Recommended Posts

Publicado

Viva,

penso que o titulo do topico diz tudo... mas se ainda nao perceberam eu vou explicar! :D eu gostaria de saber qual e melhor: hidroxido de calcio (em soluçao aquoso = kalkwasser) ou o biocalcio. porque penso que poderam existir opinioes diversas e que nao chegariamos a um consenso pensei que podiam por algo do genero "Vantagens e Desvantagens de Kalkwasser" e o mesmo para o biocalcio...

Abraço,

Miguel Mendes

100 PIXEL DE ALTURA MÁXIMA...

Publicado:

Kalkwasser:

- em sistemas com poucos corais mantem os níveis de cálcio e alcalinidade

- dificilmente se consegue elevar os níveis de Ca e KH

- em aquários grandes e muito povoados de corais é claramente insuficiente para manter o Ca e o KH

- Eleva o pH do aquário (positivo para situações em que o pH esteja baixo, negativo para o contrário)

- dependente do ritmo de evaporação do aquário

- não aumenta a salinidade

- é barato e simples de utilizar

Biocalcium:

- o pó deverá ser despejado em doses curtas directamente para a água do aquário num local de muita corrente (como na sump, por exemplo)

- se não dissolve rapidamente no percurso entre a sump e o aquário pode assentar nos corais e provocar irritação (é muito vulgar acontecer esta situação)

- nunca misturar previamente com água antes de adicionar ao aquário e deve ser guardado bastante seco (qualquer humidade provoca logo a formação de CaCO3 sólido)

- eleva o Ca e o KH, dependendo apenas da dose diária que se adiciona

- a médio e longo prazo provoca o aumento da salinidade

- sai bastante mais caro a longo prazo

Só para terminar, penso que os dois produtos não se excluem mas complementam-se, embora um pH elevado possa excluir automaticamente a kalkwasser. Contudo, penso que o Biocalcium não é o sistema ideal de adição de Ca e KH, pelo menos na minha opinião.

Espero ter ajudado

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria