Novo aquário 50 litros


joana-ferraz

Recommended Posts

Boas, estou a precisar da vossa sincera opinião, pois já lá vão 2 meses e eu ainda não decidi que aquário comprar. Quero comprar um aquario entre 50 a 60 litros, pois a família cá em casa está a aumentar. :smile2:

Como já pesquisei tanto e acho que já fui a tantas lojas e ainda não consegui decidir precisava da vossa ajuda. parece que quando mais vejo pior é.

 

Tenho em vista um aquário kit da marca aquatlantis o start 55 ou o aquadream nestes links:

http://www.aquatlantis.com/index.php?id=390&tbl=registos&crct=1

http://www.aquatlantis.com/index.php?id=112&tbl=registos&crct=1

 

A minha duvida nestes kits é mesmo a iluminação, que não sei se será mesmo própria para plantados (Led). e quanto a potencia parece-me pouca não? Já sei que muita gente diz não aos kits mas o preço agrada-me, visto que em nenhum dos casos queria gastar mais de 100 €

A outra hipótese é mandar fazer por medida, o problema é que não sei muito bem qual o melhor filtro a escolher ou iluminação.

 

Quanto ao que pretendo é um aquário plantado, plantas de fácil manutenção e gupys.

 

 

Opiniões?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Joana,

 

Antes de tudo dá uma vista de olhos neste tópico visto ser um assunto já várias vezes debatido no que toca a iniciantes.

 

Nesse tópico terá exemplos com material, lojas e preços ;)

 

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com guppys é melho um aquário de 500 litros.

É que quando começarem as cambalhotas vai ser guppys por todo o lado :)

 

Bem, os 60cm são geralmente uma medida de entrada para a aquariofilia, mas se tens a ideia de manter um projecto por algum tempo e achas que tens gosto pela coisa, aconselho algo um pouco maior e um filtro externo.

Podes começar com uma calha T5 usada e quando tiveres mais dinheiro, avanças para LED. Algo entre os 70 e os 120 Euros, por exemplo.

Quanto ao filtro, consegues arranjar um externo usado e em bom estado entre os 35 e os 40 Euros.

No que diz respeito ao aquário, pode ser em vidro extra claro ou normal.

 

Agora é assim, se o teu orçamento está mesmo apertado, vai para um aquário de 60cm e no futuro logo se vê.

Vamos fazer uma simulação:

 

Aquário usado 60x30x35alt com vidro de 5 ou 6mm - 25 a 30 Euros

 

Filtro externo Eheim 2213 com mangueiras e torneiras, e algumas matérias filtrantes - 35 a 40 Euros (usado com o rotor em condições decentes)

 

Calha de 60cm T5 com duas lâmpadas, total entre 48 e 54W - 30 a 40 Euros

 

Agora conta com uns 20 Euros para substratos e extras.

 

Acho que é uma simulação realista.

 

Cumps.

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens razão André. Calculei mesmo mal.

E esses são preços acessíveis.

Eu utilizo 3 testes da JBL e acho que 40 Euros não os pagam.

quais são os testes que você acha essencial ter?e quais são estes três?

 

 

ediçao:para um aqua com muitas plantas,nao tanto como o seu mas algumas.

 

abraço

Editado por Márcio brandao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Márcio,

 

Na minha opinião, os testes essenciais para um aquário do género do meu são o dos nitratos e o do PH.

Comprei o dos fosfatos por causa das plantas, pois é um elemento que por vezes falta devido ao medo que as pessoas têm das algas.

 

Há quem compre os de nitritos e o de amónia, mas neste caso sempre optei por levar uma amostra da água a uma loja para ser testada. Desde então nunca mais testei esses parâmetros.

 

Devo dizer que já não faço testes de PH e nitratos há uns dois ou três meses.

No aquário mais antigo (cerca de 11 meses) tenho duas tylomelanias que foram introduzidas há uns 8, fora uns platys, planorbis e helenas.

No aquário mais moderno (uns 6 meses), tenho otocinclus affinis, 3 corydoras que vieram do primeiro aquário e uns crystal red, também vindos do outro. Fora o resto.

Andam todos bem.

Apesar do pouco tempo que tenho neste hobby, acho que TPAs regulares, plantas em boa quantidade e uma fauna equilibrada, contribuem para uma boa estabilidade.

 

Cumps.

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas José, obrigado pelos conselhos, mas vamos por partes, não pretendo nada usado, pois é uma prenda de natal dos meus pais mas mesmo assim não quero exceder os 100 euros :confused4: porque depois compro eu os substratos e plantas e é claro que já tenho algumas coisas deste aquário que tenho agora.

 

O que quero realmente saber é acerca deste kit da aquatlantis, a nível de filtração no site refere minibiobox 2: "O filtro MINI BIOBOX®2 é utilizado em aquários de capacidade até 80 litros. Inclui uma bomba de água EasyFlux® 300W, um aquecedor EasyKlim® 50W ou 75, de acordo com a dimensão do aquário, e 4 recargas filtrantes EasyBox® A bomba de água EasyFlux® 300 tem 5 watts e trabalha com um fluxo máximo de 310l/h."

É suficiente ?Quando a iluminação é em led 6 w é suficiente? Pois também posso compara este mesmo kit em lâmpada T8 ou PLL.

 

Também pensei em comprar um aquário já com lâmpada t8 e mais tarde substituir por uma t8 led, que já vi à venda no leyroy merlin por exemplo.

Quanto a comprar tudo separado já procurei em algumas lojas que os fazem por medida. Mas como referiu tem que ser um filtro externo? não pode ser por exemplo cascata? e quanto a iluminação qual a sua opinião desta? http://olx.pt/anuncio/calha-led-50cm-especifica-para-aquario-de-agua-doe-IDudJ2x.html#51cfb3125c

 

Lusky, já tinha visto o tópico penso que é uma situação parecida à minha, sendo assim também recomenda comprar tudo à parte?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

.............

 

Lusky, já tinha visto o tópico penso que é uma situação parecida à minha, sendo assim também recomenda comprar tudo à parte?

 

Olá Joana,

 

Sim, recomendo que seja comprado tudo á parte, quero salientar que os conselhos do amigo Bringer são mais rentáveis por ficar a um custo inferior sendo material usado, mas como eu também prefiro material novo, dei os exemplos nesse tópico apenas material novo e considerávelmente bom, é claro que foi uma pesquisa rápida mas tenho a certeza que poderá haver mais barato, no entanto podes verificar que não fica muito além da quantia que pretendes gastar.

 

Só quero que saibas que num kit não vais ter o que realmente precisas e vais acabar por comprar mais material porque as necessidades vão bater-te à porta mais tarde ou mais cedo e nesse dia vais desiludir-te com a compra do kit.

 

Em relação ao filtro, sim é preferível um filtro externo, não tendo essa possibilidade podes sempre optar por um de cascata mas nunca menos de 500 l/h para um aquário de 60L, a boa filtragem é a principal causa de um aquário mais limpo e estável.

 

Se optares por este aquário a conta final não chega aos 100€ ;)

 

Cumps,

Editado por Lusky
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu aconselho, se encontrares, um Aquaclear 50.

Dependendo do que queiras fazer, uma calha LED tanto pode custar 30 como 300 :)

Mas com 70 a 120 consegues algo decente que permite ter um plantado como deve ser, se tiveres essa ideia no futuro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao posso concordar contigo andre. tenho um fluval C3 no meu quarto num aqua de 75L e nao faz barulho. talvez estes novos eheim "made in china" façam barulho mas estes da fluval, feitos em itália, sao optimos.

 

cheers

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Aqua Clear ( também da Hagen ) são silenciosos.

Pessoalmente prefiro um Eheim clássico usado a um novo.

É como comprar um televisor de exposição.

Se não avariou até agora, já não avaria.

E é mais barato :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas reparei que o filtro que vem com o kit faz 310 l/h o que equivale ao que tenho agora no meu aquário, talvez por já ter alguns anos sinto que o meu está um pouco fraco ficando muitos dejectos na areia. Mas uma boa filtragem também tem a ver com o tempo de uso de um filtro visto que o meu já tem uns 5 anos? ou isso implica mesmo uma boa filtragem para sempre? Nesse caso estava inclinada para um cascata, quanto ao barulho de agua a cair não é problema.

algo que não entendo é quando dizem por exemplo que recomendam 500l/h para 60 litros, isso não é proporcional ao volume do aquário? como por exemplo no quadro nesta pagina? http://www.tiendanimal.pt/filtro-mochila-aquaclear-p-1190.html

 

Andei também a ver numa loja de aquarofilia e encontrei uma calha led 50 cm de 8.2w e 752 lumens com 16 led branco 13 azul e 5 vermelhos que acham ? está dentro do meu orçamento. :cool2:

também já vi umas calhas led do endereço http://olx.pt/anunci...html#51cfb3125c , qual destas acham melhor? e se recomendam mesmo este tipo de led?

 

Lusky quanto ao aquário secalhar vou optar mesmo por esse, mas preferia tapado não totalmente. se optar por um filtro cascata, posso pedir para colocar um vidro em cima do aqua mas deixar um pouco aberto? acha que dá?

 

Desculpem tantas perguntas mas eu preciso mesmo de esclarecer estas perguntas na minha cabeça e como dizem mais tarde não me arrepender. :confused4:

Editado por joana-ferraz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Joana

A questão do filtro é que os filtros nunca fazem na realidade o que está escrito.Os valores são com o filtro vazio ou seja sem as materias filtrantes com as mesmas reduz pelo menos 30 a 50% como a filtragem deve ser pelo menos 5 vezes o volume total do aquario daí ouvires falar de filtros de 500 l/ h para 60 litros.

A iluminação se não quiseres plantas muito exigentes até pode dar.

Cumps

 

Enviado do meu V3 através de Tapatalk

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Joana,

 

Em relação à tampa de vidro eu tenho o mesmo sistema que falas mas veio de origem, é só para te confirmar que é possível, no meu caso uso um filtro de cascata Marina Slim que muito fiininho discreto e silêncioso por 24€

 

IMG_20151202_203100.jpg

 

Os apoios são transparentes e ainda a tampa de vidro dá-me jeito para pousar a calha sem apanhar humidade da evaporação

 

IMG_20151202_203152.jpg

 

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que essa calha tem LEDs azuis a mais.

Eu não comprava.

Vamos ver o que diz o resto do pessoal.

 

A calha que tenho não é desta marca, mas é a mesmissima coisa.

 

https://www.adana-usa.com/index.php?main_page=product_info&cPath=72_74&products_id=818&zenid=55da839ed030b1d8461eadd3862c8ab2

 

E estou satisfeito.

Claro que haverá melhores, mas também não quero vender o carro para comprar uma calha :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lusky obrigado pelas fotos, já fiquei mais descansada :cool2:

Quanto a iluminação quero plantas de fácil manutenção mas se este tipo de calha led não acharem o mais indicado, também posso optar por T5. Apenas não queria mais tarde arrepender-me.

José a calha que falei fica por 25 € mais ou menos.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.