Projecto F. Ribeiro


F.Ribeiro

Recommended Posts

Boa tarde!

 

Este na realidade não é o meu primeiro aquário...

Mas o que tive anteriormente, era pequeno e eu não sabia nada do que fazia. Era comprar peixes e plantas, enfiar lá dentro e quando morriam até nem me chateava nada: sanita com eles!

 

Mas claro que é um hobby muito bonito e após muitos erros, aqui estou eu para aprender, desta vez a fazer as coisas como devem ser.

 

Trouxe aqui à uns dias um aquário para casa que estava sem ser usado na casa de familiares, e que sempre achei ficar muito bem na minha sala e finalmente ter um aquário a sério.

O aquário em si, encontrava-se em muito bom estado. Apenas pedia uma boa limpeza... e lá me dediquei a retirar todos os resíduos de calcário e outras manchas nos vidros e alumínios.

Foi por isso que encontrei este forum e muito tenho aprendido aqui, tal como:

 

- Limpeza interior apenas com vinagre ou limão (era o indicado para o meu caso, em vez da lamina);

- Não ser nabo e encher o aquário à parva, sem devidamente saber o que quero fazer;

- Perguntar sempre que não encontre explicações aqui no forum;

- Estudar muito bem onde vou deixar o aquário, pois 200L não se mexem assim de qualquer maneira...

 

Após quase um mês, lá consegui decidir com a mulher onde fica o aquário (embora não seja o melhor lugar relativamente ao fornecimento de agua - TPA)

 

Claro que durante este mês, eu tinha que fazer alguma coisa...

Então começou o processo que procurar informação sobre como limpar e que produtos utilizar.

Com muita paciência, lá comecei as limpezas com uma escovinha e vinagre.

Processo eficaz onde tinha pouco calcário, mas onde estava mais acumulado/ entranhado tanto no vidro, como alumínios e plásticos, nem daqui a 3 meses conseguia limpar isto de maneira satisfatória para mim.

Passei-me do capacete, chamei a mulher e transportei o aquário para um poliban e meti-o com muito cuidado na vertical em cima de umas ripas de madeira.

Fui aos produtos de limpeza aqui de casa (aqueles que não se devem utilizar...) e besuntei aquilo tudo por dentro e por fora com um produto que sabia de ante mão, não atacava o alumínio ou silicone.

Lá comecei a ver o tal "padrão de limpeza" que eu tanto exijo e com o qual fico satisfeito!

Depois de conseguir limpar tudo em condições, foi chuveirada... Agua quente, mas ao em demasia (até eu conseguir suportar na minha mão) e depois agua fria... Mais de 30 minutos com a agua a correr, para retirar bem qualquer resíduo químico do produto de limpeza e outros que houvessem.

 

Depois de escorrer muito bem, transportei outra vez o aquário para o móvel e prossegui com a limpeza dos equipamentos do aquário:

 

- Filtro externo, termostato e bomba de agua.

 

Agora chegou o momento de começar a tomar decisões a sério, tal como layout, areão ou fertilizante ou ambos (tendo em conta o layout) e encher de agua para verificar se tudo está bem!

 

Para já deixo algumas fotografias... não é só escrever testamentos:

 

Uma vista geral do aquário e onde ficou decidido montar o mesmo

 

16-01-14-15-52-39-739_photo_zpsom09rj4h.

 

Uma em promenos do filtro, que apenas tenho esta informação (EHEIM professional 2)

 

16-01-14-15-55-06-722_photo_zpsjgdzvz8a.

 

Termostato (acho que talvez não seja suficiente para este aquário)

 

16-01-14-15-56-08-407_photo_zpsktpgctuq.

 

Bomba de agua

 

c3be10e5-bef3-40a8-8ac4-0dcaca19fa86_zps

 

Outra vista geral

 

16-01-14-15-54-15-234_photo_zpsbks7wd9x.

 

 

 

Agora antes de o encher de agua, gostaria da vossa opinião sobre outros cuidados a ter nesta fase.

Estou a apontar comprar o resto do equipamento na próxima semana, e até lá estou aberto a todas as sugestões e avisos, que me ajudem a fazer um trabalho decente!

 

Obrigado a todos desde já! :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Tens ai um aquário engraçado que já dá para umas brincadeiras engraçadas, por experiência que ainda não é muita, diga-se de passagem, se fosse eu comecava por ver o estado das lâmpadas, mais de um ano é para trocar, depois tirava a biobox (filtro interno) para ter mais espaço e fica bem melhor esteticamente, depois encher de água e deixar uns dias, retirar e voltar a encher umas quantas vezes com agua quente para garantir que não ficarão resíduos dos químicos/detergentes que usaste, entretanto definia o que pretendo fazer que peixes quero colocar (e aqui começam as muitas questões) optar por ter peixes conforme o ph da água da torneira, adaptar a água aos parâmetros ideais para os peixes que pretendo, etc... embora eu tenha enveredado por esta última comprando um substrato que mantém a água como quero, é mais fácil e cómodo ir para a primeira sugestão.

Após essa decisão arranjar o substrato, hardscape e outros que se pretenda e ler muito mas muito mesmo sobre o ciclo de azoto que terá obrigatoriamente que ser feito, fazer tudo com paciência e bem planeado para evitar custos desnecessários e desilusões. ..

Só após o ciclo feito comecar com a fauna aos poucos, introduzindo por semana poucos habitantes de cada vez tendo em conta o tamanho dos peixes... Isto é apenas o básico aconselho-te a ler muito e pesquisar ainda mais e assim terás concerteza sucesso. Eu embora ainda com pouca experiência parti logo para um plantado hightech embora com plantas fáceis - médias e até hoje (espero que assim continue) ainda não perdi nenhum peixe e as plantas não estão perfeitas mas estão bastante bem na minha opinião.

Espero ter ajudado certamente aparecerá outras pessoas a te ajudarem com mais experiência que eu.

Cumps

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tenho um aqua idêntico ao seu,da uma olhada em aquários trunk and stone pode ser que te sirva de bem ou mal,tenho lá a PRI.eira montagem e depois mudei tudo,porque não fiz oqur você está fazendo.

E se possível deixa lá sua opinião

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde!

 

...encher de água e deixar uns dias, retirar e voltar a encher umas quantas vezes com agua quente para garantir que não ficarão resíduos dos químicos/detergentes que usaste...

 

Obrigado desde já pelos avisos e conselhos.

São sempre bem vindos e ajuda-me bastaste a não fazer asneira!

 

Em relação aos detergentes, acho que posso ficar descansado... Tal como disse, fiz isto dentro do poliban e em pequeníssimas areas onde não consegui retirar bem o calcário e manchas com o vinagre.

E depois, foi com o chuveiro (o detergente ainda fresco, sem secar) aquário e eu dentro do poliban em pelota, agua fria primeiro para tirar o maior e mais visível, agua corrente e quente à bruta (enquanto era suportável por mim) por uma meia hora sempre a esfregar bem com a mão nas arestas e cantinhos por uma meia hora ( e ao mesmo tempo a ouvir a "musica" da Maria a reclamar com o gasto de agua e gas... hehehe), como tal acho que ficou mesmo bem lavado.

De qualquer forma, a minha intenção é montar o aquário (apenas fundo e rochas/madeira) e deixar a trabalhar por uns 3 ou 4 dias, e retirar a água toda até ao areão, e voltar a encher e meter uma meia dúzia de neons e guppies (a ver se ajuda também na criação de amónia e consequentemente a colónia de bactérias).

Depois de mais uns dias, em vez de 30% vou retirar 50 a 75% da agua pela ultima vez, para remover algo mais estranho que tenha resistido a isto tudo.

 

Apenas aí é que vou pensar em plantar e acrescentar alguns peixes mais (mas aqui já em modo "definitivo")

 

Se estou a pensar fazer algum erro, digam-me para eu corrigir!

Agradeço a todos desde já a ajuda e conselhos,

 

Muito obrigado,

Abraço

Editado por F.Ribeiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,olha não é preciso colocar peixes no ciclo,porque vão sofrer e morrer,a amónia você cria colocando uma pequena quantidade de comida aí de dois em dois dias e com no umas 3 semanas de ciclo faça testes a água,e começa a colocar peixes,gradualmente poucos por semana,para que a colónia de bactérias possa acompanhar a população,se não for assim pode aver baixas e frustração,o que é preciso é calma.

 

Abraço

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... estado das lâmpadas, mais de um ano é para trocar, depois tirava a biobox (filtro interno) para ter mais espaço e fica bem melhor esteticamente...

 

Boa noite!

 

Tal como me elucidas-te, assim me estive a informar.

As lâmpadas são praticamente novas (trabalharam poucos dias após substituição) e já tratei também da biobox.

Realmente é um trambolho sem necessidade, visto que tenho o filtro externo, e assim ganho mais um pouco de espaço e ficará mais bonito!

 

Deixo aqui mais duas fotografias com o resultado:

 

P_20160117_200659_002_zps8fatzbbk.jpg

 

16-01-17-20-05-32-641_photo_zpsw50ubm8e.

 

 

...arranjar o substrato, hardscape e outros que se pretenda e ler muito mas muito mesmo sobre o ciclo de azoto que terá obrigatoriamente que ser feito, fazer tudo com paciência e bem planeado para evitar custos desnecessários e desilusões. ..

 

 

... olha não é preciso colocar peixes no ciclo,porque vão sofrer e morrer,a amónia você cria colocando uma pequena quantidade de comida aí de dois em dois dias e com no umas 3 semanas de ciclo faça testes a água...

 

Citei os dois, pois é para aqui o próximo assunto de conversa.

Amanhã vou comprar uma mangueira, para encher o aquário pela primeira vez aqui em casa (o aquário fica a 6m de qualquer torneira... hehe).

Depois de 2 dias a trabalhar (só com agua) vou retirar toda a agua e lavar o filtro para ter certeza que fica tudo pronto para dar início a esta aventura!

Lá para quarta feira, vou comprar substrato e areão, e o meu cunhado virá aqui com as ampolas das bactérias para meter no aquário e começar a formar a colónia!!!! Fiquei empolgado... assim será menos tempo para a colónia estar estabelecida.

Vou começar talvez também a meter um floco de comida a cada dois dias, mesmo com as bactérias... ou é errado?

Após ter certeza que tudo está a funcionar correctamente, algumas plantinhas low tec para já (no futuro logo se vê o que farei em relação a isto...) e quando a agua estiver com todos os parâmetros aceitáveis para isso, é que irei introduzir um ou dois ancistros. Mas mesmo assim, pouco de cada vez, mesmo o aquário a ser grandinho quero ir com calma para não borrar a escrita toda...

 

Que dizem?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao areão lava o bem antes de colocar, acho que deves por os flocos de comida a mesma, plantas acho que anubias e elodias são boas para começar, quanto aos ancistros... cuidado... muito cuidado... digo isto pq tenho um que todas as noites me "estraga" o aquário, com isto quero dizer que o bicho apesar de não ser um pleco cresce que se farta... se quiseres fazer um plantado bonito ou ter plantas com poucas raízes ou pequenas desaconselho completamente, se quiseres ter caracóis camarões tb não aconselho... por outro lado os otto são bons para limpar tb e não crescem... se não quiseres ter um plantado e quiseres uma coisa mais simples eles são giros :)

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo que o martim disse está certo,só acrescento que se você puder ter as plantas já,também pode plantar vai sempre ajudar na estabilização do aqua,depois do substrato e areão mete aí uns 10 centímetros de aqua e as plantas,depois enche o resto com cuidado para não levantar o areao.

Te aconselho ver vídeos de montagens,há muitos e ajudam a diminuir as nossas asneiras.

 

Abraço

Editado por Márcio brandao
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Martim e Márcio,

 

Muito obrigado pelas dicas!

 

Ontem despejei o aquário. Estava na esperança que hoje me chegasse uma junta para o filtro... Não vedava bem na junta da tampa/cabeça do filtro, e para além de não o conseguir ferrar, ainda despejei mais de meio balde de aqua na sala...

Ainda bem que era hora de trabalho, e eu estava sozinho em casa, senão tinha levado com um tacho nas orelhas :scarerun:

 

Encomendei a junta na fish planet, e estou a aguardar a chegada dela para meter o filtro a trabalhar.

Pelo menos serviu para eu desmontar o filtro quase todo, e aprender um pouco sobre ele!

 

Comprei também algum areão baratinho (daquele amarelado de rio) no Jumbo, para ajudar a fazer altura (uma cama por baixo, com 10 ou 15mm por baixo de tudo).

O que tenho em mente, é areão preto... é carote... e como tal, vai deste mais baratinho para ajudar a fazer altura, e inclinação.

O aquário será plantado sim, e para isso pergunto... que matéria fértil devo comprar tendo em conta que provavelmente vou escangalhar tudo daqui a pouco tempo para melhorar?

 

Márcio, aqui pela nossa zona onde há uma loja que venda plantas para aquário?

Fui ao M.Bica e a loja que por lá havia, já fechou... a Avipeixe, para além de me parecer fechada pelas 18H30, li criticas péssimas aqui sobre essa loja.... e o Koy Park a mesma coisa...

Assim que puder meter o filtro a trabalhar, quero tratar de montar isto... mas faltam as plantas... e o areão preto... hehe

Estou também um bocado receoso de meter alguma "maleita" no aquário, que venha com as plantas... Talvez não...

 

Outro stress... Testes para agua???

O que devo comprar para já?? Amónia, pH e nitritos?

 

Obrigado pelas ajudas.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,olha primeiro vou te recomendar uma loja que já há um tempo compro lá,você vai encontrar lá substrato fértil,inerte,plantas,peixes,camarões,comida,testes ou seja quase tudo tem lá,e melhor o dono é quem atende e tem atenção,e preço disso que falei,a única coisa que achei carito lá foi filtro,mas plantas não achei e peixes não vi lugar mais barato é na amora Oliaquadream da uma olhada no face tem lá algumas coisas,amanhã sábado devo lá ir buscar uns bêbados.quanto a coisas que vem com plantas,difícil evitar não sei de onde veio,porque já comprei em vários lugares até agora e vieram moradores mas nada grave,e quanto a doenças,pode vir até com peixes,nesta loja o dono já me impediu de trazer peixe que ele não achava seguro,TESTES no começo não comprei nenhum,depois comprei nitrato e PH,amónia e nitrito não acho necessário, uma vez que depois do ciclo feito não tem utilidade.

 

 

Bom espero ter ajudado,vou te deixar MP.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bom dia!

 

Finalmente há novidades...

Após alguns problemas com o filtro (tive que mudar juntas e fazer alguma manutenção e reparação) por estar parado à uns 5 anos, lá consegui ter tudo pronto a começar... Finalmente!!!

 

Após algum estudo, e olhar para a carteira, decidi-me pelo húmus de minhoca.

10 litros de húmus, dois baldes e uma bacia grande, e lá comecei as lavagens. Aquela agua castanha... achei que fiz asneira... mas lá veio algum resultado, após 6 lavagens!!!

A agua já começou a apresentar alguma transparência, embora ainda com muitos resíduos.

Fervi durante 30 a 45 minutos, depois voltei a lavar mais umas 3 vezes.

Sequei no forno da cozinha, mas apenas a 100 ºC e não completamente, de forma a peneirar o húmus para retirar algumas pedras ou impurezas que me tenham escapado.

 

Resultado, excelente na minha opinião!!!

Deu um trabalho desgraçado, mas poupei uns trocos valentes.

 

16-01-29-20-57-27-254_photo_zpsedn08xm9.

 

Depois passei à parte do areão... Embora tenha aqui cerca de 15kg de areão preto (era a minha ideia no início...), não posso comprar por agora as pedras que quero... então foi só o areão de rio:

 

16-01-29-22-37-11-226_photo_zpskm6os45z.

 

Essa madeira está tratada devidamente, e as pedras são basalto que apanhei alguns anos atrás nos Açores.

Mesmo assim, ao achei que ficasse bem a madeira depois de encher o aquário e mudei um pouco.

 

O meu amigo Márcio Brandão teve a amabilidade de me dar umas podas que fez ontem no aquário, e aqui segue o resultado:

(Muito obrigado pela disponibilidade e ajuda Márcio!!!)

 

16-01-30-23-06-47-347_photo_zpsmidttjrf.

16-01-30-23-07-25-731_photo_zps55uiwugb.

16-01-30-23-07-39-947_photo_zpsxmugrnn3.

16-01-30-23-07-32-822_photo_zpsrktqsg3c.

 

Na parte da frente quero plantar musgo, que vou adquirir de um membro daqui do forum, o danieldani e um feto também.

 

E estou contente!!!

Por agora é aguardar...

Logo de tarde o meu cunhado vem meter as bactérias (ampolas) e medir todos os parâmetros da agua.

Daqui a uns 15 dias deve estar já completamente ciclado e poderei começar a meter os inquilinos!!!

 

Mais fotografias quando mudar alguma coisa :thumbup3:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... Tenho excelentes novidades!

 

Passei-me completamente e mudei tudo... hehehe

 

Eu explico:

Este fim de semana resolvi ir mesmo ao norte à terra, e tenho a sorte de ter a casa colada ao rio Neiva a 1,5km da nascente.

Andava chateado com us troncos, pois ainda deixavam a agua com um tom a cházinho... e tirei-os! (embora até seja bom os taninos, e ajudam no ph...)

 

Lá fui eu todo contente de galochas, a chover que só visto, à caça de pedras.

Depois foi o bom e o bonito... uns 50kg de pedras e não conseguia escolher...

Fui buscar um carrinho de mão, levei os calhaus todos para casa e com a maquina de pressão dei uma primeira lavagem.

Com a mulher a chamar-me maluco, "desliguei o interruptor" e entrei em modo ver bem o que quero: comecei a dispor as pedras e lá vi o que queria fazer.Trouxe também uns 10kg de cascalho pequenino de granito (lá só há granito).

Já aqui em casa, fervi as pedras por 10~15m (a aguá é boa até para beber, e há lá trutas, mas nunca se sabe...) e escangalhei o aquário quase todo (so ficou o substrato fértil)!

Meti o cascalho para ajudar a fazer um pouco de altura, como se vê na fotografia:

16-02-11-10-09-24-256_photo_zpsyrw07t5k.

 

Esqueci-me de tirar uma fotografia antes de retirar umas fórmicas que usei para não se ver o cascalho no vidro, e já se vê com o areão preto.. o tão desejado areão preto!!!

As pedras são todas quartzo.

Tem algumas manchas de feldspato e traços de mica (biotite), pois achei que ficavam bem com o fundo preto.

Lá chegará a altura que poderei comprar dragon stone ou madeira petrificada...

 

Como um primo me deu alguns habitantes e plantas para o aquário também, e o ciclo esta feito, resolvi aproveitar a agua toda.

Para além de 5 baldes cheios, tive que arranjar este estenderete por 2 dias enquanto preparava o aquário:

 

16-02-11-10-09-52-106_photo_zpscjdw5aez.

 

Mas no final, lá compensou o trabalho...

Acho que com o reduzido fundo monetário disponível para isto, consegui fazer um bom aquário:

 

16-02-11-16-37-37-950_photo_zpsnvqlynak.

 

16-02-11-16-38-01-161_photo_zpsyire1rhz.

 

 

Aqui um pormenor de algumas plantinhas das podas do amigo MArcio Brandão:

(na pedra e à frente umas que o meu primo mandou)

16-02-11-16-38-24-055_photo_zpsqgfpgifd.

 

 

Um dos inquilinos cá do hotel:

16-02-11-23-45-06-599_photo_zps9bio2mj7.

 

 

Camarões são uns 10, e duas meninas trouxeram ovinhos!
Vamos ver no que dá (pena não ter maquina para tirar fotografias melhores...)

 

16-02-11-23-45-31-969_photo_zpsf2uspbff.

 

E vieram também 2 Helenas, uns 5 planorbis, 3 phisas (tudo bebés... vamos ver se aguentam) e 6 guppies jovens!!!

Dos caracóis não consigo tirar fotografias, já nem sei onde andam... Mas dos pequenos guppies apanhei 4 que se consegue ver na fotografia:

 

16-02-11-23-46-03-755_photo_zpsa3tnrbcw.

 

 

 

E para já estou contente...

Tem dado algum trabalho, especialmente por não poder gastar o que queria no aquário, mas é o gosto pela "coisa"!

 

Que dizem?

Alguma coisa que devo melhorar?

Estou no bom caminho?

 

Abraço

Firmino Ribeiro

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Firmino,

 

És um exemplo claro da maluqueira a que este hobby nos leva, sem dúvida alguma!

Fui aos Açores há uns meses, claro que não podia deixar de perder a oportunidade de trazer umas pedrinhas vulcanicas!

Como fomos em low cost, levei uma só mala, com exatamente 7,5kg, para poder trazer 2kg de pedras. E ainda deixei o espaço para as mesmas!

Claro que a minha mulher chamou-me logo maluco, que não tinha jeito nenhum, que podia por coisas dela na minha mala...etc etc...

 

Depois de lá estarmos ela pensou: "Tens espaço na mala, dá para levar uns souvenirs!" Respondo eu: "Claro, pensa no que queres levar!" (cínico!!)

 

Claro que no final vieram as pedras! :) A mulher quase que ficou lá nos açores a discutir com os calhaus!! Kakakaka!

 

Continua com a paixão demonstrada! Neste hobby o maior prazer é sentirmo-nos bem connosco e com o nosso trabalho e que o produto final no maravilhe e faça a "higiene mental" que tão necessitamos!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá FR

Costumo dizer que para um bom aquário é preciso bom gosto e imaginação; há custos inerentes mas que se podem contornar com algumas táticas; no teu caso foste buscar tu ao rio..

Acho excelente, adoro as cores escuras do fundo e o contraste das rochas com as plantas.

Não vaciles com as plantas, vai fertilizando a água na mesma.

 

Compensou o trabalho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia!

 

Fiquei contente com os comentários bastante positivos! :dance:

Muito obrigado pela força.

 

Este fim de semana, estou com vontade de gastar alguns trocos. E claro está, que há prioridades!

 

Então, tal como o nosso amigo memphis me adverte (sobre as plantas), eu acho que vai ser mesmo por aqui que vou apostar já.

Vou adquirir um teste de amónia que ainda não tenho, e fertilizantes para as plantinhas.

Quero que cresçam bonitas e com vigor, para poder ir podando e replantando de maneira a compor o "quadro" com mais beleza.

Aqui tenho umas dúvidas...

- Ainda é cedo para considerar o CO2? Embora as veja a puxar bem raízes, e a crescer lentamente, acho-as um nadinha amareladas...

- O musgo de java demora aproximadamente quanto tempo a fixar-se nas rochas? (as duas onde está atado são granito ordinário em bruto, bastante irregular na superfície)

 

Vou comprar também algum tipo de comida especifica para os camarões, que têm andado muito contentes!

Há 2 dias amarrei 2 bocadinhos de abóbora e umas farripas de alho francês a umas pedrinhas e deitei no fundo do aquário.

Ficaram doidos!!!! São uns gulosos de primeira...

 

Os guppies estão já com algum brilho azul no ventre também.

Das phisas, volta e meia andam a fazer surf de pernas para o ar na superfície do aquário... Essas é que curtem!!! hehe

Os planorbis, não sei deles... eram mesmo minúsculos.... Espero que as helenas não os tenham caçado.

As helenas, andam todas atarefadas pelo fundo e pela pedra grande. Acho que gostam daquela pedra em especial!

 

Se o teste de amónia for bom (não acusar), estou a pensar comprar depois mais 4 a 6 inquilinos (depende do que comprar).

 

A ver se encontro também ventosas e suporte para os tubos do filtro, que não gosto nada que estejam soltos.

Inclusivamente é chato a flauta de retorno do filtro estar assim solta, pois não consigo "orientar" os jactos de agua e assim como está, nem uma planta flutuante que tenho numa caixinha eu posso meter la dentro (desfaz-se toda).

 

Logo quando ligar a luz, vou tentar tirar algumas fotografias da fauna.

A ver se consigo um pouco mais de qualidade de imagem!

 

Obrigado a todos,

 

Abraço

Firmino Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite!

Ok, aqui seguem mais algumas fotografias (de péssima qualidade... mas é como consigo) e algumas perguntas:

 

Uma helena e um dos camarões quase transparentes

 

DSC_0080_zpsappewo66.jpg

 

O camarão quase preto

 

IMG_20160215_182812477_zpslfnyqnsd.jpg

DSC_0051_zpsdbrwctu9.jpg

 

 

Outra helena nas "limpezas" da pedra grande

 

DSC_0066_zpsvkitztwz.jpg

 

Outro camarão, esta é uma das "meninas"

 

DSC_0035_zps9odfsx2b.jpg

 

Mais 4 juntos

 

DSC_0045_zps71ekbdn1.jpg

 

Um pormenor de um camarão quase transparente:

DSC_0027_zpsl1acf7vh.jpg

DSC_0025_zpsveol8jo9.jpg

 

 

Um "curioso" a ver se cai alguma guloseima... hehehe

 

DSC_0037_zpsfw7pfrj6.jpg

 

 

Os malvados guppies que não fazem pose para a fotografia:

 

DSC_0009_zpszmdntpyk.jpg

DSC_0008_zpsc08agvo6.jpg

DSC_0004_zpsho3doqcy.jpg

 

As phisas sei que por lá andam duas, mas não as consegui encontrar para tirar fotografia.

Os planorbis acho que foram mesmo desta para melhor... Não os consigo ver de maneira alguma.

 

Agora as perguntas...

Gostava de saber o nome das plantas que tenho, e também algumas dicas para melhorar pois acho que estão a perder "carne" nas folhas.

Embora note com facilidade, novos rebentos onde as cortei para replantas e mais crescimento "para cima", acho que me está a falhar alguma coisa além de fertilização (liquida) que vou comprar amanhã.

Por exemplo, no feto noto algumas partes das folhas amareladas e umas pintas escuras (não as "normais" atrás da folha).

Pode ser que alguém me consiga elucidar se devo tomar mais alguma acção para além da fertilização.

Seguem as fotografias, e peço que me ajudem a identificar então as plantas pelo nome;

 

1

DSC_0053%202_zps8sppeyq7.jpg

DSC_0041_zpsrfduzx6s.jpg

 

2

DSC_0001_zpselgeczvr.jpg

DSC_0002_zpstk5hl7dz.jpg

 

3

IMG_20160215_183041248_zpsmicb1r3d.jpg

 

4

DSC_0071_zpsbddrf9uo.jpg

DSC_0048_zpsgbkeuxty.jpg

 

5

DSC_0044_zps27yya4fa.jpg

DSC_0064_zpsxoiw1k2r.jpg

 

6

DSC_0063_zpstflfeisp.jpg

 

7

DSC_0061_zps1ngo0lzm.jpg

DSC_0060_zpspibgmndq.jpg

 

8

DSC_0058_zpst3svgje0.jpg

 

9

DSC_0057_zpsahbkzyke.jpg

 

10

DSC_0053_zpslyqy9gkt.jpg

 

E pronto...

Por agora é isto, e fico a aguardar então as vossas opiniões sobre como posso melhorar e resolver as deficiências no aquário e também quem souber, que me ajude a identificar ao certo estas plantas (dessa forma será mais fácil encontrar informação sobre as mesmas, e melhorar a "maneira de as tratar").

 

Obrigado desde já, abraço:

Firmino Ribeiro

 

ps: faltou os resultados de algumas analises!!!

ph - 7.4

No2 - 0

Amónia - 0

 

Acho que posso meter mais meia dúzia de inquilinos no hotel :)

Editado por F.Ribeiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, conforme planeado fui comprar mais uns peixinhos.

Hoje todo contente fui armado com o tablet para tirar umas pelingrafias como o pessoal gosta, mas para os espevitar dei comida primeiro.

Os guppys todos frenéticos como sempre, lançaram-se à comida mal tocou na superfície da agua, os neons (5 comprados no sabado) lá foram também contentes atrás do que afundava no aquário, mas para meu espanto o casal de ramirezis (também comprados no sabado) não correram como de costume à hora da janta (estes dois até já quase comem da minha mão!)

Os desgraçados dos camarões, segundo li, pensei que iriam continuar descansados... Mas os ramirezis gostam de os atazanar, e agora passam a vida escondidos debaixo das pedras. Mal saem para comer...

 

Fiquei intrigado com os ramirezis, pois estavam escondidos mesmo quando meti a comida dos camarões que eles tanto gostam.

Espreito de lado do aquario... e qual é o meu espanto:

A fêmea a roçar-se por trás da pedra!!!

Começo a olhar com mais atenção... e a pedra está cheia de ovos naquela area!!!

O macho todo contente, e territorial, assim que a fêmea se afasta, lá vai ele fertilizar os ovos!!!!

Lindo. Ainda agora comecei a sério com isto, e já tenho oportunidade de assistir a tudo.

 

Lá tirei umas fotografias e umas filmagens, e embora não sejam da melhor qualidade vou fazer upload e meter aqui para o pessoal ver.

 

Estou contente!!!

Mesmo que alguma coisa não corra bem, pelo menos tenho certeza que é um casal de rams formado e o aquário está mesmo em boas condições!

Mas claro, que tenho esperança de ficar com o aquário infestado de alevins, e que consigam pelo menos boa parte crescer para depois fazer umas ofertas na respectiva secção deste forum, onde muito tenho aprendido.

Vou tentar ainda hoje meter aqui as fotos e filmagens.

Aguardem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Está a ficar muito bonito o teu aqua, mete ai mais umas fotos para o pessoal acompanhar.

Espero puder ajudar na identificação de algumas das plantas:

2 - Limnophila Sessiliflora http://tropica.com/e...flora(047)/4472

4 - Penso que seja a Alternanthera Reineckii 'Pink' http://tropica.com/e...tails/4436/4436
9 - Eleocharis agora qual delas não te sei dizer, http://tropica.com/en/services/search/?s=eleocharis

Reparei pelas fotos que tens o termostato bem proximo da entrada para o filtro, consegues manter uma temperatura estável? Eu tenho o meu be próximo e regulado para 25º e tenho o termómetro na outra ponta a medir 27/28, à uns dias puxei o termómetro mais para o meio e fica tudo na mesma.

Cumes

Aqua: némesis

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Está a ficar muito bonito o teu aqua, mete ai mais umas fotos para o pessoal acompanhar.

 

Espero puder ajudar na identificação de algumas das plantas:

2 - Limnophila Sessiliflora http://tropica.com/e...flora(047)/4472

4 - Penso que seja a Alternanthera Reineckii 'Pink' http://tropica.com/e...tails/4436/4436

9 - Eleocharis agora qual delas não te sei dizer, http://tropica.com/en/services/search/?s=eleocharis

 

Reparei pelas fotos que tens o termostato bem proximo da entrada para o filtro, consegues manter uma temperatura estável? Eu tenho o meu be próximo e regulado para 25º e tenho o termómetro na outra ponta a medir 27/28, à uns dias puxei o termómetro mais para o meio e fica tudo na mesma.

 

Cumes

 

Obrigado pela ajuda nas plantas!!!

O termostato ali perto da entrada do filtro, e o termómetro à frente da saída do filtro!

Achei que eram bons lugares na altura que montei o aquário, e consigo manter sempre a temperatura a 27º certinhos.

Mas por acaso ando cá a "engenhocar" de tirar o termostato de dentro do aquário e instalar dentro de um tubo antes da entrada do filtro.

Mas ao mesmo tempo, com a sede de evoluir e gastar mais dinheiro... Tenho estudado muito bem como irei fazer isso, para aproveitar a embalagem para CO2 na altura do verão (é quando poderei gastar algum dinheiro mais à vontade) e neste caso construir uma câmara à saída do filtro, e instalar o termostato e a entrada de CO2 na mesma câmara (cheia de bio bolas ou porcelanas) a ver se "limpo" o interior do aquário de equipamento técnico.

Mas isto será mais para frente...

 

Agora... um pequeno video que fiz dos campeões do aquário!

Não tenho ângulo para filmar melhor, pois escolheram um lugar "escondidinho" para namorarem...

Tenho também uma fotografia onde não se vê muito bem os ovos, mas enfim... é o melhor que se arranja.

Até meti uma musiquinha no video a condizer :dance:

 

DSC_0001_zpsjnrjs1it.jpg

 

E o video

 

https://youtu.be/t7TZJyHjgnY

 

Abraço

F. Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.