Casal Azul Brilhante e alevins


btrca

Recommended Posts

Boa noite pessoal, preciso de ajuda:

Tenho este casal de azul brilhantes com cerca de um ano e meio. As primeiras posturas foram todas embora, deixei-os crescer, lá atinaram e passaram a haver alevins, depois já em natação livre e depois já com 15 dias de vida (em posturas diferentes), que foi o máximo que sobreviveram (imagem). Isto com história de posturas semanalmente ou quinzenalmente, conforme eles nasciam ou não.
Agora voltaram a nem sequer deixar nascer, comem sempre antes. Mantenho a mesma alimentação, parâmetros de água e cuidados, nomeadamente azul de metileno quando surge a postura.

Dúvidas:
1) Mudanças de água com postura e alevins, sim ou não? Quanto e de que forma?
2) Separar os alevins sim ou não? Quando?
3) Qualquer conselho ou "truque" que vos tenha ajudado a criar os alevins é sempre benvindo!

Obrigado!

 

P.S.- Os pais tinham muco, estavam bastante escuros e as crias sempre a debicar.

A luz fica sempre acessa noite e dia desde a postura.
Estão apenas os dois discus num cubo de 50 com sump traseira, faço as trocas pela sump quando têm postura.
Alimentação mantida para os pais, de dia estão com alimentador automático com granulado e flocos para me chegar o menos possível do aquário e à noite dou a congelada que devoram à vez quando têm as posturas e os alevins.

2015 08 10 21.37.27

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

podes colocar uma rede a proteger a postura, assim já não os comem, pelo menos até eclodirem.

 

chegas-te a alimentar os alevins?

notavas que se "agarravam" aos pais?

tpa`s nos 1ºs dias não faças, e essa sump...hum....n me cheira.

eu usava só um filtro de esponja.

separar os alevins só quando já comem sozinhos, e quanto mais tempo com os pais melhor.

os pais começam-te a demonstrar que ficam incomodados com eles sempre "ás costas" e aí tens de os tirar.

Editado por Rui Cardoso

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cheguei a alimentá-los com pasta de artemia, ovo e spirulina. E sempre se agarraram bem aos pais, nesse aspecto era pacífico.

 

Quanto à sump, já tinha de facto pensado no filtro de esponja enquanto tenho posturas, tenho só receio da qualidade da água após uns dias.

 

E quanto à rede, talvez terá de ser mesmo assim... O que me faz estranhar é que eles já deixaram várias posturas eclodir e alevins crescer até diversas idades e agora simplesmente não atinaram com as desovas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso pode acontecer, o comportamento não é sempre igual.

 

podes dar-lhes um descanso também , e depois tentar novamente.

 

se fizeres tpa`s regulares (todos os dias , no máximo dia sim dia não) não há problema com o filtro de esponja.

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou dar-lhes tempo, por enquanto. Mas custa ver aquelas centenas de ovos a desaparecer todas as semanas quando podiam ser disquinhos!

Vou arranjar filtro de esponja e depois vou actualizando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais