carvao activo que usos lhe dar?


Recommended Posts

ele é principalmente usado para retirar medicamentos da agua, mas que outras substancias pode tb tirar?

 

uma vez meti um carvao super activado da eihem, que do dia para a noite, alem de me tirar o medicamento da agua deixou-a completamente transparente ( tirou aquele castanho deixado pelos troncos )

 

poderá ser usado para remover por exemplo amonia, nitritos ou nitratos?

 

que outras subtancias é que o carvao e cpaaz de absorver?

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

ele é principalmente usado para retirar medicamentos da agua, mas que outras substancias pode também (palavra corrigida) tirar?
Na sua maioria, moléculas orgânicas. Quase tudo o que for orgânico e tiver uma parte apolar (com alguns átomos de carbono), regra geral, é apanhado pelo Carvão Activado.

 

uma vez meti um carvao super activado da eihem, que do dia para a noite, alem de me tirar o medicamento da agua deixou-a completamente transparente ( tirou aquele castanho deixado pelos troncos )

O que dá a cor amarelada/acastanhada à água são os taninos existentes nos troncos e turfas. Como sendo moléculas orgânicas, são captados facilmente pelo Carvão Activado.

 

poderá ser usado para remover por exemplo amonia, nitritos ou nitratos?
Não. Esses iões já não conseguem ser capatados, pelo menos em grande número, pelo Carvão Activado. Visto serem moléculas pequenas e também muito polares. Para esses iões inorgânicos, mais vale usares plantas, ou membranas de permuta iónica específicas para eles. Ou então fazes trocas de água regulares para corrigires isso :)

 

Bem , acho (palavra corrigida) que ele também (palavra corrigida) retira alguns nutrientes as plantas .... penso eu

Sim, se esses nutrientes estiverem sobre a forma de quelatos essencialmente. O caso típico é o ferro, e outros metais essenciais para as plantas. Tudo bem que são micro-nutrientes (em pequenas concentrações), mas não deixam de ter extrema importância para as plantas.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e como e que eu sei que o carvao consegue retirar todo o tipo de medicmaentos da agua???

dizem que depois de usar qq medicamento apra usar carvao, mas ocmo e que eu sei se ele e eficaz para todo o tipo de medicamentos?

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

e como e que eu sei que o carvao consegue retirar todo o tipo de medicmaentos da agua???

dizem que depois de usar qualquer (palavra corrigida) medicamento apra usar carvao, mas ocmo e que eu sei se ele e eficaz para todo o tipo de medicamentos?

Porque cerca de 99.99% das moléculas usadas como medicamentos (pelo menos para peixes) são orgânicas. Assim moléculas que não possam ser adsorvidas, pelo carvão activado e sejam usadas como medicamento, só estou a ver o NaCl (acho que é utilizado para curar qualquer coisa, corrijam-me se estivber enganado).

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Mais uma dúvida relacionada com o carvão activado. Li isto num artigo:

 

Portanto, dependendo de sua origem, o carvão (mesmo o ativado) pode conter substâncias nocivas ao aquário, principalmente fosfatos. Por esse motivo é recomendável sua imersão antecipada (2 a 3 semanas) em água limpa, trocada freqüentemente, antes de sua colocação no(s) filtro(s).

 

A minha pergunta é se também devemos ter este cuidado com o carvão activado que vendem nas lojas, por exemplo, com o que vem naqueles sacos da Aquapor?

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.