por isso que o fiz, pode não estar muito perfeito como já tenho visto por aqui grandes mestres a fazer DIY, mas foi o melhor que soube fazer, agora é só fazer figas para não ter problemas com o balastro porque da maneira que isolei aquilo será uma dor se cabeça para voltar a abrir a calha:P

Edited by Nuno C.

Muito bom.

Talvez seja a indicada para me dizer algo, tenho um iluminaria para 2 lâmpadas T8 de 30w cada e este queimou, eu não posso substituir por um driver para T8 leds?

2016_03_26_16_45_48.jpg

Obrigado parabéns pelo projecto.

Edited by Razstec

Se a tua intenção for só a substituição mais vale comprares só o balastro, se tencionas fazer um upgrade ai tens de comprar os leds, e um transformador para eles.

Enviado do meu NOS Roya através de Tapatalk

Mas, alguém aqui mais entendido nisso que eu que te responda, pois eu só sei o básico. Tipo o suficiente para o desenrasque

Enviado do meu NOS Roya através de Tapatalk

Se for para usar lampadas t8 led, estas nao precisam de balastro pra arrancar. Lampadas já tem tudo, é fazer ligaçao para 220V.

percebi, obrigado.

se usar lâmpadas led posso tirar o balastro queimado, juntar os fios de modo a fazer ligação directa a ficha da tomada e pronto, funciona?

Edited by Razstec

percebi, obrigado.

se usar lâmpadas led posso tirar o balastro queimado, juntar os fios de modo a fazer ligação directa a ficha da tomada e pronto, funciona?

Não me parece que os leds funcionem a 220v terás que ter um transformador, de qualquer maneira se as tuas lâmpadas t8 não são leds não sei se isso compensa a nivel € pelo menos para já porque a longo prazo compensa sempre uma vez que os leds são bastante mais económicos a longo prazo.

Eu ainda nao tenho as lampadas, e vi umas no olx a bom preço

https://olx.pt/anuncio/lmpada-led-tubular-t8-vidro-120cm-18w-IDwcnYw.html#fc91f310b3

Inclusive o vendedor ate diz "Apenas consome 18W e não necessita de balastro ou arrancador, ligando-se diretamente à tensão de 230V."

Ola a todos

podes ligar as t8 led a 220v mas tens de ter em atenção pois existem 2 tipos de ligação.

-Fase num dos topos da lampada e Neutro no outro.

-Fase e Neutro do mesmo lado.

Espero ter ajudado.

Cumps

Pedro