Dúvida sobre aqua plantado (mas pouco)


Luís Ferreira

Recommended Posts

Bons dias!

 

Como já disse na minha apresentação, já por cá andei, há uns anos, mas entretanto perdi o meu login...

 

Tenho em casa, mais ou menos desde 2005, um aquário de aprox. 1,00 x 0,40 x 0,50m, biselado. Nessa altura vivia com os meus pais e tinha o aquário em casa deles. Começou por ter plattys, mollys, guppies, espadas, etc. com força, mas quando com as primeiras mortes veio a ideia de não os repor e tentar mudar os habitantes.

Nessa altura carreguei o aqua de plantas. Já não me recordo do que lá tinha, mas era plantas de crescimento rápido, crescimento lento, altas, baixas, verdes, vermelhas, um bocado de tudo. Mesmo sem perceber grande coisa do assunto e só com 1 T8 de 25W.

Resultado? Morreu tudo.

 

Desde aí tentei perceber melhor o que fazer e como o fazer. Tentei a garrafa de CO2 DIY com fermento, pastilhas de CO2, menos plantas, mais plantas, plantas menos exigentes, mais peixes, menos peixes, etc.

 

Neste momento tenho 3 t8's num total de 75W (logo posso colocar quais exactamente porque agora não me recordo). Estão ligadas aproximadamente 8h/dia.

Desisti de ser exigente e pensei em fazer apenas uma cortina de valisnérias no vidro traseiro do aquário. Mas nem assim me safo. Elas não morrem, e até crescem relativamente bem, mas "caem" em vez de criar a tal cortina.

Recentemente adicionei uns pés de bamboo à experiência, a saber que o resultado não seria grande coisa porque o bamboo quer as folhas fora de água.

 

Tenho 3 escalares (que irão ser 6 assim que tenha oportunidade), um cardume de tetras bêbedos, um cardume de viúvas e um cardume de uns peixes amarelos que não me recordo do nome.

 

Alguém me consegue ajudar a, pelo menos, ter umas valisnérias que cresçam até próximo do topo do aquário?

 

Não tenho grandes fotos, até porque nas mudanças para minha casa pedi que me ajudassem a limpar o aqua enquanto eu levava o móvel dele e riscaram-me tanto o vidro que as fotos ficam horríveis. Mas posso tentar tirar qualquer coisa para mostrar o que se passa.

 

Também aceito sugestões para fazer deste um aquário mais "escalar friendly", se estiverem para aí virados!

 

Obrigado.

 

Cumprimentos,

Luís Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

movi o tópico para esta área pois estava numa área muito técnica e onde não receberias a ajuda pretendida, aqui nesta área há muito mais pessoal com dúvidas semelhantes às tuas.

 

adiante, 75 W é uma luz razoável para essa litragem, isso com as valisnérias e um tronco razoável com anúbias e/ou fetos de java já dava para fazeres um layout agradável.

 

um filtro externo também era recomendável.

 

cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Antes de mais, obrigado pela movimentação e pela resposta.

 

Eu tenho um filtro externo - Eheim professionel 3 350.

 

Ficam aqui umas fotos duvidosas nas quais dá para perceber o estado geral do aquário e das valisnérias, bem como os riscos no vidro frontal...

 

 

24384607071_7c9faf9c5b_b.jpg

 

24384625821_0ae830e48c_b.jpg

 

As lâmpadas são:

 

SERA Plant Color junto ao vidro da frente

SERA Tropic Sun no meio

SERA Brilliant Daylight atrás

 

Como disse antes, T8 de 25W/cada.

 

Para além disso coloco uma pastilha de CO2 (quase diariamente) num difusor da SERA - eu sei que isto é quase igual a nada, mas também quase não tenho plantas - e tenho flora depot por baixo do areão.

 

Esporadicamente nasce um novo pé de valisnéria em zona aleatória do aquário, como é o caso ali da frente no canto esquerdo.

 

Como disse antes, aceito sugestões. Mesmo que seja de alterações mais profundas!

 

Obrigado e abraços!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Talvez fertilizando com Tropica Premium...

 

Cumps

 

José

Será luz a mais para essa planta?

Nesse caso talvez ADA Special Shade.

 

Vamos ver o qur diz o resto do pessoal

Boa noite,

 

Obrigado.

Já utilizei tropica specialized e o que notei foi crescimento de algas... Alias, ainda tenho algum aqui por casa...

 

Cumprimentos,

Luís Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu até gosto do teu aquário.

Agora se pretendes um plantado exigente, tipo com relvado, etc, acho que terias de começar de novo ou quase.

Todavia acho que podes tentar utilizar os fertilizantes que mencionei.

 

Cumps

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não desgosto do meu aquário, mas acho-o demasiado genérico e monótono. Não estará muito longe de um biótopo amazónico, mas também ainda não chegou lá. Gostava de ver um pouco mais de verde e de vida... Não tem que ser um dutch, mas mais qualquer coisa...

 

O facto de ser biselado também não ajuda, acho que nunca estou satisfeito com as alterações que lhe faço e com o aspecto final do aquascape.

 

Quanto à fauna, que acham? Demasiada mistela?

Na loja que frequento dizem-me que para aqui não mais do que 6 escalares. O que acham? É muito, é pouco, devo reduzir a variedade dos cardumes para conseguir mais espaço útil para os escalares?

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites,

 

Já agora, ficam aqui os habitantes do meu aquario:

 

24193291890_7ed036ed23_b.jpg

23860665144_7e319b0f93_b.jpg

24380570102_2af7d85595_b.jpg[/url]

 

10x

24193295310_1db2a93843_b.jpg

 

8x - ID?

24121101559_98690f1d07_b.jpg

 

Tenho ainda 11 Bêbedos que não consegui fotografar, 1 ancistrus, um limpa fundos amarelo fininho e um peixe comprido que parece uma sardinha dos quais também desconheço o nome.

Preciso de investigar técnicas de fotografar o aquário. O vidro carregado de algas e riscos não ajuda, mas tem que sair qualquer coisa melhor...

Será isto gente a mais para a pequena casa?

Pode isso eventualmente justificar a falta de crescimento das plantas?

 

Obrigado pela ajuda e pelas opiniões/dicas!

 

Cumprimentos,

Luís Ferreira

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também gosto do aqua, o layout está com bom aspecto. A fauna está agradável, o único cardume que menos me agrada é aquele da penúltima foto, que penso ser também um Tetra, mais gosto são gostos e não se descutem.

Quantos às fotos não acho que estejam mal, ajudava era que pegasses num cartão desses de crédito e limpavas logo as algas do vidro até com facilidade.

Tens feito tpa's todas as semanas? Às vezes o esquecimento das mesmas podem causar também o aparecimento de algas, qual é o fotoperíodo que estás a utilizar?

 

Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Obrigado Vera.

 

Confesso que as TPA's ficam muitas vezes esquecidas. Especialmente está última que foi quase um mês depois da anterior. Mas nasceu-me aqui um rebento e mesmo estando por casa sobrava pouco tempo para outras tarefas.

 

As viúvas também são o cardume que menos gosto. Na altura comprei porque diziam que faziam um cardume bonito e eu só tinha os bêbedos. Se fosse hoje não comprava.

 

Cumprimentos,

Luís Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essas plantas alguma vez foram maiores? As valisnerias spiralis ou americana facilmente te chega ao topo do aqua mesmo sem ferts e com pouca luz. Isso se é valisnerias é alguma variedade mais baixa.

 

Quais os Kelvin das lâmpadas?

 

Tapaquê?!?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, parece-me Sagitária subulata e não valisneria...

A outra do lado direito não parece ser uma planta aquática.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

S.S. estas plantas vieram para o aqua com aproximadamente o tamanho que têm hoje, mas "erectas". Depois quase morreram e " ganharam" saúde sem razão aparente, mas apesar de crescerem, tombam...

 

Tmiravent, as plantas do lado direito são bamboo. O bamboo vive em água, mas com as folhas fora de água. Fiz a experiência porque tinha estes pés cá em casa e não tinha o que lhes fazer... Uns pés estão bem saudáveis, outros nem por isso... Mas no caso do bamboo acho que o problema é mesmo excesso de luz. As que estão melhor são as que estão mais na sombra.

 

Obrigado.

 

Cumprimentos,

Luís Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, parece-me Sagitária subulata e não valisneria...

A outra do lado direito não parece ser uma planta aquática.

Cumprimentos

Pois é o mais certo. Sagitaria subulata ou platyphylla embora a segunda também devesse ficar maior.

 

Compra valisnerias spiralis se queres mesmo fazer uma cortina alta.

 

Tapaquê?!?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

concordo que deve ser alguma variedade de sagitaria e nem de perto seja valisnéria. Eu já tive vários tipos de aquas desde plantados muito exigentes tanto em luz qualidade de água e fertilização como tive aqua de baixa manutenção e as valisnérias com 18w aguentam bem. Ainda pensei que o espectro fosse focado somente na frente do aqua e a parte de trás estivesse às escuras mas depois de ver a foto a luz parece que acompanha todo o aqua de forma +/- uniforme. Tens 3 belas fêmeas escalares :smile2:. Como disse o amigo A. Ferreira umas anuíbas e uns fetos eram muito bom no aqua pois alem de darem vida consomem muitos dos nutrientes a mais na coluna de água e evitas picos de nitratos nitritos amónia, no fundo a água não fica tão facilmente poluída. Atenção às tpa's, é importante até pk ajudam no crescimento dos peixes e as plantas agradecem. Qto aos bambus que tens são excelentes para consumir nutrientes a mais na coluna de água, eu utilizava muitas vezes mas não da forma como tens, tens de ser daqueles altos em que as folhas fora do aqua e dentro somente a raiz e tronco.

Se precisares de alguma ajuda é só dizer.

Carlos

Carlos Dourado
Adepto da Alvaláxia ; SCP= The Best of the World
avatarot0.jpg
O meu dia a dia é como o ovo Kinder, é só surpresas
o meu blog http://novoamaznico.blogspot.com/ (ainda em construção)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carlos, muito obrigado pelo comentário.

Quanto à luz, devido à configuração da tampa, de facto, só tinha luz na frente (2 T8). A dada altura irritei-me porque claramente a luz só chegava ao vidro de trás junto ao fundo e decidi pegar numa pequena serra e arranjei lugar para a terceira lampada na parte de trás da tampa. A distribuição está uniforme mas tenho muito pouca luz para o que gostaria de fazer.

 

TPA's sao outro assunto. Confesso que com frequência sou negligente. Mas isso tem a ver com 2 coisas, estou descontente com o que tenho, o que me desmotiva, e estou convencido que tenho uma filtração razoavel que, para a carga biológica que tenho na água, me deixa ser preguiçoso de vez em quando...

 

Quanto a acrescentar qualquer coisa a este aquario, talvez não o faça. Agora fiquei com o bixinho e tenho andado a pedir orçamentos para vidro novo. Estou com vontade de recomeçar do 0 e de me livrar deste vidro todo riscado e do formato biselado do aquário.

 

Entretanto abro um novo tópico com novidadds e muitas duvidas!

 

Cumprimentos,

Luis Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.