Aquario Plantado 120L


BlueS

Recommended Posts

Boas, ja tinha apresentado o aquario e a minha pessoa, mas penso que nao foi no local indicado, http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=201354&page=19

 

Então aqui vai, penso que agora seja o local certo......

 

Aquário Plantado - 78x55x33 (+120L brutos)

 

-Este aqua foi feito por mim já a bastante tempo, tem vidro de 6mm e "calhas" em pedra assim como a mesa de suporte.

-Iluminação mudei a pouco tempo para led (40W) pois a que tinha ja estava velhota e ineficiente, a que esta tem a cor de 6500k, mas vou adicionar mais alguma de cor difierente

-Filtragem tenho 2 filtros exteriores com o total de 900L/h ( 1 fluval outro eheim )

-Substrato usei areia branca e na decoração troncos de madeira

-As plantas são anubias, feto de java, musgo de fava e a outra que se ve não me lembro do nome heheheeh

-Os animais presentes são bastantes camarões selvagens......ate a pouco tempo se manteve assim mas recente mente adicionei um casal de Kribensis ou casal de Ramirezis, 3 Dari Dari ( que dois deles sao um casal o outro nao sei se é macho ou fêmea, uma raposa voadora e 2 machadinha (penso que seja esse o nome)

1z56ykp.jpg

....recentemente tive um ataque de algas que esta quase tratado....nas ultimas semanas tive umas infelicidades ao qual eu fiquei bastante chateado......em todos os anos de aquariofilia amadora ( ....e posso dizer que tive bastantes aquarios.....muitos litros de agua) sempre tentei dar o melhor aos meus animais, espaço, filtragens (qualidade da agua) e alimento, e quando adquiri estes animais e apesar de serem em casal a intenção nao era eles fazer posturas no comunitário....mas eu distrai-me e aconteceu, na noite do eclipse recente que tivemos o kribensis e os Dari Dari fizeram as suas posturas....e ja se esta a ver o que aconteceu :( ...entao para nao voltar acontecer montei um aqua pequeno para cada casal, neste caso para os Dari Dari e machadinhas, outro para os Ramirezis deixando os Kribensis sozinhos......la ver o que fazem agora.

Depois tenho outro aqua pequeno.....

28r1sua.jpg

este para camarões selvagens e é aqui que lhes faço a ambientação quando os apanho mas tambem ja criaram nesse aqua.

 

Nunca tive agua salgada mas ja que estou a "voltar" pretendo desta vez montar um aqua de agua salgada, algo dentro dos 60 litros pois o espaço é pouco e com uma sump de 30~60 litros, mas ainda ando a pesquisar pois nao quero meter os pés pelas maos,......e depois os euros nao abundam e os salgados são bem mais dispendiosos por isso a que absorver toda a informação primeiro.

 

Abraço.

Editado por BlueS
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa a minha ignorância, mas não percebi, o que são dari dari e machadinhas!?!? Estive à procura na net e não encontrei, podes colocar fotos deles.

 

Tens multifasciatus em que condições, não percebi...

Editado por Vera Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, pois desculpe a minha tambem heheeheh

 

pois eu chamei-lhe dari dari porque foi um amigo que me disse....mas o nome é Lamprologus multifasciatus e a foto esta a cima antes dos kribensis ( eu sei que esta uma ..... mas eles nao param quietos lol ) as machadinhas são Carnegiella strigata.

 

 

Tens multifasciatus em que condições, não percebi...

Como assim? ....a ver se entendi, na altura que postei estavam nesse aqua da foto (1ª) juntamente com oa ramirezis, kribensis e "machadinhas" mas neste momento estao em outro aqua assim como os ramirezis.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens multifasciatus com ramirezis!?!?

Desculpa lá mas contínuo sem perceber.

Conta lá em que aquário estão os multifasciatus, dimensões, equipamento, layout e companheiros? É isso que não estou a entender.

E já agora à quanto tempo os tens nessas condições.

Editado por Vera Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Vera,

 

Aquário Plantado - 78x55x33 (+120L brutos)

-Este aqua foi feito por mim já a bastante tempo, tem vidro de 6mm e "calhas" em pedra assim como a mesa de suporte.

-Iluminação mudei a pouco tempo para led (40W) pois a que tinha ja estava velhota e ineficiente, a que esta tem a cor de 6500k, mas vou adicionar mais alguma de cor difierente

-Filtragem tenho 2 filtros exteriores com o total de 900L/h ( 1 fluval outro eheim )

-Substrato usei areia branca e na decoração troncos de madeira

-As plantas são anubias, feto de java, musgo de fava e a outra que se ve não me lembro do nome heheheeh

-Os animais presentes são bastantes camarões selvagens......ate a pouco tempo se manteve assim mas recente mente adicionei um casal de Kribensis ou casal de Ramirezis, 3 Dari Dari ( que dois deles sao um casal o outro nao sei se é macho ou fêmea, uma raposa voadora e 2 machadinha (penso que seja esse o nome)

1z56ykp.jpg

.....nao sei como então explicar ou eu nao estou a perceber o que pretende. No dia em que apresentei o aqua e a mim era como ele estava a quase 1 ano ( descrição acima ) mas como o kribensis e os multifasciatus recentemente fizeram as suas posturas sem eu dar conta e os pequenos nao sobreviveram, apenas 1 unico multifasciatus sobreviveu dessa postura. Com isso resolvi separa-los para nao voltar a acontecer ( ja que eles querem fazer criação ) entao deixei os kribensis no aqua de 120l , meti os ramirezis num aqua de 30l e os multifasciatus estao em outro aqua de 30l. Espero que agora entenda.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A razão das minhas perguntas é simples:

 

Tens aqui um link para te elucidar:

 

http://www.seriouslyfish.com/species/neolamprologus-multifasciatus/

 

E um artigo muito bom para leres com atenção:

 

Lamprologus multifasciatus

 

Boulenger, 1906

 

Biótopo:

Lago Tanganyika - Shell Dwellers

 

Distribuição Geográfica / População:

Restringe-se à costa da Zâmbia.

 

Características da água:

Água do lago

- PH: 8.8 a 9.3

- Condutividade: 550 µS/cm a 600 µS/cm

- Temperatura: 24ºC a 28ºC

 

Água do aquário

- PH: 8.0 a 9.0

- KH: 4 a 10 dKH

- GH: 10 a 15 dGH

- Temperatura: 24ºC a 26ºC

 

Alimentação:

No seu habitat natural alimentam-se de plâncton e pequenos invertebrados que vão encontrando junto às rochas. No aquário aceita qualquer tipo de comida com preferência para comida congelada e granulados.

 

Dimorfismo Sexual:

Macho e fêmea são de cor acinzentada. O padrão do seu corpo é formado por barras brancas (mais finas) alternadas com barras escuras (cinzentas) em toda a superfície. As barbatanas bordadas com um amarelo dourado. Quando completamente adultos consegue distinguir-se o sexo pelo tamanho (machos tipicamente maiores) e, em alguns casos, pela coloração, já que as fêmeas tendem a ser um pouco mais escuras.

 

Tamanho Máximo:

4 a 5 cm para o macho, 3 a 4 cm para a fêmea.

 

Comportamento:

São peixes que defendem o seu território com muita agressividade não devendo ser mantidos com outros peixes que usem a mesma zona do aquário. Formam colónias que podem ser compostas por vários machos e fêmeas. A dada altura alguns machos podem deixar o grupo para formarem as suas próprias colónias. Apesar do seu pequeno tamanho não se deixam intimidar facilmente tomando muito bem conta de si.

 

Reprodução:

A reprodução faz-se dentro das conchas, que lhes servem também de protecção. A fêmea coloca os ovos no interior da concha e o macho fertiliza-os a partir da entrada da mesma, visto que em alguns casos não consegue sequer entrar na concha, dado o pequeno tamanho de algumas. Após a postura é o macho que protege a entrada da concha. Passadas duas semanas vemos os alevins a sair. Os alevins crescem a um ritmo lento mas com uma boa taxa de sobrevivência, sendo que, ao final de alguns meses, uma pequena colónia pode aumentar exponencialmente.

 

Tamanho mínimo do aquário:

Aquário mínimo para uma pequena colónia (6 a 8 indivíduos) – 60cm

 

Outras Informações:

São peixes de colónia que gostam de ter como esconderijos conchas vazias de caracóis. No seu habitat natural usam conchas de caracóis Neothauma. Nota para o facto de ser o mais pequeno ciclídeo identificado até à data.

 

Autor:

Carlos Valentim e Nelson Oliveira

 

Última Actualização:

2014-04-09

 

Referências Bibliográficas:

Konings, A. (2005). Back to Nature Guide to Tanganyika Cichlids. 2nd Edition, Cichlid Press. El Paso.

 

Resumindo montaste um aqua para ciclídeos sul americanos e não para africanos. Os teus multifasciatus ainda não têm um aquário com as condições necessárias para os manteres.

 

Mantenho-os à uns bons tempos, convém teres uma colónia se queres criá-los, no mínimo num aquário de 60cm de frente e têm de estar sozinhos. Podes ter plantas mas principalmente o importante é teres conchas para eles, é lá que eles dormem e tomam conta das crias. Importante são os parâmetros da água também. Bem diferentes dos parâmetros de ciclídeos da América do sul.

 

Enfim, todo o teu relato não condizia com o que é preciso para estes animais, daí querer perceber bem como os tinhas para puder opinar. É que eu sou apologista de obrigatoriamente termos de dar as condições necessárias para manter cada espécie. Não concordo de todo com a junção de ciclídeos sul americanos com africanos, vão sobreviver e não viver a vidinha deles como deveria ser.

 

E dos kribensis idem aspas aspas, nada tem a ver com sul americanos. Mas nem vou falar deles.

 

Está é a minha modesta opinião, desculpa lá, mas escrevi com sinceridade e com o intuito de ajudar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, obrigado Vera pela sua "preocupação"

 

quando diz que nao tenho condições para os manter pode nao ser bem assim e a intenção não era fazer criação, mas ja que eles o querem fazer nao os vou contrariar( e o facto de eles fazerem postura é sinal se bem estar). Ja os criei em outros tempos e sem problemas e nao lhes dei os PH's, Temp's,....,.. e nao foi por isso que nao fizeram as posturas, com isso posso é ter influenciado o sexo dos pequenos e ate mesmo o tamanho......mas nada mais.

 

 

É que eu sou apologista de obrigatoriamente termos de dar as condições necessárias para manter cada espécie

e com isto pode ver que nao lhes dou essas condições e se quer que lhe diga nao sou muito apologista disso

 

 

 

Não concordo de todo com a junção de ciclídeos sul americanos com africanos, vão sobreviver e não viver a vidinha deles como deveria ser.

Quanto a isso podia dizer que sim isto pelo que tinha andado a ler, mas por experiência também nao concordo, pois nunca os vi brigar e o que via era peixes com cores vivas a passear pelo aqua, so nestes ultimos dias é que os defender território e foi quando me apercebi que tinham feito posturas, mas montar os aquas paras os tirar de la so ficaram prontos 2 ou 3 dias depois de ter visto as posturas.....o que ja foi tarde para salvar os pequenos.

 

Mais uma vez obrigado pela info ;)

 

Abraço.

Editado por BlueS
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Boas, obrigado Vera pela sua "preocupação"

 

Boas, olha é assim, disse-te e volto a dizer que dei a minha opinião sincera com o intuito de te ajudar.

 

Agora, dispenso é ironias.

 

 

quando diz que nao tenho condições para os manter pode nao ser bem assim e a intenção não era fazer criação, mas ja que eles o querem fazer nao os vou contrariar( e o facto de eles fazerem postura é sinal se bem estar). Ja os criei em outros tempos e sem problemas e nao lhes dei os PH's, Temp's,....,.. e nao foi por isso que nao fizeram as posturas, com isso posso é ter influenciado o sexo dos pequenos e ate mesmo o tamanho......mas nada mais.

e com isto pode ver que nao lhes dou essas condições e se quer que lhe diga nao sou muito apologista disso

 

Não te passou ao lado o que eu te disse, bem como opiniões no artigo que mencionei com bibliografia de entendidos a nível mundial. Mas pronto, tu lá sabes. E és mais entendido do que eles.

 

 

Quanto a isso podia dizer que simpeixe

pelo que tinha andado a ler, mas por experiência também nao concordo, pois nunca os vi brigar e o que via era peixes com cores vivas a passear pelo aqua, so nestes ultimos dias é que os defender território e foi quando me apercebi que tinham feito posturas, mas montar os aquas paras os tirar de la so ficaram prontos 2 ou 3 dias depois de ter visto as posturas.....o que ja foi tarde para salvar os pequenos.

 

Mais uma vez obrigado pela info ;)

 

Abraço.

E pronto sem mais comentários, só não percebo porque expões num fórum as espécies que mantens e não aceitas as críticas construtivas que te tentam dar.

 

E para que fique claro mais uma vez, como boa aquariofilia que sou, sim preocupo-me em montar aquários que recriem o mais possível as condições de cada espécie no seu ambiente natural e não o contrário, a fazer experiências com eles. Acho que é uma preocupação legítima que todos deveríamos ter neste hobby, para bem dos peixes que mantemos.

 

E fico-me por aqui. Não merece apena dizer mais nada. Digo eu, de que!

Fica bem.

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...

e com isto pode ver que nao lhes dou essas condições e se quer que lhe diga nao sou muito apologista disso

 

 

Isto é que não percebi, não é muito apologista de dar as condições básicas para o bem estar dos animais ou de que os animais não tenham as condições básicas?

 

 

Tapatalking

Editado por ignace
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, bem mas que grande confusão que para aqui anda.....acho que esta a interpretar as coisas mal, .....diz que eu nao aceito criticas??? acho que esta equivocada nao será? estou a ver é que par si se alguém nao da o Ph, Temp,.., se nao der a condições do meio natural deles...ja esta a maltratar o animal ou ja nao pode montar um aqua?? onde le que digo que mais esperto que os outros??? a meu ver ninguém é mais que ninguém....enfim

 

 

vou fazer das suas palavras as minhas, fico-me por aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto é que não percebi, não é muito apologista de dar as condições básicas para o bem estar dos animais ou de que os animais não tenham as condições básicas?

 

 

Tapatalking

Não percebeste?? É só ler o tópico desde o princípio, desde a primeira palavra até à última!

Realmente, é uma grande confusão!

Nem sei que te dizer.

Mas quem não olha a dimensões de aquários, equipamentos, layout e hardscape para os manter, nem para parâmetros de água, não pode manter nenhuma espécie em condições, ou não é assim?

Editado por Vera Santos
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vera, concordo completamente e estou do teu lado . A minha questão era mesmo porque estranhei alguém vir a um fórum deste tipo e dizer que não é apologista de dar as condições básicas aos animais. Tenho esperança de ter entendido mal alguma coisa.

 

Tapatalking

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.