Acropower Reef - O meu Nano


Hugo Rafael

Recommended Posts

Voltei a este mundo fascinante da agua salgada após um tempo de ausência devido a um problema no meu anterior aquário. A Morte de um pepino do mar acabou por dizimar os meus peixes.

 

Por sorte a Aquahobby ofereceu-se para me ajudar naquela altura difícil ficando com a rocha e corais até voltar ... Tal não aconteceu, acabei por dar a rocha há aquahobby e deixar por um tempo os aquários.

Fica a foto de como era o anterior:

IMG_0030_zpsxtivaxnh.jpg

Foi o meu primeiro aquário, era facil de manter feito inteiramente com rocha morta , só com corais moles e LPS e apenas com trocas de agua conseguia establizar o que era necessário... não tinha balling , reactor de cálcio , não usava nenhum tipo de aditivo.

Ainda cheguei a fazer algumas experiencias como te-lo sem areia....

 

Neste monento estou a inciar um novo projecto que será um pouco diferente. Apesar de tentar aproveitar o maximo de material possivel. A minha ideia é ter novamente um nano com medidas muito similares ao reef anterior mas povoado de acroporas.

Setup :

Aquário - 65 * 43 *50

Escumador - Vertex Omega 130

Circulação - Vortech MP10

Retorno-Eheim 1262

Termoestáto Hydor 300w

luminação - Ati 6*24W Sunpower Dim

 

Desde já agradeço o apoio da aquahobby que está sempre presente para esclarecimento de duvidas e ao Rui Melo que fez um excelente trabalho na execução do mesmo. A todos eles o meu muito obrigado. Agora que o vicio está de volta tenho de recorrer a estes amigos ;)

Fica a foto do aquário no seu estado actual faltando forrar a estrutura, receber a calha de iluminação e mais uma bomba de circulação.

Com calma tem andado para a frente :)

Seguem fotos :

WP_20160306_20_17_09_Pro_zpsgl2v4zjs.jpg

WP_20160306_20_17_18_Pro_zpsm7loj8q5.jpg

Obrigado a todos vou partilhando a evolução

 

 

Editado por Hugo Rafael
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Welcome back Hugo, infelizmente não te posso ser útil em nada sobre salgados mas conto aprender com a tua participação aqui. :) já consideraste actualizar a tua iluminação com leds?

Que material pensas usar para revestir a estrutura?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado.Toda a ajuda é bem vinda António e no que poder ajudar , tambem darei o meu contributo apesar de não ser muito. Como disse toda a ajuda e util.

 

Passar para Leds não é uma opção por enquando; escolhi T5 não para aproveitar a iluminação antiga (no antigo usava lampadas PLL 36W ) mas porque as t5 são as que mais me satisfazem. Como vai ser uma experiencia nova basicamente não queria estar a lidar com mais uma variável : leds. Apostei numa iluminação já "antiga" com provas dadas e que me satisfaz em termos de visualização do aquário.

Não é propriamente um aquário na vanguarda da técnica com o material mais recente a ser utilizado, tendei apostar em material que conheço.

 

Sinceramente ainda não sei que material irei utilizar, ainda não refleti sobre o assunto. Já pensei em contraplacado marítimo, o meu movel anterior era desse material e ao fim de 4 anos estava impecável. Foi uma boa aposta apesar do preço mais elevado. Neste momento é a hipotese que tenho em cima da mesa.

 

Obrigado pela participação António.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma pequena actualização do que se tem passado, para ser sincero há poucas novidades...apenas a montagem do sistema no local devido e a colocação dos equipamentos.


A arrumação se é que lhe podemos chamar assim :D não está nada de especial mas sinceramente o meu intuito aqui e ter fácil acesso há sump , poder ligar e desligar , retirar e por equipamentos sem grandes dificuldades.


Segue a foto :

WP_20160311_16_37_21_Pro_zpsp3tdbwuu.jpg


Neste momento estou a espera da chegada da iluminação que vem esta semana e, ver se a consigo ter montada no inicio da próxima.


Para o layout ainda só tenho areia de coral, tendo-me sobrado do anterior projecto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rui não tens de agradecer. Trabalho esta muito bom e so a paciência que tens para discutir todos os detalhes. Es mais que recomendado.

 

Agora tem de ir com calma, ainda não cheguei la mas quando fizer ciclo vai ser com calma.

 

Obrigado mais uma vez Rui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem finalmente já tem agua salgada dentro :D. Ainda esta semana vai entrar a rocha e a areia e depois o inicio do ciclo.


Ficam as fotos para registo do dia 1 com agua:


WP_20160323_11_39_17_Pro_zpsap2m3qdl.jpg


WP_20160323_11_39_46_Pro_zpspzqkrpjp.jpg


Agora e ver se não há fugas e se o equipamento está em ordem. Parece-me que esta tudo bem mas ainda está cheio á poucas horas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem uma actualização. Já tem rocha lá dentro e o ciclo vai iniciar.


Desde já agradeço ao Miguel pela lembrança em relação ao tubo de reposição que realmente mesmo após eu o ter mudado mais para cima ter continuado a ferrar. Assim sendo tive de optar por outra maneira tendo o tubo ficado acima do nivel do repositor.


Quando ao aquário aqui fica uma foto já com rocha e areia:


Na loja consegui fazer isto :

WP_20160323_15_58_31_Pro_zpstixgmdgc.jpg


Em casa ficou assim:

WP_20160324_15_04_06_Pro_zps7tgffm8z.jpg


WP_20160324_15_05_04_Pro_zpsujmmmc1v.jpg


Penso que o objectivo foi conseguido que era ter espaço para corais. Mas só com o tempo veremos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está agora no ciclo. Por enquanto tudo ok ando a ver se tudo está a funcionar correctamente... Tive de fazer uma alteração no repositor uma vez que o tubo fazia sifão para a sump.

 

De resto é aguardar que os testes estejam ok ;)

 

Sei que andas atarefado Rui eheh ;).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo e força para o projecto!!

 

Eu também nunca consigo replicar as montagens da rocha e até costumo tirar fotos e arrumar as rochas em posição mas depois em casa a coisa sai diferente.

Se possível coloca foto da alteração que fizeste ao retomo para evitar a sifonagem. Esse é um tema que me interessa é muito. Eh eh :)

 

Saudações

AR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alfrareef muito obrigado.

 

Sim realmente eu em casa bem lá andei de volta mas sou sincero não tenho assim muita paciência e depois de tentar algumas vezes e não conseguir arranjei-as de outra maneira.

 

O efeito sifão da agua de reposição só foi conseguido apenas com o tubo acima do nível da agua do deposito. De outra maneira o sifão existe sempre. Infelizmente estas bombas chinocas de reposição são assim... se fosse uma bomba peristáltica já não acontecia.

 

Para actualizar o aquário está já com diatomáceas e já se encontra com nitrito por isso o ciclo está a andar.

Editado por Hugo Rafael
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Para não deixar isto morrer vou actualizar com a parte menos boa:

O ciclo ainda decorre... Talvez daqui a 1 a 2 semanas já consiga colocar a equipa de limpeza que neste momento aquilo parece um autentico campo de futubol.
O estado das coisas :
WP_20160418_17_13_14_Pro_zpstf0fru9w.jpg
WP_20160418_17_13_29_Pro_zpsddibt6om.jpg
Já me estão a fazer falta uns ajudantes. Vou continuar com as TPA´s e esperar que o tempo passe.
Entretanto gostava de saber opinioes para equipa de limpeza. O vidro vai ficar a meu cargo e portanto nao preciso de nenhum animal para o limpar.
No meu anterior reef tive :
Strombus
Turbos
pepino do mar
Davam bem conta do recado juntamente com um Zebrasoma pequeno.
No entanto neste aquário queria uma equipa de limpeza da qual gostasse mais e fosse igualmente eficaz. Animais mais bonitos tambem para a equipa de limpeza uma vez que ate neste animais nao posso ter muitos.
Desde que vi o hallowen crab que ando fascinado mas sinceramente ter caraguejos ermitas tinha de ser bem ponderado porque nao queria encher o aquário de conchas para poder ter mais que um. Alguem com sugestoes ?
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo,

 

Isso mais tarde desaparece.

 

Eu gosto de ter uns Nassarius e adoro os turbos. Tenho um que até lhe chamo Robbialac pois por onde passa fica tudo branco!

Também gosto das Holothurias mas tive um problema com uma e foi devastador portanto é animal que tão cedo não colocarei num aquário.

Os caranguejos também nunca foram os meus favoritos e qualquer dia entram escondidos em alguma pedra ou coral que ai metas...

Os ermitas, desde que não coloques conchas muito grandes não terás problemas.

Excepto o pepino eu colocaria já alguns bichos para começar o jogo no teu relvado.

 

Saudações

AR

 

 

Sent from my GT-I9301I using Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu pepinos tambem já tive um problema que me custou o meu outro reef. Só se safaram os corais moles.

 

Então metias Nassarius e turbos. Os ermitas já ouvi dizer que são bons mas nao quero ter problemas de mortes por causa de conchas.

 

Tambem tive strombus e gostava.

 

Ainda nao posso por nada. Os testes ainda nao estão bons.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.