Filtro externo - Limpeza e Manutenção


Recommended Posts

Boas tardes malta,

 

Estou decidido a comprar um filtro externo possivelmente o eheim classic 250.

 

Já fiz várias pesquisas, vi como deveria ser o setup do filtro e também já percebi que grande parte da limpeza deve ser feita com água do aquario.

 

O filtro deverá ter a lã, carvão ativado, esponjas e cerâmicas e gostava de saber de quanto em quanto tempo deverão estes materiais ser limpos ou substituidos.

Aproveito também para perguntar quais destes devo limpar com a agua do aquario e os que se pode limpar com agua da torneira, e também se o carvao deve ser sempre usado ou somente em situações pontuais.

 

Obrigado

Editado por Vera Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu limpo tudo com água do aquário, excepto as partes moveis e peças do motor/cabeça, de resto tudo o que é matérias filtrantes limpo com água do aquário, pois em todo o lado estão bactérias colonizadas. Há quem só limpe as cerâmicas e as esponjas/lã limpa com água corrente da torneira, mas...

 

O carvão activado só uso depois de tratamento com medicamentos ;) O que é coisa rara... É algo controverso esse tema e já muito foi falado, mas pelo menos quem tem aquários plantados e fertiliza não usa, pois o carvão iria absorver o o que estamos a adicionar a água para as plantas...

  • Votar + 1

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado antes de mais pela resposta,

 

E de quanto em quanto tempo devemos limpar o filtro? eu tinho biobox, limpo de 3 em 3 semanas deverei limpar o externo no mesmo intervalo de tempo?

 

E de quanto em quanto tempo devo substituir a lã? e a esponja?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esponjas azuis nunca substitui, estou a falar em mais de um ano de funcionamento nos dois filtros... As lãs gosto de lavar até ficar quase branca, quando está muito degrada mudo, mas não te posso dar um timing, é a olho, mas dura e dura...

 

Os tempo para limpar, depende do que se vai sujar e cada aquário é particular, em função de tudo o que lá tem entre fauna e flora... Também é a olho, quando noto que o fluxo começa a diminuir limpo, limpei o filtro grande ontem e já ia com dois meses mais ou menos...

Editado por Pedro Bernardo

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso o 2213(250) num de 80 litros (talvez uns 65 reais), complementado com um Aquaclear 30 apenas para fazer uma ligeira ondulação.

É limpo aí de mês a mês ou um pouco mais.

A mangueira que suga a água é que talvez seja limpa a cada 3 semanas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas
Eu tenho 2 filtro JBL Greeline 901 e limpo de 2 em dois meses, lavo tudo com agua do aquario e o perlon que uso troco sempre por um novo ou seja fui a uma loja de tecidos para sofás onde comprei perlon 1mx1,5m por 4e corto a medida do filtro e é usar e deitar fora, o carvão só o deves usar se usares medicamentos mo aqua para fazer a limpeza do mesmo.

Restantes matérias é passar por agua do aqua e meter tudo novamente lá para dentro.

 

Atenção não deixar as matérias muito tempo sem circulação da água as bactérias começam a morrer.

 

Espero ter ajudado

 

Abraço

Cumprimentos

 

Freixo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais