Miguel Mendes Publicado Junho 2, 2005 Publicado Junho 2, 2005 Viva, penso que o titulo do topico diz tudo... mas se ainda nao perceberam eu vou explicar! :D eu gostaria de saber qual e melhor: hidroxido de calcio (em soluçao aquoso = kalkwasser) ou o biocalcio. porque penso que poderam existir opinioes diversas e que nao chegariamos a um consenso pensei que podiam por algo do genero "Vantagens e Desvantagens de Kalkwasser" e o mesmo para o biocalcio... Abraço, Miguel Mendes 100 PIXEL DE ALTURA MÁXIMA...
João Cotter Publicado: Junho 3, 2005 Publicado: Junho 3, 2005 Kalkwasser: - em sistemas com poucos corais mantem os níveis de cálcio e alcalinidade - dificilmente se consegue elevar os níveis de Ca e KH - em aquários grandes e muito povoados de corais é claramente insuficiente para manter o Ca e o KH - Eleva o pH do aquário (positivo para situações em que o pH esteja baixo, negativo para o contrário) - dependente do ritmo de evaporação do aquário - não aumenta a salinidade - é barato e simples de utilizar Biocalcium: - o pó deverá ser despejado em doses curtas directamente para a água do aquário num local de muita corrente (como na sump, por exemplo) - se não dissolve rapidamente no percurso entre a sump e o aquário pode assentar nos corais e provocar irritação (é muito vulgar acontecer esta situação) - nunca misturar previamente com água antes de adicionar ao aquário e deve ser guardado bastante seco (qualquer humidade provoca logo a formação de CaCO3 sólido) - eleva o Ca e o KH, dependendo apenas da dose diária que se adiciona - a médio e longo prazo provoca o aumento da salinidade - sai bastante mais caro a longo prazo Só para terminar, penso que os dois produtos não se excluem mas complementam-se, embora um pH elevado possa excluir automaticamente a kalkwasser. Contudo, penso que o Biocalcium não é o sistema ideal de adição de Ca e KH, pelo menos na minha opinião. Espero ter ajudado João Cotter If you're not part of the solution, you're part of the precipitate http://www.bioaquaria.com http://www.facebook.com/bioaquaria
Recommended Posts