Criação de Ancistrus (Ancistrus temmincki)


Hecaese

Recommended Posts

Olá!

 

Tenho ha uns meses 1 aquario de 80cm (126L) com diversos peixes sendo a maioria tetras, onde quase de inicio coloquei 2 ancistrus (Ancistrus temmincki) que quase nunca via.

Ha 1 tempo atras começei a achar engraçado :lol: que 1 deles tinha ganho uns "bigodes" na cabeça por cima e em redor da boca e sempre que via 1, quase de seguida via o outro, até que deixei de os ver de novo.

Um dia, como em muitos outros em que fico durante tempos a olhar deliciada para o aquario, descobri algo a mecher perto do termostato e, qual nao foi o meu espanto quando percebi que era 1 ancistrus pequenino, com cerca de 1 cm de comprimento. Olhando mais atentamente começei a ver 1 serie deles. Na altura nada fiz, tendo-os deixado ficar onde estavam e simplesmente deixei de os ver.

(Por coincidencia ou nao, 2 botias palhaço que possuia e que já eram grandes e tavam lindos morreram quase de seguida e sem razao aparente. :roll: Será que os comeram e morrerram devido a isso?)

Bem, um dia, passado para ai já uns 2 meses desta situação e sem já me recordar do assunto, fui para a banheira limpar o filtro do aquario, como normalmente o costumo fazer e, ao deitar fora a água, qual o meu espanto :shock: quando vejo no fundo da banheira uma serie de coisinhas a mexer. Eram nada mais nada menos que cerca de 40 ancistrus pequeninos (tb com cerca de 1 cm). Apanhei-os com dificildade e coloquei-os dentro de 1 outro aquario pequenino que tenho onde tentei alimenta-los com os flocos moidos, vermes vivos e espirulina, tendo até usado 1 pouco de água verde.

Logo nos primeiros dias morreram quase todos mas, ao fim de 1 mes, verifico que tenho ainda 7 vivos, (com cerca de 2 a 3cm). Nada mal, o problema é que os pais lembraram-se de arranjar mais e, la andei eu a pesca desta vez dentro do aquario, onde ficou a parecer que passou 1 tufão, tendo apanhado cerca de 50 e os mudado novamente para o aquario pequeno.

Só que eles estão também a morrer :cry: pelo que o que eu pensava ter originado morrerem da outra x (eles estarem debilitados devido ao facto de os ter apanhado no filtro e tirado da banheira com 1 colher :? ) não tem nada a ver com a situação desta vez.

Assim sendo, venho perguntar e pedir ajuda a alguem que já tenha feito criação destes peixes ou não mas que saiba me dizer o que posso lhes dar de alimento ou, informar-me o que estou a fazer de mal.

Muito obrigada!

::Assinatura Removida::

::Altura superior a 100 pixels::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigada pela resposta. :)

 

Andei a limpar o aquario pequenino e infelizmente dos cerca de 50, ja so restavam 4. :arrow:

Coloquei-os num outro aquario de 50 onde tenho guppies e platys e para onde ja tinha mudado os pais junto com o tronco onde eles desovaram (porque quando andei a pesca vi que ainda tinham ovos laranjinhas) entretanto acho que esses já nasceram, parecem poucos mas não quero mecher mais. No entanto já comprei as courgetes e já lhes dei. :arrow:

 

Ahh... eles mandaram-me agradecer e dizer k gostaram muito... ;)

 

Gostava de por aki 1 foto k tirei, mas para já, tou a ver que não consigo :arrow:

 

Depois vou dando noticias

::Assinatura Removida::

::Altura superior a 100 pixels::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já descobri como se faz pelo que aqui estão umas fotos.

:) Infelizmente a qualidade da imagem não é muita mas, dá para perceber :) :

 

Aki dá para ver (mal) os maiorzinhos sobreviventes e os pequeninos

Pic_5217_13.jpg

 

1 vista do canto dos 2 aquarios onde se pode ver 1 ancistrus dos + pequenos em cima do termometro

Pic_5217_19.jpg

 

E aqui está 1 senior... :arrow:

Pic_5217_14.jpg

 

Já sou grandinho, não? :arrow:

Pic_5217_16.jpg

 

E aqui estão eles a agradecer a dica: :arrow:

Pic_5217_17.jpg

Pic_5217_20.jpg

Pic_5217_18.jpg

 

Rita, quanto a tua pergunta... :D não me parece que os queira vender, gosto tanto deles e tem sido tão giro assistir ao seu desenvolvimento que não me quero desfazer deles, pelo menos por enquanto.

No entanto, se tiveres como, vou-te responder em privado dizendo onde, com certeza pelo menos neste momento podes encontrar

::Assinatura Removida::

::Altura superior a 100 pixels::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podias passar o setup do teu aquario e umas fotografias panoramicas sffv?

obrigado

 

p.s-parabens

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Papá não!  

:arrow: Não sei muito bem como arranjei estes filhotes :arrow: mas, serei + Mamã!

 

OOPSSS!!! :)

 

Peço desculpa pela falta de atenção!... mas de qualquer modo reforço os meus votos de parabéns e de boa sorte, "Mamã babada"! 8)

 

Vai colocando fotos da evolução desses meninos.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola!

 

Ora o setup do meu aquario... se eu entendo o que pretendem, é que eu especifique o que ele contem, é isso?

Entao vamos tentar porque eu ando nisto ha muito pouco tempo ainda:

 

Como eu ja mencionei, é 1 aquario de 80cm com 126L água

Filtro Eheim

Difusor de CO2

3 Troncos de madeira envelhecida (segundo o que li, é muito importante para peixes gatos pois alimentam-se da propria madeira e tambem de algas que nela crescem)

Varias plantas das quais so sei o nome de algumas: Valisneria Nana, Echinodorus, Feto de Java, Ludwigia e musgo

Peixes (infelizmente ja morreram alguns, que penso ter sido de velhos) de momento sao os seguintes:

 

Tetras Fantasma Negro 2

" " Rosa 4

" Pristela 4

" Cardinal 10

" Nariz de Bebado 11

" Serpae 3

" Congo 3

Comedor de Algas Siames 1

Gourami Perola 1

Rasboras Arlequim 7

Botia Listado 1

Ottocintos 1

Ancistrus 2 (tirando os pequeninos)

Camarões 7

Quanto aos níveis da agua, não faço ideia. Na altura da montagem do aquário pedi para que me medissem os níveis, estando todos dentro dos limites normais excepto o PH que estava elevado, tentei por diversas vezes baixa-lo pouco tendo conseguido, inclusive tirei 1 pedra que tinha dentro que era calcaria e entretanto nunca mais mexi porque vi que os peixes estavam saudaveis, a crescer bem, sem mortes e inclusive assisti a 1 desova dos fantasma rosa.

 

Neste momento mudei os ancistrus e 1 dos troncos (1 onde eles desovaram dentro de 1 cavidade) para 1 aquario de 50cm onde tenho plattys e guppies e onde a qualidade da água devera ser a mesma pois foi usada água do aquario grande para encher e nas mudas.

Os ancistrus maiorzinhos coloquei-os no aquario grande e os pequeninos estao no aquario pequeno junto com os pais.

 

Quanto a fotos, prometo que de vez em quando irei colocar aqui algumas do desenvolvimento deles, de momento o problema e que sao mt pequenos e as fotos ficam mt desfocadas quase nao se percebendo o que é.

 

Mais alguma coisa e que eu saiba responder, estão à vontade.

 

Aqui vai umas fotos da vista do aquario grande:

 

Pic_5217_8.jpg

Pic_5217_9.jpg

Pic_5217_10.jpg

 

e aqui algumas dos meus meninos, pena é que como sao muito pequenos as imagens ficam desfocadas. Vejam se os descobrem:

 

Pic_5217_26.jpg

Pic_5217_21.jpg

Pic_5217_23.jpg

 

olhem quem está por cima a tomar conta... (pena que se vê mt mal, é escuro ali e tive que aumentar a luminosidade)

Pic_5217_24.jpg

::Assinatura Removida::

::Altura superior a 100 pixels::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Já está... Espero que continues a "deliciar-nos" com fotos dos teus meninos e do seu crescimento.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei o que aconteceu com o Blog, deixou de funcionar, mas já arranjei outro e substitui os links.

 

Aproveito para colocar + umas que tirei hoje:

 

Aquario de 50cm onde estao os pais e os filhotes + novos

junto com Plattys e Guppies

Pic_5217_27.jpg

 

Aki esta 1 dos crescidotes... Com cerca de 1 mes e 10 dias e 24mm

Pic_5217_28.jpg

 

Aki está ele bem ambientado no aquario maior e com direito a "close up"

Pic_5217_29.jpg

 

Para a proxima haverá mais, so espero que este Blog nao deixe de funcionar tambem

::Assinatura Removida::

::Altura superior a 100 pixels::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Andei a fazer umas pesquisas e acho k os meus ancistrus são "Ancistrus Leucostictus" e não o Temmincki como coloquei no Tópico.

 

Mais umas fotos:

 

1 dos meus meninos + cresciditos a passear pelo aquario maior...

Pic_5217_33.jpg

 

3,12cm... tá crescidito ou não?

Pic_5217_35.jpg

 

E aki estao os manos + novos k tambem estao a crescer muito bem... :)

Pic_5217_36.jpg

 

Pai e filhos todos juntos na hora de jantar...

Acho k esta foto está espectacular!!

Pic_5217_37.jpg

 

Keria pedir ao "Ivanpantz" que retire a imagem k colocou na mensagem dele.

Agredeço-lhe muito a ajuda mas infelizmente aquele blog esta com problemas e esta sempre a aparecer 1 caixa a pedir para se efectuar login. Enquanto aquela imagem lá estiver, ira continuar a acontecer.

Obrigada!

::Assinatura Removida::

::Altura superior a 100 pixels::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ca estou eu outra x!

 

Eu vou encher-vos de fotos ate me cansar ou até k me mandem parar...

:lol: hehehe

 

Aki estao entao mais umas:

 

1 dos m/meninos + cresciditos

Pic_5217_38.jpg

 

Vista do Aquario onde 1 deles anda a passear a frente... Descubram-no

Pic_5217_39.jpg

 

Aki esta ele em cima da folha, kuase no mesmo sitio k na foto anterior

Pic_5217_40.jpg

 

Mais 1 foto dos mais pekeninos k estao a crescer bem, felizmente

Pic_5307_5.jpg

 

E agora, a sorte grande e a aproximação... :lol: (mãe e 1 dos filhotes)

Pic_5307_6.jpg

 

E, ou eu muito me engano ou ela tá gordinha outra x. :lol:

Vamos a ver...

::Assinatura Removida::

::Altura superior a 100 pixels::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Mais umas fotozinhas, k acham? :shock:

 

Aki esta novamente 1 dos meus meninos + crescidos :shock:

Pic_5307_7.jpg

 

Este é realmente o maiorzinho e já esta com cerca de 3,8cm

Pic_5307_8.jpg

 

Passaram-se cerca de 10 dias desde k achei a mãe muito gordinha... :twisted: Comparando os tamanhos dos ancistros dentro do aquario, parece-me k as minhas suspeitas estavam certas. :twisted:

Pic_5307_9.jpg

 

É dificil de dizer pois no total já sao uma grande quantidade de ancistros pequenos e nunca param quietos mas, misturados e não sendo muitos desta x há com toda a certeza alguns bem mais pequenos. Nestas 2 ultimas fotos talvez dê p/notar ;)

Pic_5307_10.jpg

Pic_5307_15.jpg

 

Até 1 proxima

::Assinatura Removida::

::Altura superior a 100 pixels::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O courgete nao flutua???

Como consegues manter aquilo no fundo?

 

A única coisa que me ocorre perguntar mais é qual é o tamanho dos pais dos teus pequeninos. É que estou com uma colonia de 5 ancistrus iguais aos teus, e embora estejam já a ficar granditos ainda nenhum tem bigodaças!! ;)

 

Desde já os meus parabens, espero daqui a uns tempos poder partilhar do teu entusiasmo.

 

Continuação!

Saudações Felinas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual o tamanho dos teus meninos, com cerca de 3 cm os machos já têm qualquer coisa.

 

Provávelmente só tens miúdas

Salvem a Natureza, Reciclem

 

www.pandadosmares.net

 

Antes de colocarem tópicos sobre "peixes-gatos" leiam

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=9252

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola!

 

Não sei ao certo mas, terão cerca de 8 a 9 cm sendo a femea ligeiramente mais pequena (quando tiver oportunidade hei-de medi-los tambem).

Quanto aos bigodes no macho, so me lembro de os ver com ele ja grande, pouco antes de ver a primeira criação (ninhada).

Quando os comprei tinham cerca de 5cm, por sorte trouxe 1 casal pois não se notava diferença entre eles excepto no tamanho sendo 1 ligeiramente mais pequeno, mas não faço ideia se o + pequeno era a femea ou se seria o macho.

Para alem disso, dos pequenos k tenho, os maiores já tem muito perto de 4 centimetros e não se nota diferença nenhuma entre eles.

 

Quanto à courgete, flutua sim! Tenho de a prender ao fundo e para isso uso umas fitas de chumbo que se usam para prender as plantas ou, na falta disso, utilizo 1 palito mas não dá tanto resultado porque nãoao faz peso.

::Assinatura Removida::

::Altura superior a 100 pixels::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais